MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookInstagramLinkedInPinterestTwitterTumblr
> Júnior
Jovem violinista
Trompete
O flautista de Hamelin
Cão flautista
Elefante

ECOINSTRUMENTOS FÁCEIS

Reque de cana

REQUE DE CANA

Com a cana ainda verde, o adulto corta o tamanho que desejar e faz cortes próximos uns dos outros, usando para raspar uma cana mais fina ou pauzinho de madeira.

TOPO
Címbalos de abanar

CÍMBALOS DE ABANAR

Tábua com tampas metálicas pendentes.

TOPO
Cegarrega

CEGARREGA

Exploração criativa pelos alunos: rodando como na fotografia temos uma cegarrega.

TOPO
Reque à violino

REQUE À VIOLINO

Exploração criativa pelos alunos: tocado como um violinista.

TOPO
Bombo

BOMBO

O balde de óleo Shell Rímula R 5 ou outro (com diferentes cores) é um ótimo tambor de som grave, devendo ser percutido com uma clava com borracha ou bombazine na ponta. A tampa não é fácil de tirar, nem a gordura. Só um adulto dedicado consegue reciclar este tambor.

TOPO
Grampo

GRAMPO

Triângulo de verguinha reutilizado, que também se pode fazer, comprando ferro e cortando com serra de metal.

TOPO
Reque de mola

REQUE DE MOLA

O vento destruiu o guarda-chuva. Em contrapartida, ganhaste um instrumento. As molas de guarda-chuva grandes são melhores para este efeito. Basta teres algo que raspe.

TOPO
Chincalho

CHINCALHO

Foi feito um buraco no centro de quatro tampas de sumos. Um parafuso grande foi enfiado nas tampas e no cabo. Levante um pouco e sacode para baixo.

TOPO
Castanholas hemisféricas

CASTANHOLAS HEMISFÉRICAS

Depois de se colocar um fio no buraquinho para mais facilmente se agarrar, toca batendo uma parte contra a outra.

TOPO
Tambor raso e baqueta com rosa

TAMBOR RASO

Tampa de balde de azeitonas percutida por baqueta de madeira com roda de carrinho, de borracha.

TOPO

Vasinho metálico

VASINHO METÁLICO

A tua mãe comprou pequenos vasos de pástico com vasos de latão por fora, com asa? Dão um rico instrumento. Agarra a asa e bate com um ferrinho metálico no fundo do vasinho.

TOPO
Geme geme

GEMEGEME

Raspa as paredes interiores com muito jeitinho e produz sons semelhantes a gemidos. Se não tiveres cuidado, o som pode ser irritante.

TOPO
Tambor de bebé

TAMBOR DO BEBÉ

Com uma lata de farinha de bebé podes fazer um tambor muito funcional. Basta arranjares uma baqueta com borracha ou tecido na ponta, e já está.

TOPO
Maraca bicolor

MARACA BICOLOR

Arranja duas tampas de amaciador de cores diferentes, de modo que uma encaixe na outra. Coloca um pouco de cola na tampa mais fina, encaixa a tampa mais larga e deixa secar.

TOPO
Castanhola Yoyo

CASTANHOLA YOYO

O yoyo estragou-se? Faz dele umas castanholas diferentes. Depois de separares as partes, coloca uma parte da mão em forma de concha e com a outra bate.

TOPO
Flauta Frasco

FLAUTA DE UMA NOTA

Há frascos, mesmo de plástico, que permitem obter sons muito interessantes, neste caso de som grave.

TOPO
Pedras do Paiva

PEDRAS CANTORAS

Há rochas que produzem sons muito interessantes. Coloca uma delas numa mão em concha e com a outra bate. Podes experimentar no jardim da tua casa: rochas com baixo grau de dureza desfazem-se e podem não ter som com interesse musical.

TOPO
Ferros

FERROS

Não são um triângulo nem ferrinhos, são ferros que podiam ir para sucata. Estes foram pintados e tem um som semelhante aos triêngulos que se compram nas lojas de música.

