MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookInstagramLinkedInPinterestTwitterTumblr
> Sítios
PRINCIPAL
Violoncelo
Voluta
Áudio
Coreto

SÍTIOS DE MÚSICAS TRADICIONAIS

RANCHOS FOLCLÓRICOS E BANDAS FILARMÓNICAS
TOPO

Alto Minho Património Musical

www.amv.pt

Alto Minho Património Musical. Trata-se de um projecto de investigação, documentação, divulgação e animação orientado para o Património Musical do Distrito de Viana do Castelo - a região do Alto-Minho. Tem como objectivo principal promover um domínio do património cultural da região, a música, nas suas diversas dimensões. A música e a dança tradicionais encontram-se indissociavelmente ligadas à região do Alto-Minho. Também o movimento filarmónico teve uma grande importância na região em determinados períodos dos sécs. XIX e XX. E alguns compositores portugueses de renome são oriundos do Alto-Minho.

TOPO

Associação Gaita-de-foles

www.gaitadefoles.net

Associação Gaita-de-foles. Associação. Oficina. Escola. Iconografia. Bibliografia. Grupos. "A ideia de constituir a Associação Gaita de Foles surgiu em 1994, através da reunião de muitas pessoas apaixonadas pelo instrumento e a sua tradição portuguesa, sendo uma instituição dedicada não só ao contexto português do instrumento, extremamente rico, mas também a todos os instrumentos do género que existem um pouco por todo o mundo, de Portugal à França, do Magreb à Ásia. Hoje, para além incluir gaiteiros, artesãos, músicos, professores e investigadores de todo o país, é também uma instituição que acolhe e apoia o trabalho de numerosas publicações, escolas, grupos musicais, investigação etnomusicológica. (...)"

TOPO

Associação José Afonso

www.aja.pt

Associação José Afonso. José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 2 de Agosto de 1929, em Aveiro, filho de José Nepomuceno Afonso, juiz, e de Maria das Dores.
Em 1930 os pais foram para Angola, onde o pai tinha sido colocado como delegado do Procurador da República em Silva Porto. José Afonso permanece em Aveiro, na casa da Fonte das Cinco Bicas, por razões de saúde, confiado à tia Gegé e ao tio Xico, um «republicano anticlerical e anti-sidonista». (...)

TOPO

Azeituna

www.azeituna.pt

Azeituna. Tuna de Ciências da Universidade do Minho.

TOPO

Canto da Terra

www.cantodaterra.net

Canto da Terra. Tradições Portuguesas. Letras de músicas. Acordes de instrumentos de cordas. Biografias.

TOPO

Diabo a Sete

www.diaboasete.com

Diabo a Sete. Os Diabo a Sete apareceram nos inícios de 2003 em Coimbra e formaram-se a partir da vontade de tocar e reinventar a música portuguesa de raiz tradicional. Acreditamos que os ritmos e melodias que tocamos e que ouvimos por todo o país, seja em recolhas seja no labor musical de outros grupos, não são meros ecos de um passado mumificado. Traduzem, isso sim, uma forma de interpretar a riqueza musical do nosso país, feita de permanências, esquecimentos e cruzamentos fecundos com outras culturas. (...)

TOPO

D'Orfeu

www.dorfeu.pt

D'Orfeu Associação Cultural. A d'Orfeu é uma associação cultural que iniciou actividade em 1995 em Águeda com o objectivo de dinamizar actividades culturais através da música e da sua relação com todas as outras formas de expressão. Nos primeiros anos dinamizou energicamente a formação das músicas tradicionais, rurais e urbanas, apresentando inovadores olhares sobre a tradição e organizou espólio documental. Nos anos seguintes, depositou atenção na criação de variadíssimos eventos públicos como os festivais temáticos com a perspicácia constante de apresentar oferta cultural normalmente alternativa em Portugal. A d'Orfeu tem vindo a dedicar-se ao reforço e à dinamização de recursos de apoio à criação e desenvolvimentos artísticos.

