MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInMyspaceFlickr
> Sítios
PRINCIPAL
Violoncelo
Voluta
Áudio
Coreto
SÍTIOS DE DANÇA
Apolo

www.apoloporto.com

Apolo - Escola de Dança.

Ballet Teatro ContemporÂneo do Porto

www.balleteatro.pt

Ballet Teatro Contemporâneo do Porto - Escola Profissional. Um centro de dança contemporânea, teatro e performance. Desde a sua fundação em 1983, tem desenvolvido uma ligação à comunidade através dos seus diferentes organismos estabelecidos a partir de 1995: Auditório, Companhia, Escola Profissional, Centro de Formação e Centro Audiovisual e de Edições*. Situado no centro histórico do Porto e na parte oeste de frente para um dos mais bonitos jardins da cidade, o balleteatro oferece um programa regular de espectáculos, formação contínua e ateliers. O balleteatro é uma instituição privada subsidiada parcialmente pelo Ministério da Cultura, da Educação (Operação Norte), pela Câmara Municipal do Porto e pelo Governo Civil do Porto. O balleteatro estabelece frequentemente co-produções e parcerias com instituições nacionais e estrangeiras. (...)

Centro de DanÇa do Porto

www.centrodanca.com

Centro de Dança do Porto.

CLASSICSTAGE

www.classicstage.pt

Classic Stage. A Classic Stage surgiu da ideia de criar uma empresa que actue nas diversas vertentes do espectáculo clássico. (...)

Companhia de DanÇa de Almada

www.cdanca-almada.pt

Companhia de Dança de Almada. A Companhia de Dança de Almada (CDA) é uma companhia profissional de dança contemporânea residente em Almada, subsidiada pela Câmara Municipal e pelo Ministério da Cultura - Instituto das Artes. A CDA Iniciou as suas actividades em 1990, tendo ao longo destes anos realizado mais de 500 espectáculos que foram vistos por cerca de 80.000 espectadores, no País e no estrangeiro. Sendo assumidamente uma Companhia de repertório, tem como objectivo convidar coreógrafos nacionais e estrangeiros representativos de diferentes tendências da Dança Contemporânea. Destas colaborações resultaram até à data mais de 50 criações de diferentes autores.

Companhia de DanÇa de Lisboa

www.cidadevirtual.pt/cdl

Companhia de Dança de Lisboa. Fundada em 1984 por José Manuel Oliveira, seu actual Director, e pelo seu primeiro Director Artístico Rui Horta (8/84 a 4/87), tem como grandes objectivos a Divulgação da dança, tendo como actividade regular, desde esse ano, a formação de interpretes e de público, a par da criação e produção de coreografias, apresentadas em cerca de 2000 espectáculos (80%, dos quais, no país). Como três momentos a assinalar os espectáculos, de estreia nacional Évora  85.01.22, no Jardim da Cascata do Palácio Nacional de Belém, dedicado ao Presidente da República, em Setembro de 1987 e a estreia absoluta do espectáculo Cabo da Boa Esperança em 22.04.00, dia dos 500 anos do Brasil, no Teatro Municipal de São Paulo. De 1/88 a 5/90, teve como responsável pela direcção artística o norte-americano Mark Haim. A CDL, produziu e remontou mais de 80 obras de coreógrafos nacionais e estrangeiros - Rui Horta, Patrice Soriero, Marc Bogaerts, Igal Perry, Mary-Jane O'Reilly, David Parsons, José Seabra, Monica Levy, Vitor Garcia, Mark Haim, P. Ribeiro, Gerri Houlihan, Lionel Hoche, Conceição Abreu, Célia Gouvêa e César Moniz. (...)

Escola de DanÇa do ConservatÓrio Nacional

www.edcn.pt

Escola de Dança do Conservatório Nacional. A Escola de Dança do Conservatório Nacional é uma escola vocacional artística de formação de bailarinos, sendo também a única oficial e de ensino integrado. O ingresso na escola é feito mediante audição, previamente anunciada, sendo apenas aceites os alunos que demonstrem capacidades que permitam perspectivar uma futura carreira de bailarino.