TOPO
Triângulo de verguinha

TRIÂNGULO DE VERGUINHA

Com restos da construção de um muto, pintados, está feito um triângulo que funciona bem.

TOPO
Clavas de cana

CLAVAS DE CANA

Com dois bocados de cana um adulto pode fazer umas clavas ótimas, não inferiores a muitas clavas compradas. Estas foram feitas e oferecidas pelo pai de um aluno da EB1 dos Carvalhos.

TOPO
Paulitos

PAULITOS

Com restos de uma fábrica de berços de Oliveira de Azeméis dados a uma prima, faço uma "paulitada" com uma turma inteira.

TOPO
Apito Marcador

APITO DE MARCADOR

Com um marcador a que foi cortada a parte cónica (bico) podes fazer um apito. Tens de descobrir o modo de produzir o som, o que se consegue experimentando.

TOPO
Recão

RECÃO

Se a tua mãe usar gel de banho com um frasco semelhante (Soft Pink da Avon), guarda. Tira a etiqueta, lava e seca. Arranja um pauzinho e raspa. O som deste raspador é ótimo.

TOPO
Reque de cana de bambu

REQUE DE BAMBU

Este é trabalho para adulto paciente. Estando a cana ainda verde, é mais fácil fazer os cortes com canivete. Depois, mexe regularmente um pau (ou mesmo uma caneta que já não escreve) sobre a cana e terás um som agradável.

TOPO
Maraca ovo azul

MARACA OVO

Arroz na metade com rosca, cola, enrosca a outra parte, deixa secar.

TOPO
Maraca rosa amarela

MARACA ROSA AMARELA

Lava, seca e junta duas tampas de amaciador que encaixem uma na outra. Coloca um pouco de cola na mais estreita e deixa secar.

TOPO
Maraca azul claro

MARACA AZUL CLARO

Lava e seca duas tampinhas de amaciador iguais. Coloca arroz quando baste numa delas. Coloca dois bocadinhos de fita cola para manter as tampas juntas. Depois coloca fita adesiva cinza.

TOPO
Cotovelo

TUBO COTOVELO

Para dar uso a um cotovelo que era inútil, arranja um pauzinho e bate, colocando e tirando o indicador e o médio na extremidade contrária.

TOPO
Maraca espanhola

MARACA ESPANHOLA

Coloca sementes na parte hemisférica que tem a rosca, põe cola e junta a outra metade.

TOPO
Reque de tachas

REQUE DE TACHAS

Numa pequena tábula prega tachas em linha, próximas umas das outras. Arranja um pauzinho e raspa.

TOPO
Tubofone de bambu

TUBOFONE DE BAMBU

O tubo de bambu pode ser soprado ou percutido. Em ambos os casos, tem um som grave.

TOPO
Maraca de cabo

MARACA DE CABO

Em ambas as parte de um ovo de plástico é feito um orifício com um ferro quente. Enfia um pauzinho na metade inferior, coloca sementes ou grãos resistentes. Depois junta a outra parte.

TOPO
Tamborito

TAMBORITO

Pode ser uma tampa grande de um frasco e uma caneta de que tiraste a carga gasta. Tens um pequeno tambor.

TOPO
Requinho de cana

REQUINHO DE CANA

Trabalho para adulto, que faz cortes próximos numa cana de bambu. Com um pauzinho raspa.

TOPO
Reque de pau

REQUE DE PAU

Num pau de cerejeira que foi podada, o adulto prega tachas próximas quanto baste. Arranja um pau para raspar e está criado novo instrumento.

TOPO
Sinos de vento

SINOS DE VENTO

Num tubinho de plástico foram feitos furos com berbequim. As tampas e tubos metálicos pendentes foram também furados e ligados ao tubo horizontal com fio de pesca.

TOPO
Compalinho

COMPALINHO

Tira a etiqueta do sumo. Com a bola rolante do desodorizante bate na beira do fundo. Com a mão que segura o frasquinho tira e põe o indicador e o médio: assim podes conseguir melodias de duas ou três notas.