TOPO

Eclodir Azul

www.eclodirazul.com

Eclodir Azul. A tentativa de desenvolver as nossas capacidades musicais e, também, de as pôr em prática levou-nos, em 1999, a formar um grupo o qual foi nomeado Eclodir Azul. Seguiram-se três longos anos de trabalho e, em 2002, surgiram os primeiros temas originais concluídos, compostos pelo grupo, baseados na música tradicional portuguesa, tentando de alguma forma criar uma mistura com os ritmos da actualidade, criando uma ponte entre o tradicional e o moderno. Em 2004 o grupo toma forma e, daí em diante, viria a ganhar cada vez mais consistência e a atrair, cada vez mais, a atenção das pessoas. O ano de 2005 marca o início dos ensaios num ambiente familiar. A 1 de Outubro de 2005 é oficialmente criado o grupo de Percussão Eclodir Azul. Em 2006, depois de vários espectáculos em território nacional o grupo consegue a primeira internacionalização tendo realizado mais de uma dezena de actuações por várias cidades do Reino Unido.

TOPO

Erva de Cheiro

www.ervadecheiro.com

Erva de Cheiro. Música Portuguesa. O Grupo Erva de Cheiro é actualmente constituído por sete músicos provenientes de várias sensibilidades musicais, mas que têm em comum o gosto pela música popular e tradicional portuguesa (...)

TOPO

Folclore de Portugal

www.folclore-online.com

Folclore de Portugal.

TOPO

Galandum Galundaina

www.galandum.co.pt

Galandum Galundaina. Em 1996 nasce o grupo de música tradicional mirandesa "Galandum Galundaina", com o objectivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das terras de Miranda. O grupo faz a ligação entre a antiga geração de músicos e a geração mais jovem, assegurando a continuidade da rica tradição cultural desta região, que durante anos correu o risco de se perder. Os instrumentos usados, réplicas de outros muito antigos, que mantêm o aspecto e sonoridade dos mesmos, são gaitas de fole mirandesas, flauta pastoril, sanfona, caixa de guerra, conchas de Santiago, castanholas, pandeireta. (...)

TOPO

José Lúcio

www.jose-lucio.com

José Lúcio. Cordofones portugueses.

TOPO

MandrÁgora

www.mandragora.com.pt

Mandrágora. Prémio Carlos Paredes 2006.

TOPO

Manuel d'Oliveira

www.manueldoliveira.com

Manuel d'Oliveira. (...) Em Novembro de 2003, depois de alguns concertos em Portugal, Manuel D`Oliveira esteve presente no festival "Emociona Jazz!!", em Madrid, onde figuraram também nomes como Chic Corea, Mike Stern, Juan Manuel Canizares, entre outros. No ano de 2004 continuou, como músico convidado, da cantora Dulce Pontes na tourné mundial "Focus". (...)

TOPO

Mu

mu.com.sapo.pt

Mu. Há cerca de dois anos, em 2003, dois dos actuais membros deste grupo, encontraram-se na coincidência e tiveram uma ideia, ousaram sonhar, traçaram objectivos, e desenharam, por intuito, um projecto. É assim que nasce, na cidade do Porto, o som dos MU. A música, essa, apresenta-se tão diversa e alegre quantos os membros do grupo e é principalmente inspirada nos sons das culturas musicais europeias, através do uso e da fusão de instrumentos de todo o mundo. Já considerada uma banda de estilo "roufenho, nómada e circense" é com este mesmo perfil que vêm a conquistar rasgados sorrisos por onde actuam e a ganhar o concurso de música Folk no "Arribas Folk" em Sendim, Miranda do Douro. (...)

TOPO

Nuno Cristo

www.nunocristo.com

Nuno Cristo. Músico. Construtor de Instrumentos.

TOPO

Pauliteiros de Miranda

pauliteiros

Pauliteiros de Miranda. A origem da dança dos pauliteiros não recebe unanimidade dos estudiosos que sobre ela se debruçaram. O P.e João Manuel de Almeida Morais Pessanha e outros autores atribuem a sua origem à clássica dança pírrica, guerreira por excelência. A dança mirandesa dos paulitos teria origem na dança pírrica dos Gregos mas manifesta também vestígios de danças populares do sul de França e na dança das espadas dos Suíços na idade média. Os romanos seriam os responsáveis pela propagação da dança pírrica a esta região. O Dr. José Leite de Vasconcelos não aceita esta teoria justificando que a dança introduzida em Roma e depois espalhada pelo império nada tinha em comum com a dança pírrica. (...)