O curso tem a duração de oito anos e integra o ensino artístico e académico. No plano de estudos, aos 1º e 2º anos do ensino artístico/grau elementar corresponde o 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º anos); aos 3º, 4º e 5º anos/grau intermédio corresponde o 3º ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º anos); aos 6º, 7º e 8º anos/grau avançado corresponde o ensino secundário (10º,11º e 12º anos).

O ensino artístico ministrado inclui as seguintes disciplinas: técnica de dança clássica, técnica de dança moderna, técnica de pontas, variações, repertório, pas-de-deux, danças de carácter, danças tradicionais, danças históricas, sapateado, expressão dramática, música, notação e análise do movimento, história da dança e elementos de produção.

Para além destas, a oficina coreográfica tem por objecto proporcionar aos alunos a possibilidade de aplicação prática dos conhecimentos que foram sendo adquiridos ao longo do curso. Esta disciplina, para a qual são convidados coreógrafos exteriores à escola, é trimestralmente apresentada sob a forma de espectáculo. Para além das actividades extra-curriculares, que incluem visitas de estudo, participações em espectáculos, exposições, a escola promove uma série de espectáculos de apresentação pública anual.

Actualmente, muitos dos alunos formados pela EDCN integram os elencos de várias companhias e grupos, nacionais e estrangeiros. A escola mantém protocolo com a Companhia Nacional de Bailado.

Companhia de DanÇa Olga Roriz

www.olgaroriz.com

Companhia de Dança Olga Roriz. Esta Companhia, fundada em 1995 com o apoio financeiro do Ministério da Cultura / Instituto das Artes e dirigida pela coreógrafa Olga Roriz tem sido ao longo destes dez anos uma referência de qualidade profissional e artística no panorama nacional e internacional da dança contemporânea portuguesa. O que caracteriza e diferencia a Companhia Olga Roriz das demais está indissociavelmente relacionado com o facto de ser uma Companhia de autor e de esse autor, ao longo de 30 anos, ter criado uma vasta obra com um perfil, um estilo, uma fonte energética e imaginativa diversificada e incomparável. A Companhia Olga Roriz, criada há já 1 década, veio sem dúvida consolidar a especificidade dessa obra, servindo de campo de pesquisa, experimentação e desenvolvimento do seu método criativo, consolidando a riqueza da sua linguagem coreográfica com a forte vertente teatral e o seu apurado sentido estético, plástico e visual de todas e cada uma das suas peças. (...)

Companhia Nacional de Bailado

www.cnb.pt

Companhia Nacional de Bailado. O Teatro da Dança é um dado adquirido. Tem no Teatro Camões o seu espaço físico mas é construído, dia após dia, num trabalho conjunto entre coreógrafos, bailarinos, programadores, produtores, académicos, críticos e, claro, através dos espectadores. O grande objectivo é a dinamização da arte coreográfica em Portugal, através da apresentação e produção de espectáculos, da colaboração com artistas e organizações nacionais e internacionais e a realização de actividades paralelas que visam o enriquecimento do discurso sobre a dança.

Companhia Paulo Ribeiro

www.pauloribeiro.com

Companhia Paulo Ribeiro.

Cursos de DanÇa

www.cursosdanca.pt

Cursos de Dança. Aulas e Professores. Horários. Preços. Organização. Inscrições.

Escola Superior de DanÇa

www.esd.ipl.pt

Escola Superior de Dança. Instituto Politécnico de Lisboa. A Escola Superior de Dança - E.S.D. foi criada em 1983, no âmbito de uma reforma do ensino artístico, ministrado no Conservatório Nacional e escolas afins, pela qual foram criadas também as Escolas Superiores de Música e de Teatro e Cinema, integradas no ensino superior politécnico. Situa-se assim na continuidade da tradição própria do ensino profissional artístico, que remonta à criação, em 1836 do Conservatório Geral de Artes Dramáticas, em que o ensino da Dança se encontrava associado ao da Música e ao do Teatro.

Esta tradição de formação profissional determina o seu currículo, intensamente prático, mas, situando-se no ensino superior, neces­sariamente de uma prática reflexiva, cientificamente fundamentada e integradora dos contextos culturais, tendo em vista a formação do "artista", com um largo núcleo de formação comum, que, completado com as formações específicas, permite uma diversidade de saídas profissionais, como bailarino, coreógrafo, produtor de espectáculos ou professor de dança.