TOPO
Tambor misto

TAMBOR MISTO

Uma caixinha de toalhitas pode ser útil como instrumento. Tira as etiquetas com a unhas do indicador e polegar. Como o plástico é algo maleável, bate com uma baqueta ou maraca de mão, e terás um som diferente e agradável.

TOPO
Castanholas verdes

CASTANHOLAS DOSEADOR

Dois doseadores podem fazer um instrumento? Sim, se encontrares o lugar ideal para percutir.

Apito verde

APITO DE PLÁSTICO

Este objeto pode ser usado como baqueta mas tem um buraquinho e podes usâ-lo como um apito. É mais difícil!

TOPO
Maraca gigante castanha

MARACA CHOCOLATE

Acabou o chocolate em pó? Não deites fora o frasco. Para tirar a etiqueta, um familiar adulto pode deixar em água quente e, se não sair bem, colocar diluente sintético num paninho velho e esfregar até sair tudo. Lava, seca, coloca arroz não muito caro ou sementes quanto baste. Põe cola forte na parte exterior que enrosca e deixa secar. Depois abana, para a frente e para trás.

TOPO
Tambor raso

TAMBOR RASO

Com a tampa de um balde plástico de azeitonas e uma baqueta que deves testar podes fazer experiências sonoras interessantes.

TOPO
Recorrecão

REQUE TODDY

Quando o chocolate em pó tiver acabado, arranja um pauzinho e tens um reco-reco. Para tirar a etiqueta, um familiar adulto pode deixar em água quente e, se não sair bem, colocar diluente sintético num paninho velho e esfregar até sair tudo.

TOPO
Maraca vermelha

MARACA VERMELHA

Aproveita os recipientes de chocolate para fazer boas maracas, coloridadas e eficazes. Os grãos devem ser colocados dentro da metade em que se vê a rosca, e a cola deve ser colocada com cuidado.

TOPO
Clavinhas

CLAVINHAS

A tua corda de saltar estragou-se? Os paus ainda servem para fazer pequenas clavas. Em vez de bater em x podes fazer uma conchinha com a mão esquerda e colocar lá o pauzinho em que baterás com a direita (ou vice-versa).

TOPO
Apito verde

MARACA AZUL

O recipiente já conteve em surpresa; agora, é uma boa maraca. Bastou colocar semente de couve na metade que enrosca por dentro, colocar cola forte, enroscar e deixar que seque.

TOPO
Clavas de pedra

CLAVAS DE PEDRA

Só tens de estar atento. Há pedras de basalto e outras rochas que têm um som agradável. Têm é de ser pedras duras, para não se desfazerem na sala, sobre o comprido. Estas foram selecionadas no rio Paiva.

TOPO
Maraca de lentilhas

MARACA DE LENTILHAS

Com um frasquinho de sumo, lentilhas quanto baste e um pouco de cola na parte exterior que enrosca faz uma maraca muito eficaz e mostra aos colegas um alimento saudável.

TOPO
Maraca de sementes

MARACA DE SEMENTINHAS

Com as sementes que se compram para os pássaros (periquitos, exóticos, canários) podes fazer uma maraca com boa sonoridade. O cilindro é mais difícil de encontrar. Em tempos, no Zoo Zanto Inácio, as crianças compravam milho numa máquina para dar aos patos e depois colocavam-nos no contentor do lixo.

TOPO
Maraca de amaciador

MARACA AMACIADOR

Guarda diferentes tampas de amaciador. Depois, basta combinares tampas de que encaixem bem. Na tampa mais estreita, coloca arroz quanto baste. Põe cola forte e encaixa. Deixa secar bem. Depois toca ao teu gosto.

TOPO
Triângulo grampo

TRIÂNGULO GRAMPO

Com uma pequena peça de uma cortina da casa de banho, um grampo de ferro da construção de muros e uma chave metálica já velha, podes fazer um triângulo que tem um timbre pascal.

TOPO
Retângulo

RETÂNGULO

A moldura era parte do suporte de um candeeiro que caiu e se estragou. A cana era de um instrumento, que também se estragou. Juntos formam um novo instrumento de percussão, de dois ou três sons.