TOPO

Pé de Xumbo

www.pedexumbo.com

Música e Dança. A Associação PédeXumbo foi criada em 1998 para promover a música e a dança populares, encarando estas como meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. A grande aposta passa pela difusão da dança e da cultura popular de uma forma participativa e dinâmica, abandonando o conceito do público-espectador e assumindo em toda a sua plenitude o conceito de público- -participante. O resultado da aplicação desta filosofia é a oferta de um espaço cultural alternativo onde as pessoas são levadas a participar e a experimentar as diferentes manifestações culturais que lhes são propostas num formato integrado: música, dança, mas também actividades tradicionais em desaparecimento (contadores de estórias, artesanato) e toda uma série de actividades que se inserem na filosofia da Associação (percursos pedestres, comércio justo, conversas, educação ambiental e sustentabilidade, exibição de documentários...) (...).

TOPO

Pedro Barroso

www.pedrobarroso.com

Pedro Barroso. Pedro Barroso (n. 1950) em Lisboa e estreia-se no célebre programa Zip-Zip (RTP, 69). Publica o seu primeiro disco "Trova-dor" (1970) e entra na Companhia do Teatro Experimental de Cascais onde participa como actor, músico e cantor em várias peças. Produz entretanto alguns programas para Rádio e Televisão ( "Musicarte", "Tempo de ensaio"). Embora por norma ande arredado dos grandes centros de decisão e insista em viver no campo, retirado das tertúlias tem gravado com grande regularidade, ao longo de mais de 30 anos de carreira. Recebeu até hoje vários prémios nacionais e internacionais tais como prémio para a melhor canção de 1987 ("Menina dos Olhos d'água") , o Prémio Directíssimo; o Troféu Karolinka (Festival Menschen und Meer, RDA 81), diploma de mérito da Secretaria de Estado do Ambiente (88); Troféu Lusopress (Paris 93) e ainda o título de "Ribatejano Ilustre" atribuído pela Casa do Ribatejo (94). (...)

TOPO

Portugaltunas

www.portugaltunas.com

Portugaltunas - o Portal das Tunas Académicas Portuguesas.

TOPO

Semibreves

www.semibreves.pt

Semibreves. Grupo de Música Tradicional Portuguesa.

TOPO

Tocandar Grupo de Percussão

www.tocandar.com

Tocandar Grupo de Percussão. Marinha Grande. Nascido no ano 2000 como projecto pedagógico e artístico, constituído por crianças e jovens da Marinha Grande, o Tocándar transporta para a actualidade a festa dos "Zés Pereiras". Na rua ou em palco, o grupo apresenta um espectáculo que faz a fusão entre bombos, caixas e timbalões, passando pelos djembés, os caretos, os didgeridos, os espanta espíritos, as estruturas metálicas e os bidões, onde convivem ambientes rítmicos tradicionais e contemporâneos, impregnados de energia juvenil. (...)

TOPO

Tocà Rufar

www.tocarufar.com

Tocá Rufar. O TOCÁ RUFAR é um projecto artístico e sócio-cultural na área da música, fundado em 1996. Actualmente o TOCÁ RUFAR é uma referência incontornável. A presença em eventos de prestígio é constante. A origem, os elementos e a missão são o garante das soluções que apresenta. Consoante os diferentes públicos - bébés, crianças, jovens, adultos e idosos - apresentamos programas à medida. Actuamos de forma diferenciada nas áreas da concepção e condução de eventos, da realização de espectáculos, workshops e acções de formação diversificadas e do aluguer e venda de instrumentos de percussão de marca registada TR. (...)

TOPO

Tradisom

www.tradisom.com

Tradisom. A TRADISOM é uma pequena editora independente sediada em Vila Verde , Portugal. A música, como fenómeno de penetração cultural, espalhou ao longo dos séculos as suas raízes e influenciou de formas diversas a cultura dos povos. Por outro lado, a experiência recolhida do contacto com esses povos permitiu, de certo modo, uma mais fácil compreensão das suas tradições. A TRADISOM foi criada para captar e divulgar as tradições musicais portuguesas, não só em Portugal, mas também nos locais onde a presença e as influências musicais dos portugueses se fazem sentir. (...)

TOPO
Galanum Galundaina
TOPO