A E.S.D. deu continuidade também a uma outra Linha de formação, que "herdou" da extinta Escola Superior de Educação pela Arte, criada no âmbito da Experiência Pedagógica do Conservatório Nacional, e que assumiu desde o início nos seus objectivos e no seu currículo: a formação de professores. (...)

Forum DanÇa

www.forumdanca.pt

Forum Dança. O Forum Dança é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 1990, com o objectivo de promover a formação profissional e artística, a investigação e a edição e documentação.

Relativamente à sensibilização e formação, o Forum Dança concebeu e realizou, desde 1991, Cursos de Formação Profissional. Foram organizados 22 cursos de formação em Lisboa e noutras regiões do país, nomeadamente Porto, Torres Vedras e Algarve: Monitores de Dança para a Comunidade, Intérpretes de Dança Contemporânea, Gestão/Produção em Dança, Gestão/Produção das Artes do Espectáculo, Reciclagem de Monitores de Dança, Pesquisa e Criação Coreográfica, Técnicas de Dança para a Comunidade, Dança na Comunidade.

O Forum Dança desenvolve actividades pedagógicas regulares na forma de aulas, workshops e seminários dirigidos a diferentes públicos. É ainda uma plataforma de encontro dos profissionais e do público. Desenvolve projectos pedagógicos dirigidos a públicos profissionais e amadores, adultos e jovens. Presta aconselhamento artístico e dispõe de um centro de documentação especializado em dança, com cerca de 550 obras de diferentes áreas artísticas e técnicas, revistas e catálogos de dança.

O Forum Dança tem trabalhado nacional e internacionalmente com mais de uma centena de organizações em quatro continentes.

É estrutura reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública nos temos do Decreto-Lei nº 460/77, de 7 de Novembro, conforme despacho publicado no "Diário da República", II série, nº 99, de 29 de Abril de 1998.

O Forum Dança é uma estrutura certificada pelo Instituto para a Qualidade na Formação (IQF), ffinanciado pelo Ministério da Cultura/Instituto das Artes.

GINASIANO ESCOLA DE DANÇA

www.ginasiano.pt

Ginasiano. O Ginasiano Escola de Dança existe desde 1987. É uma instituição privada com estatuto de utilidade pública, localizada na Cidade de Vila Nova de Gaia, Portugal. A aprendizagem da Dança e do Movimento são o núcleo das actividades da Escola. 0 Ginasiano vê, propõe e concretiza a educação como um projecto contínuo que se afirma, sempre e insistentemente, na diluição das fronteiras entre a Escola e o Mundo .

O corpo move-se, o mundo também e, neste movimento, o Ginasiano giza formas de estar implicadas sobre um eixo que gira em torno do rigor na formação técnica e artística, no envolvimento e dinamização da comunidade em que se integra na abertura internacional consolidada e constante através de parcerias com escolas da mesma área, fora do território Português.

Os alunos e alunas, o corpo docente (próprio e convidados nacionais e estrangeiros), as autarquias, as instituições culturais ou afins, o Ministério da Educação - pelo qual, os seus cursos são reconhecidos - constituem uma forte rede de laços que permite a afirmação do Ginasiano Escola de Dança como foco de formação e divulgação cultural na Zona Norte de Portugal e no Estrangeiro.

O Ginasiano entende que o ensino artístico só pode existir numa Escola que inclua, em si própria, um projecto cultural e artístico. (...)

Quorum Ballet

www.quorumballet.com

Quorum Ballet. Quorum Ballet é uma companhia de dança recentemente criada em Lisboa, totalmente virada para a dança contemporânea no que ela tem de mais actual. A criação desta companhia partiu da iniciativa e paixão pela dança do casal de bailarinos Daniel Cardoso e Theresa Da Silva Cardoso, que atingiram já um nível de profissionalismo e perfeição técnica e artística - integraram companhias como Martha Graham Dance Company, Donald Byrd/The Group, NY., Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Peter Schaufuss Ballet, Dinamarca - nível esse responsável pelo prestígio amplamente reconhecido em Portugal e no estrangeiro. O Quorum Ballet é presentemente composto por 6 a 8 bailarinos, alguns dos quais oriundos do extinto Ballet Gulbenkian. Pretende trazer para Portugal um trabalho inovador, cujo principal objectivo é a criação e a divulgação da dança contemporânea em Portugal.

