MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInMyspaceFlickr
> Mediateca > Dicionários
PRINCIPAL
Dicionário

INSTRUMENTOS DO MUNDO

BANDEIRA DE PORTUGALBANDEIRA DA FRANÇABANDEIRA DA ALEMANHABANDEIRA DOS EUABANDEIRA DA BÉLGICABANDEIRA DA GRÃ-BRETANHABANDEIRA DE PORTUGALBANDEIRA DA ESTÓNIABANDEIRA DA ESLOVÁQUIABANDEIRA DA DINAMARCABANDEIRA DO BRASILBANDEIRA DA ÁUSTRIABANDEIRA DA POLÓNIABANDEIRA DA HUNGRIABANDEIRA DA FINLÂNDIABANDEIRA DA ESPANHA
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
A

 

Abeng

PhotoAmericasFlag

Instrumento de sopro feito de corno de animal, instrumento nacional da Jamaica.

 

Abik

PhotoEuropeUkraine

Instrumento de sopro feito de corno de animal, abik é um instrumento nacional da Ucrânia.

 

Accordion

PhotoEuropeGermany

Do alemão "accordium", aerofone de palheta livre dotado de fole e teclas. Foi criado no século XIX, com o contributo de diversos fabricantes em França, na Alemanha (de onde são originária a marca "Hohner"), e na Itália. O acordeão dito "cromático" pode ter no lado direito botões ou teclas; a mão esquerda pressiona os botões chamados "baixos". Pela ação dos braços e das mãos do acordeonista, o ar proveniente do fole faz vibrar as palhetas. A notação para acordeão contém as claves de sol e de fá.

YoutubeVilma toca Chardas de Monti

 

Adufe

PhotoEuropePortugal

Tambor bimembranofone de percussão direta em forma quadrangular. É tradicional de Monsanto e da Beira Baixa, onde é tocado exclusivamente por mulheres. É segurado pelos polegares de ambas as mãos e pelo indicador direito, sendo percutido pelos outros dedos. Terá sido introduzido na Península Ibérica pelos árabes entre os séculos VIII e XII.

YoutubeAdufeiras de Monsanto, Portugal

 

Aerofone

AfricaAmericasAsiaEuropeOceania

Aerofone é a categoria de instrumentos musicais cujo som é produzido pela vibração do ar no (ou pelo) instrumento, sem cordas nem membranas, nem vibração significativa do próprio corpo. Usado pela primeira vez na classificaçãon de Victor Mahillon, o termo foi mais tarde incluído na classificação Hornbostel-Sachs. Nos aerofones livres, o ar não está contido no instrumento, sendo uma corda ou vara a provocar a vibração do ar exterior (como "bullroarer" ou "berraboi"); nos instrumentos de sopro há uma ou mais colunas de ar que são postas em vibração.

YoutubeOrquestra de Sopros Portuguesa

 

Afoxé

PhotoAmericasFlag

Idiofone de percussão indireta por fricção tradicional do Brasil. É constituído por uma cabaça rodeada por uma rede de sementes ou contas (que podem ser de materiais diversos). Quando o executante agita o instrumento, as contas batem na superfície da cabaça produzindo o seu som característico. O afoxé moderno tem configuração e materiais diferentes do tradicional, tornando-se mais resistente do que a cabaça natural.

 

Agogo

PhotoAmericasBrazil

Termo yoruba que significa "sino", idiofone metálico de percussão direta tradicional do Brasil constituído por duas, três ou quatro campânulas de ferro ou dois cones ligados entre si. O executante toca batendo com uma baqueta de madeira numa das campânulas, ou batendo uma campânula na outra. O agogô entrou no Brasil por via africana, sendo utilizado nas danças de origem africana e similares (capoeira, e candomblé, por exemplo). O agogo de madeira pode ser constituído por um, dois ou três blocos de diferentes tamanhos, sendo usado na música tradicional do Brasil e na Educação Musical.

