MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Organoteca
PRINCIPAL
Registos
Registos
Registos
Registos

 

 

 

 

ARTE ORGANÍSTICA

A arte organística do Estado de Alagoas

por Handel Cecílio

(...) a perda de documentos eclesiásticos é um obstáculo ao resgate da história dos Órgãos de Tubos, dos organistas e dos possíveis organeiros daquele estado. Muitos desses Órgãos históricos deterioraram-se por falta de manutenção e uso. (...)

PDFPDF

TOPO

Critérios para restauros de órgãos

por Harald Vogel

(...) Na prática de restauros há um desenvolvimento dinâmico em toda a Europa, no qual se observa uma elevação do nível de conhecimentos históricos, do nível da qualidade dos trabalhos de organeiros e de uma maior compreensão da estética tímbrica.

PDFPDF

TOPO

Nota histórica de Provesende, sua igreja e órgão

António Mendes Melo

(...) O órgão de Provesende, muito provavelmente, saiu de uma oficina de organaria nórdica do Porto e esteve inicialmente na Capela da Ordem Terceira de São Francisco do Porto (amen.no.sapo.pt) – que em 1788 tinha 11.000 irmãos (...)

PDFPDF

TOPO

O Órgão Setecentista da Igreja do Carmo de Diamantina

por Handel Cecílio

O Órgão de Tubos da Venerável Ordem Terceira do Carmo de Diamantina sempre foi um grande enigma para organistas e organeiros. A maior incógnita seria, nesse sentido, definir seu estilo (...).

PDFPDF

TOPO

O Rei dos Instrumentos

por António José Ferreira

A história e mecânica do órgão de tubos apresentada às crianças, com base em atividade desenvolvida com crianças aquando da inauguração do órgão restaurado da matriz de Salvaterra de Magos.

HTMLHTML

TOPO

Os órgãos de Machado e Cerveira nos Açores

por J. Nelson L. Coderniz

Os organeiros António Xavier Machado e Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes representam o culminar de uma variante portuguesa da tradição organeira ibérica, observada entre os anos de 1780 e 1820. (...)

PDFPDF

TOPO

Tubo acústico na charola do Convento de Cristo

por Francisco Falcão

Muitos visitantes que vão ao Convento de Cristo ficam curiosos com o enorme tubo que existe logo à entrada da Charola, do lado esquerdo. (...)

PDFPDF

TOPO

Tubo de órgão da charola

por Garcês Teixeira

A todos os que pela primeira vez entram na Charola do Convento de Cristo não passa despercebido um enorme tubo de órgão colocado junto ao arco de passagem, do lado do Evangelho. (...)

PDFPDF

TOPO

Tudo o que você queria saber sobre o órgão

por António Mota

(...) O som advém do facto da coluna de ar dentro do tubo estar em vibração, tendo como consequência directa que o número de vibrações por segundo e por consequência a altura do som é função do comprimento do tubo (mais exactamente do corpo do tubo). (...)

PDFPDF

TOPO

Órgão do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra

Órgão histórico do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra

TOPO