Entre as peças já apresentadas podem citar-se "From the deep", "Two souls", "No Começo" e "Kismet", da autoria de Daniel Cardoso.

Após 10 anos de trabalho no estrangeiro, o casal Daniel Cardoso, coreógrafo e bailarino e Theresa Da Silva Cardoso, bailarina, regressou a Portugal no verão de 2005 e reuniu um grupo de bailarinos e técnicos, com a finalidade de criar uma nova companhia de dança portuguesa contemporânea de nome Quorum Ballet.

O final do Ballet Gulbenkian beneficiou-os, permitindo-lhes reunir bailarinos de qualidade e de acordo com os padrões de exigência a que estavam habituados no estrangeiro. Deram, assim, início às primeiras apresentações, embora sem qualquer apoio financeiro.

Actuando em nome individual, Daniel apresentou os seus trabalhos dando o nome artístico de "Quorum Ballet" ao grupo então reunido.

A entidade "Zone Quorum Ballet, Lda." (de nome artístico "Quorum Ballet ") como Companhia de Dança, deu início à sua actividade no dia 3 de Fevereiro de 2006.

Nesta fase, o Quorum Ballet pretende apresentar o trabalho do bailarino Daniel Cardoso, de nacionalidade portuguesa, como coreógrafo. Numa segunda fase, outros coreógrafos portugueses e estrangeiros de alto nível serão convidados a participar na criação coreográfica da Companhia, enriquecendo as experiências desta companhia de reportório.

A introdução de uma nova metodologia de trabalho - com o know-how adquirido no estrangeiro - na concepção artística e formação de bailarinos, permite a exploração de novas técnicas de criação.

Ao reunir um corpo tão especial de bailarinos, o Quorum Ballet pretende dar a conhecer alguns dos grandes bailarinos criados e "moldados" no nosso país.

O intercâmbio com bailarinos e coreógrafos internacionais faz parte dos projectos de lançamento de novos talentos em Portugal.

Este projecto pretende também apresentar o inovador talento coreográfico de Daniel Cardoso - a coreografia é a vertente que mais o fascina - sem prejuízo da sua vocação de bailarino, que com toda a sua experiência adquirida e consolidada por anos de vivência no mundo internacional da dança, espera vir a constituir uma mais-valia importante para o mundo das artes e da dança em Portugal.

O Quorum Ballet teve a sua antestreia em Julho com uma apresentação em Sintra e em Dezembro, a companhia foi convidada para dançar no Santiago Alquimista em Lisboa através de um projecto da Vo'Arte.

Nos dias 13 e 14 do mesmo mês, o grupo teve a sua estreia em Oeiras no Auditório ISAFA, esgotando totalmente a capacidade do auditório nos 2 dias.

Recentemente a companhia foi convidada para actuar no Teatro de Loulé no Algarve, no Teatro Camões em Lisboa, Teatro Sá da Bandeira em Santarém, Centro Cultural de Arronches no Alentejo e encontra-se a aguardar confirmação de espectáculos por todo o país e já se encontra confirmada uma tournée na Dinamarca.

Uma das grandes prioridades do Quorum Ballet é a divulgação da dança através das crianças. As crianças são o veículo com mais condições de absorver e exprimir tudo o que a musica e a dança pode transmitir. Ao aproveitar esse potencial infantil numa descentralização progressiva - mediante a realização de workshops de expressão corporal e dança - para esta inovadora forma de expressão cultural, queremos e acreditamos conseguir gradualmente atingir a população adulta de uma forma geral.

Neste sentido foi já dado um primeiro passo com o workshop realizado em parceria com a Câmara Municipal de Arronches, experiências essa que nos proporcionou um "feed-back" extraordinário e que nos incentivou a prosseguir nesse caminho.

No programa, para a temporada de 2006, irão ser apresentadas seis peças coreográficas da autoria de Daniel Cardoso, incluindo as estreias mundiais de "Getting Up", "Dueto" e "Relações".

TOPO