Agogo

Youtube Lição de agogô

 

Ajayu

AmericasFlag

Pequeno instrumento de corda tradicional do Chile com doze cordas de aço em cinco ordens.

 

Alaúde

Europe

Instrumento musical da família dos cordofones, de corda dedilhada ou palhetada, com caixa em forma de meia pera e braço trastejado.

YoutubeLuciano Contini

 

Albogue

EuropeSpain

Derivado do árabe al-buq, alboque é um instrumento de sopro que consta de um tubo de madeira com duas peças de corno nas extremidades, a maior para amplifiar o som, a menor com uma palheta simples.

 

Alboka

EuropeSpain

Instrumento de sopro do País Basco, em Espanha, duplo clarinete semelhante a outros instrumentos existentes no Norte de África.

YoutubeAlboka in D

 

Alghoza

AsiaFlag

Instrumento de sopro também chamado jōrhi, pāwā jōrhī, do nālī, donāl, girāw, satārā ou nagōze constituído por duas flautas, das quais uma toca a melodia e a outra o bordão.

 

Alphorn

EuropeSwitzerland

Alphorn, alpenhorn, alpine horn, trompa alpina, trompa natural de madeira em forma cónica tradicional das montanhas suiças. Instrumentos semelhantes existem para comunicar entre montanhas dos Alpes franceses aos Cárpatos.

YoutubeLisa Stoll

 

Akaryna

ContinentCountry

Instrumento de sopro da Bielorrússia, da família da ocarina.

 

Angklung

PhotoIndonesia

Idiofone tradicional da Indonésia formado por dois, três ou quatro tubos de bambu.

YoutubeGrand Angklung full

 

Angkuoch

PhotoCambodja

Também chamada kangkuoch, Jaw harp feita de bambu ou de metal tradicional do Cambodja.

 

Ankle rattle

Idiofone de mão, de percussão indireta por agitação, constiuído por um cacho de unhas de animal.

 

Antara

AmericasFlag

Nome dado pelo povo Quechua, no Peru, à flauta de Pã andina.

 

Apito

AmericasFlag

Aerofone de som agudo, de madeira ou de metal, usado em diversos contextos em Portugal e no Brasil. Nas escolas de samba, ajuda o mestre de bateria a sinalizar mudanças de padrão rítmico e tímbrico. Há apitos de um, dois e três sons.

 

Arco musical

ContinentFlagContinentFlagContinentFlag

Instrumento musical de corda que não tem caixa de ressonância mas pode ter ressoadores externos em forma de cabaça e pode ser tocado friccionando ou batendo. Existe em vários países do mundo.

YoutubeNicho Arnicho

 

Arghul

PhotoAfricaFlag

Arghul, argul, arghoul, arghool, argol, um instrumento tradicional do Egito e Palestina, sendo também utilizado em outros países árabes. Instrumento de sopro de palheta simples constituído por dois tubos, remonta ao Antigo Egito.

 

Arrabel

EuropeSpain

Idiofone espanhol também conhecido por huesera, consta de uma série de ossos (tíbias de cordeiro ou de cabrito) unidos entre si por cordas ou arames.

 

Atabal

EuropeFlag

Tambor bimembranofone de percussão direta em forma cilíndrica, tradicional do País Basco, Espanha.

 

Atabaque

AmericasFlag

Atabaque, ou tabaque, tambor unimembranofone de percussão direta, em forma de  cone, tradicional do Brasil.

 

Aud

AfricaAsia

Aud, oud, ud, cordofone dedilhado, principal instrumento do mundo árabe, ancestral do alaúde europeu.

 

Aulos

PhotoEuropeFlag

Instrumento de sopro de palheta dupla muito utilizado na Grécia Antiga. Também chamado flauta dupla, o seu timbre é mais próximo do oboé por causa da sua palheta. Caiu em desuso há cerca de 2000 anos.

