MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookInstagramLinkedInPinterestTwitterTumblr
Musicoturismo
PRINCIPAL
Coreto
Órgão da Lapa
Suggia
Casa da Música

 

 

PATRIMÓNIO MUSICAL EDIFICADO

O 'Concelho de Braga e o seu Património Musical' (2016) foi um projecto cultural promovido pelo Município de Braga, em parceria com a Associação Cultural Suonart, que resultou de um levantamento da história musical das freguesias do Concelho com vista à sua fruição e salvaguarda.

"Preservar e divulgar o património musical do Concelho é o objectivo do projecto que o Município de Braga apresentou hoje, 17 de Março, na sede da União de Freguesia de S. Lázaro e S. João do Souto. O ‘Concelho de Braga e o seu Património Musical’, promovido em parceria com a Associação Cultural Suonart, pretende ser um contributo para a história da música em Braga.

Trata-se de um “projecto ambicioso” que, segundo Lídia Dias, vereadora da Cultura, deverá concretizar-se em três anos. “Este é um trabalho importante para Braga porque é a forma de preservar e divulgar o nosso património, as nossas raízes e a nossa identidade”, referiu a vereadora, sublinhado o contributo fundamental que as Juntas e as Paróquias terão na concretização do projecto.

Lídia Dias lembrou que este é mais um trabalho que se realiza no âmbito da política de descentralização cultural encetada pelo Município e que levará a todas as freguesias do Concelho uma exposição sobre o seu património musical. As exposições documentais serão sempre complementadas com um concerto especialmente dirigido às populações de cada uma das freguesias.

“O objectivo final é a publicação de uma monografia e este será, porventura, um dos maiores legados que poderemos deixar às gerações futuras”, frisou.

O projecto resulta de um levantamento da história musical de cada freguesia realizado pela musicóloga Elisa Lessa. Os documentos recolhidos e estudados são constituídos por fotografias dos grupos musicais, folhetos sobre actuações, documentos da fundação e da vida das colectividades, festas locais, procissões, iconografia musical, apontamentos biográficos sobre músicos, instrumentos musicais, partituras musicais, notas de imprensa e história da actividade musical das Igrejas, conventos e outras instituições.

Para Elisa Lessa este é “um projecto que tem muito de memória e de história” que poderá contribuir para um maior conhecimento e divulgação da riqueza do património musical de Braga.

S. Lázaro acolhe a primeira exposição documental relativa à freguesia e o primeiro concerto comentado. A mostra estará patente na sede da Junta, na Avenida da Liberdade, até dia 22 de Abril."

Município de Braga, 17 de março de 2016, consulta a 12 de março de 2017.

ANTERIOR
Órgão histórico do Mosteiro de Arouca
ANTERIORTOPO