TOPO

Almofariz

ALMOFARIZ

Experimenta o som do almofariz que a tua mãe deve ter na cozinha. Pode ser um ótimo bloco de um, dois, ou vários sons. Testa-o.

TOPO

Clavas mistas

CLAVAS MISTAS

Com um tubinho de pintarolas e um pequeno pau podes fazer umas clavas. Procura o lugar em que o som é mais interessante.

TOPO

Castanholas douradas

CASTANHOLAS DOURADAS

Com duas metades de uma bola como esta, faz um par de castanholas, que podes bater com as partes côncavas ou com as extremidades.

TOPO

Chincalho de tampas

CHINCALHO

Um adulto da tua família corta um pau de vassoura velha, fura três ou mais tampas com um berbequim e espeta um prego grande depois de as enfiar, como na imagem. Toca na horizontal, para a frente, em cima e em baixo.

TOPO

Maraca azul cinza

MARACA DESODORIZANTE

O desodorizante do teu pai acabou? Que não deite ao lixo. Pede-lhe para tirar a bola rolante. Lava com detergente e deixa secar bem. Coloca centeio, trigo ou arroz. Põe cola forte de bisnaga na parte de fora que enrosca, coloca a tampa e deixa secar bem. Depois, abana. A posição horizontal ajuda a manter a pulsação.

TOPO

Pedroca

PEDROCAS

Quando fores à praia, apanha algumas pedrinhas e coloca-as num saco de rede semelhante ao da imagem. Marca a pulsação - como o bater do coração - passando o "pedrocas" de uma mão para a outra.

TOPO

Serrote musical

SERROTE MUSICAL

Este serrote foi encontrado numa casa em que houve obras e deve ter servido para aplicar cimento cola. Pode não ser fácil para ti encontrá-lo, mas encontrarás outras coisas, se estiveres atento. Com a mão esquerda aperta mais ou menos contra o feito e raspa, para lá e para cá, sem levantar muito o pau.

TOPO

Sino copo

SINO COPO

Um copo de casa de banho pode ter um som interessante. Percute com um ferro ou tubo de metal (que, neste caso, foi reutilizado). Toca lembrando as badaladas do sino.

TOPO

Maraca gigante

MARACA TOALHITAS

Tens um irmão pequenino e a mãe usa toalhitas para limpar o rabinho do mano? Não deites ao lixo. Lava, seca, coloca lá dentro a quantidade certa de lentilhas ou de arroz. Põe cola forte na parte de fora que enrosca. Coloca a tampa e deixa secar. Depois, toca com ambas as mãos.

Copo musical

COPO MUSICAL

Copo percutido com rolha de espumante.

TOPO
Saco de feijão preto

SAQUETA

Saco de feijão preto feito com tecido reutilizado.

TOPO
Darabuqueta

DARABUQUETA

Com formato semelhante a uma darabuka, mas mais estreito.

TOPO
Rodilha

RODILHA

Rodinhas de cortinados.

TOPO
Clavas Cabo de vassoura

CLAVAS DE CABO DE VASSOURA

Fácil de fazer para um adulto.

TOPO
Copo cilíndrico

COPO CILÍNDRICO

Com rolha de espumante, descobre o lugar onde o som é mais interessante.

TOPO
Reque de verguinha

REQUE DE VERGUINHA

Raspa ferro com saliências.

TOPO
Címbalos Nobre

CÍMBALOS NOBRE

Pratinhos de metal que entrechocam.

TOPO
Ferros brancos

FERROS BRANCOS

Com diferentes dimensões, diferentes sons até criar carrilhão.

TOPO
Cimbalinhos de plástico

CIMBALINHOS DE PLÁSTICO

Tampas com formato ótimo para entrechocar.

TOPO
Minitambor

MINITAMBOR

Com doseador de detergente também se conseguem sons interessantes e variáveis.

TOPO
Címbalos pretos

CÍMBALOS PRETOS

Duas tampas que entrechocam.