Aulos

 

Axatze

AfricaFlag

Idiofone de percussão indireta tradicional do Gana, semelhante ao xequeré, formado por uma cabaça rodeada por um rede com pequenos búzios (chamados "beijinhos" em Portugal).

 

Ayoyotes

AmericasFlag

Ayoyotes, também chamado ayoyoti ou huesos de fraile, instrumento de percussão idiofone dos aztecas, constituído por conchas da árvore Thevetia genus ligadas de modo a serem tocadas pelo executante nos pulsos ou junto aos tornozelos. É usado na dança Concheros e imita o som da chuva.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
B

 

Babiton

EuropeMozambique

Babiton ou bendi, cordofone dedilhado tradicional de Moçambique (Tete) constituído por uma corda presa a um tambor de madeira forrado na extremidade superior por uma membrana de pele de animal.

 

Baglama

PhotoAsiaFlag

Instrumento de corda turco, membro da família saz, espécie de alaúde de braço longo, também existente na Grécia.

YoutubeMarcel Duman

 

Bahèt

EuropeFlag

Gaita de foles historicamente tocada em Bergamo e Brescia, na Lombardia.

 

Bagpipe

EuropeFlag

Termo inglês para gaita de foles, instrumento de sopro de palheta muito antigo na sua forma primitiva que se pode encontrar em numerosos países europeus com características que os distinguem. A palheta é posta a vibrar pela ação do ar que se encontra no reservatório de pele de cabra ou outro animal.

 

Bala

PhotoAfricaFlag

Idiofone de percussão direta com baquetas, xilofone artesanal da África Ocidental constituído por placas de madeira ordenadas pelo seu comprimento com cabaças de ressonância por baixo. Tem diversos nomes conforme a região e o país: balafon, balo, kponimbo, madimba, kundu, marimba, valimba, endara, shijimba, silimba, medzang, dyomoro, rongo, mbira, mutondo, mbila, timbila, balangui, akadinda, kalanba, ilimba, baza, dimba, madimba, dipela, elong, dzil. Com tambores, é utilizado em cerimónias e festas de aldeia.

 

Balafon

PhotoAfricaFlag

Idiofone de percussão direta com baquetas comum em África, precursor do xilofone, constituído por pequenas tábuas de diferentes dimensões, tendo cabaças como ressoadores.

YoutubeAdama Diabaté

 

Balalaika

PhotoEuropeFlag

Cordofone de corpo triangular achatado, de madeira, com 3 cordas simples ou duplas dedilhadas. Com o garmon e a jaleika é o o símbolo da música russa. A primeira menção conhecida a este instrumento ocorre num documento de 1688. "Nas orquestras russas de instrumentos populares atuais usam-se geralmente os cinco tipos: a prima, a segunda, a alto, a baixo e a contrabaixo. Apenas a prima é usada em solos, a segunda e a alto são usadas para acompanhamento, enquanto a baixo e a contrabaixo fazem, evidentemente, a função de baixo."

YoutubeAlexey Arkhipovsky

 

Bamileke tam tam

AfricaFlag

Idiofone de percussão direta tocado por um bastão cilíndrico de madeira, sendo oco o corpo feito de tronco de árvore e dotado de fendas.

 

Bandola

AmericasFlag

Alaúde moderno da Colômbia. A bandola lhanera tem 4 cordas; a oriental tem 8 cordas; a andina colombiana tem 12-18 cordas.

 

Bandolim

PhotoEuropeFlag

Cordofone dedilhado de 4 pares de cordas de metal em forma de pêra. Os quatro pares de cordas são afinados como o violino: sol, ré, lá, mi. As origens do bandolim remontam ao século XVI, em Nápoles, como evolução do alaúde. Muito usado na Itália, tem tradições próprias em Milão, Génova e Sicília. Algo semelhante à guitarra no braço, cravelhas e trastos, o bandolim é tocado com um plectro que belisca as cordas.

YoutubeMúsica tradicional da Beira Alta, Portugal

 

Bandoneon

PhotoAmericasFlag

Aerofone cromático de palhetas livres semelhante a uma concertina, muito popular na Argentina e Uruguay. Foi inventado no século XIX pelo alemão Heinrich Band - daí "bandoneon". No início do séc. XX o instrumento foi levado para o Rio da Prata, tendo-se tornado o instrumento principal da orquestra de tango.

YoutubeCarlos Buono

 

Bandura

ContinentCountry

Espécie de saltério que se encontra na Ucrânia.

 

Bandurria

PhotoEuropeFlag

Cordofone espanhol com caixa de ressonância em forma de pera, seis pares de cordas e braço curto. Em Espanha é, desde o século XV, um símbolo de alegria e de festa. Aparentado ao alaúde, mas também ao bandolim é tocado por grupos folclóricos e tunas. Na Galiza é designado por "bandurra". O termo bandurra designa em Portugal o cordofone também chamado viola beiroa.

YoutubeTuna Agraria Compostellana

 

Banjo

PhotoAmericasUSA

Cordofone dedilhado dotado de caixa de ressonância circular e braço fino e comprido. Foi desenvolvido no século XIX por afro-americanos e é típico da música "country" norteamericana. O número de cordas é variado. Pete Seger ficou conhecido também como executante de banjo.

 

Bansuri

ContinentCountry

Flauta travessa tradicional do sul da Ásia associada à tradição pastoril e à história de amor de Krishna e Radha.

 

Barbiton

EuropeSpain

Barbiton, ou barbitos, antigo cordofone greco-romano com características comuns à lira e a cítara.

 

Barrel organ

PhotoAmericasUSA

Também chamado "roller organ" ou "street organ", instrumento musical mecânico dotado de tubos e ricamente decorado, tocado para entreter pessoas na rua.

YoutubeBohemian Rhapsody

 

Basolia

ContinentCountryCountryCountry

Instrumento de corda fricionada aparentado ao violoncelo tradicional da Polónia, Bielorrússia e Ucrânia, maior, e de construção menos sofisticada.

 

Bass clarinet

Clarinete baixo, aerofone de palheta da família do clarinete, instrumento transpositor, em Sib, como o clarinete soprano, mas soa uma oitava abaixo. Toca em orquestras, agrupamentos de sopro e bandas.

YoutubeLaurent ben Slimane

 

Bass trombone

Trombone baixo é, com o trombone tenor, um dos mais frequentes na atualidade, mas existem trombones desde contrabaixo a piccolo.

YoutubeChristian Jones

 

Bassoon

Fagote, instrumento de sopro de palheta dupla da secção de madeiras da orquestra.

YoutubeAmy Harman

 

Bata Drums

AfricaAmericas

Conjunto de três bimembranofones horizontais, iya, itotele e okonkolo, com caixa de ressonância cilíndrica e couro em ambas as extremidades.

YoutubeLisette Santiago

 

Bateria

PhotoAmericasUSA

Conjunto de instrumentos de percussão, tambores e címbalos, com diferentes tamanhos e timbres, dispostos de modo a serem tocados por um só músico, com baquetas, vassouras, bilros e com as próprias mãos. A bateria é utilizada por agrupamentos Jazz, Rock, Hip-hop, Pop e bandas filarmónicas.

YoutubeAlexandre Frazão

 

Batih

ContinentCountry

O batih é um Idiofone de percussão direta tradicional da Ucrânia que consiste num pau que alguns grupos folclóricos batem ritmicamente no chão. Peças de metal ou cápsulas metálicas de cerveja ou outra bebida podem ser afixadas no pau de modo a enriquecer o efeito percussivo do instrumento.

 

Bawoo

AsiaChina

Instrumento de sopro chinês feito de bambu.

 

Bayan

EuropeRussia

Aerofone de palheta livre, acordeão cromático da Rússia e Bielo-Rússia, dotado de botões.