TOPO
Minimaraca

MINIMARACA

A maraca mais pequena do mundo.

TOPO
Maraca cilindro

MARACA CILINDRO

Com frasquinho cilíndrico de pintarolas.

TOPO
Clavas mista

CLAVA MISTA

Diferentes materiais, diferentes sons.

TOPO
Maraca rolo

MARACA ROLO

Com cilindro de antigos rolos de fotografia.

TOPO
Maraca aquática

MARACA AQUÁTICA

Se em vez de colocar grãos, puser água, o som é suave, e diferente.

TOPO
Chincalheta

CHINCALHETA

Chincalho feito de rodinhas de cortinados.

TOPO
Tambor frasco

TAMBOR FRASCO

Se bateres no sítio certo, com o material adequado, podes obter boas sonoridades.

TOPO
Tambor da cozinha

TAMBOR DA COZINHA

Com a baqueta certa também dá para fazer música.

TOPO
Clavas modulares

CLAVAS MODULARES

Dois tubos de encaixar que também tocam.

TOPO
Maraca reta

MARACA RETA

Pequena maraca em forma de paralelipídedo.

TOPO
Clavas tubulares

CLAVAS TUBULARES

Tubinhos de gaiola de pássaro.

TOPO
Maraca-vitaminas

MARACA VITAMINAS

Frasco de vitaminas reutilizado

TOPO
Reque lego grande

REQUE LEGO GRANDE

Resto de lego não usado raspado por pequeno tubo de plástico.

TOPO
Doseador vermelho

TAMBOR DOSEADOR

Doseador de detergente de roupa percutido por pequeno tubo de plástico.

TOPO
Reque lego cor de laranja

REQUE LEGO COR DE LARANJA

Resto de lego raspado por pequeno tubo de plástico

TOPO
Reque Avon

REQUE AVON

Frasco de gel de banho raspado por bocado de madeira reutilizado.

TOPO
Maraca bola

MARACA BOLA

Duas tampas de detergente de roupa unidas com bola de desodorizante dentro.

TOPO
Tambor de cozinha com baqueta de roda

TAMBOR DE COZINHA

Baqueta com roda de borracha, maleável, de carrinho de brincar.

TOPO
Flauta de bambu

FLAUTADO

Aerofone constituído por um bocado de cana de bambu com abertura.

TOPO
Tamborim transparente

TAMBORIM TRANSPARENTE

Doseador de detergente da roupa percutido por baqueta de bambu com roda de borracha de velho carrinho de brincar.

TOPO
Tamborim transparente rodando

TAMBORIM TRANSPARENTE RODANDO

Exploração criativa pelos alunos.

TOPO
Búzio

BÚZIO

Exploração criativa pelos alunos: audição.

TOPO
Legos de choque

LEGOS DE CHOQUE

Exploração criativa pelos alunos: restos de lego que entrechocam.

TOPO
Clavas brancas

CLAVAS BRANCAS

Tubos de plástico reutilizados

TOPO
Lata cantora

LATA CANTORA

Experimenta bater com uma baqueta de madeira numa lata com um pouco de água enquanto mexes a um pouco.

TOPO
Rolha de espumante

ROLHA DE ESPUMANTE

Com a ponta dos dedos na beira da mesa e uma rolha de espumante na outra mão, ou com uma rolha em cada mão, podes fazer ritmos divertidos em casa ou em atividade de Expressão Musical.

TOPO
Apito de comboio

APITO DE COMBOIO

Com parte de uma pistola de água que se estragou, o Bryan soprou imitando o apito de um comboio, a que espontaneamente a turma reagiu dizendo "tchu-tchu!".

TOPO
Maraquita de água

MARAQUITA DE ÁGUA

Com um frasco de champô para hotel fez-se uma maraquita de água que se abana produzindo um som grave e suave.

TOPO

Instrumentos de António José Ferreira utilizados e fotografados com alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos e Jardim de Infância da EB/JI do Freixieiro, Vila Nova de Gaia. Alguns foram oferecidos por pais.

TOPO