YoutubeAndrey Shelyganov

 

Bell tree

Idiofone de metal em forma de árvore de sinos percutidos e raspados por uma baqueta de metal.

 

Bena

AsiaBangladesh

Instrumento de corda friccionada utilizado no folclore antigo do Bangladesh.

 

Becken

Designação alemã de pratos de choque, idiofone de percussão direta formado por um par de pratos metálicos que entrechocam por ação das mãos do executante, podendo também um prato estar suspenso e ser percutido por uma baqueta.

Youtube

 

Belt rattle

Idiofone de percussão indireta por agitação.

 

Bendir

PhotoAfricaFlag

Tambor unimembranofone em forma circular de cerca de 40cm de diâmetro, tradicional do Norte de África (Marrocos, Argélia, Tunísia Líbia e até do Egito). É uma espécie de pandeiro, sem soalhas e sem decoração. A sua membrana, pele de cabra, é esticada por cordas ou elásticos no interior.

YoutubeMehdi Ryan

 

Berimbau

PhotoAmericasBrazil

Instrumento de percussão em forma de arco retesado por um arame e uma pequena cabaça de ressonância. Foi levado de África para o Brasil, onde é muito utilizado na "capoeira", que representa, de modo especial. A corda percute-se com uma pequena vara.

YoutubeComo tocar berimbau

 

Bimli

EuropeFlag

idiofone de percussão direta constituído por um par de pequenos paus com ou sem ornamentação utilizados pelos aborígenes da Austrália para manter o ritmo dos cantos.

 

Biniou kozh

EuropeFrance

Gaita de foles antiga muito usada na Bretanha que esteve quase a desaparecer nos anos 30 do século XX e voltou a expandir-se nos anos 60.

 

Binzasara

PhotoJapan

Idiofone de mão, de percussão indireta, constituído por dezenas de pequenas tabuinhas com dois furos ligadas por dois fios que batem por ação das mãos do executante. É utilizado nas canções tradicionais, danças rurais e teatro kabuki.

 

Birbyne

PhotoEuropeFlag

Aerofone que pode ser de palheta simples ou de palheta dupla, de som parecido com o do clarinete, instrumento nacional da Lituânia.

 

Bishguur

PhotoMongolia

Aerofone de palheta dupla tradicional da Mongólia, tem corpo cónico e pavilhão por vezes ricamente decorado.

 

Bituucu

PhotoOceaniaFlag

Flauta nasal da Polinésia, feita de cana de bambu.

 

Biwa

PhotoAsiaChina

A biwa é um cordofone japonês de 4 cordas, algo semelhante ao alaúde, que ostenta, por vezes, ricas decorações. Descende do chinês pipa que, por sua vez, tem origem no barbat do Médio Oriente. "A biwa é o instrumento escolhido por Benten, Deusa da música, da eloquência, da poesia, e da educação no xintoísmo japonês".

YoutubeYoko Hiraoka

 

Bjo

AsiaMyanmar

Tambor tradicional de Myanmar tocado em momentos cerimoniais com duas baquetas.

 

Bloco sonoro

Idiofone de percussão direta com baqueta formado por um bloco de madeira em forma de caixa, ovo, esfera, tendo o corpo um corte ou furo que permite a vibração das suas paredes.

 

Blow-organ

PhotoEuropeFlag

o mesmo que melodica ou pianica, instrumento de sopro de palheta livre, leve, pequeno e portátil, de tecla, entre duas e três oitavas. Pressionando uma tecla com um dedo enquanto a outra mão serve de apoio, provoca-se a passagem de ar através de uma palheta e a respetiva vibração. Também se pode colocar sobre uma mesa e tocar com ambas as mãos.

 

Bodhran

EuropeIreland

Membranofone circular tradicional da Irlanda.

YoutubeHow to play bodhran

 

Bombanshi

PhotoBangladesh

Flauta existente no Bangladesh, feita de bambu e dotada de 7 orifícios.

 

Bombarde

EuropeFlag

Instrumento de sopro de palheta dupla da família dos oboés tradicional da Bretanha, França.

 

Bombo

PhotoEuropePortugal

O bombo é um tambor bimembranofone grande. Geralmente é tocado na posição vertical. Há o bombo de orquestra e o bombo de romaria. Este é um dos instrumentos utilizados no programa das festas populares de Portugal. Tambor cilíndrico de som grave, na bateria fica ao centro.

YoutubeBombos de Recesinhos em Vila Fria, Felgueiras

 

Bongós

PhotoAmericasFlag

Conjunto de dois tambores unimembranofones de percussão direta ligados entre si. Os tambores têm corpo cónico e diferentes diâmetros, produzindo sons um mais grave do que o outro. A parte oposta à pele é geralmente aberta. De origem afrocubana, o bongós é parte integrante da música latinoamericana, designadamente a solo.

YoutubeEric Piza

 

Bones

EuropeIreland

Clavas feitas de osso de vaca ou outro animal tradicionais da Irlanda e Inglaterra.

YoutubeJames Yoshizawa

 

Botella de anís

EuropeFlag

Idiofone de raspagem que reutiliza uma garrafa com superfície rugosa, raspando com uma colher ou chave antiga. Serve para acompanhar seguidillas e villancicos.

 

Braguinha

PhotoEuropePortugal

Braguinha, ou machete, cordofone tradicional da Ilha da Madeira. Tem escala elevada sobre o tampo (dezassete trastos), e boca redonda. Pode ter caráter popular, próprio do «vilão», para acompanhamento rítmico e harmónico, tocando-se então "rasgado". Pode ser urbano, citadino e burguês, de tuna, melódico e cantante, tocando-se ponteado, com palheta ou com a unha do polegar direito ao jeito de plectro. A sua afinação é, do grave para o agudo, Ré-Sol-Si-Ré.

 

Brass

Europe

Termo inglês para designar os instrumentos de sopro de metal (trompete, trombone, tuba e trompa) e a respetiva secção na orquestra (Brass section).

YoutubeLucerne Brass Ensemble

 

Briazkalnytsia

ContinentCountry

Instrumento tradicional ucraniano que caiu em desuso e consistia em pratos de cobre ou outro metal pendurados de um arame. Quando se abanava o instrumento, os pratos tocavam uns nos outros produzindo o efeito sonoro de sinos.

 

Brinquinho

EuropePortugal

Idiofone típico do folclore madeirense constituído por bonecos vestidos com trajes regionais, com caricas e castanholas que se movimentam pelo eixo vertical de uma cana de 60/70 cm. O registo iconográfico mais antigo data do início do século XX.

 

Bubon

ContinentCountryCountry

Bubon, na Ucrânia, ou Buben, na Bielorrússia, instrumento tradicional de percussão de cuja menção remonta ao século XI. Instrumento da família do pandeiro, com um aro de madeira de 50 cm de diâmetro com pele num dos lados e soalhas (ou pequenas sinetass no interior), pode ser tocado com os dedos ou com baqueta.

 

Bugchu

ContinentFlag

Bughchu, bugdu ou bughdu, bimembranofone tradicional do Punjab, Índia, muito usado na música e danças folclóricas.

 

Buhay

ContinentCountry

Membranofone de fricção tradicional da Ucrânia que consiste num barril cónico de madeira com pele de ovelha numa extremidade com um pequeno furo pelo qual passa um tufo de crina de cavalo.

 

Bukhalo

ContinentCountry

Tambor grande tradicional da Ucrânia ocidental preso por um cinto ao executante que assim também pode mover-se ou até dançar durante a atuação. Por vezes, inclui um címbalo, ao lado.

 

Bukkehorn

ContinentFlag

Antigo instrumento nacional da Noruega feito de corno de cabra, tadicionalmente usado por pastores nas montanhas, tocado com diferentes técnicas de sopro, como trompete ou como clarinete.

 

Bullbul tarang

ContinentFlag

Instrumento de corda da Índia e do Paquistão que se desenvolveu a partir do taishogoto japonês. Um conjunto de cordas toca o bordão, o outro a melodia.

 

Bullroarer

AfricaAmericaAsiaEuropeOceania

Antigo instrumento ritual e instrumento de comunicação no Paleolítico, encontrado nos cinco continentes com formas diferentes e usado ainda pelos aborígenes australianos.

YoutubeBulroarer in action

 

Buzuki

PhotoEuropeFlag

Instrumento de oito cordas originário da Grécia, com caixa de ressonância semelhante à do bandolim, mas ricamente ornamentada. O bouzuki é o instrumento tradicional grego por excelência. Tanto o bouzuki grego como o irlandês têm um braço longo. O irlandês é um desenvolvimento do grego, adaptado para a música tradicional a partir dos anos 60 do século XX.

YoutubeAndreas Karantinis

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
C

 

Cabasa

Americas

Idiofone de percussão indireta semelhante ao afoxé (Brasil). A "cabasa" orquestral moderna tem uma configuração e materiais diferentes da verdadeira cabaça tradicional. É utilizada na música latina e na musicoterapia.

YoutubeCathy Porter

 

Caixa de rufo

Europe

Tambor bimembranofone em forma cilíndrica. Utilizado em vários estilos musicais, na música popular, no jazz e na música clássica.

YoutubeTécnica de caixa

 

Cajón

PhotoAmericasFlag

Instrumento de percussão de origem afro-peruana, é uma espécie de caixa de madeira percutida pelas mãos do executante que nela toca sentado.

YoutubeTécnicas e exercícios básicos

 

Caña rociera

EuropeSpain

Idiofone de concussão feito de cana, tradicional da Andaluzia, que acompanha por vezes o flamenco. Pode incluir guizos.

 

Cántaro

EuropeFlagFlagAmericasFlag

Objeto de barro que, além de transportar água, é usado como instrumento de percussão direta com a mão ou com uma alpergata na boca do cântaro. Acompanha fandangos em Puebla, México. Nos estados de Guerrero ou Oaxaca acompanha diversas danças, incluindo danças indígenas.

 

Caracaxá

AmericasFlag

Idiofone tradicional de percussão da família dos idiofones de raspagem. Uma pequena vara raspa a parte que tem saliências e é sustentada pela outra mão.

 

Carillon

ContinentCountry

Instrumento musical de percussão constituído por um conjunto de sinos concebidos e afinados para tocarem juntos. Existe sobretudo em torres de igrejas e, em alguns países, no edifício da Câmara Municipal.

 

Carimba

PhotoAfricaFlag

Idiofone africano que consiste numa pequena caixa de ressonância de madeira e lâminas de metal beliscadas pelos dedos do executante. Em África existem diferentes nomes para este instrumento, conforme o país e região: likembe, ubo, sanza, sansu, zanzu, karimba, kalimba, mbila, mbira huru, mbira njari, okeme, mbira nyunganyunga, marimba,  marimbula, karimbao. Em El Salvador, o termo designa um arco musical.

 

Castanholas

EuropePortugal

Idiofone de percussão direta feito de madeira, (com formato algo semelhante às castanhas), de plástico ou outro material, composto de duas partes côncavas que batem uma na outra. Há também castanholas de mão, que possuem um cabo. As castanholas são frequentes na música tradicional espanhola, mas aparecem também na música erudita. Na Ilha da Madeira há as castanholas da Tabua e as castanholas de cabeça de cão, idiofones tradicionais.

YoutubeExercícios básicos para castanholas

 

Castañuelas

EuropeSpain

Idiofone de percussão direta, tradicional de Espanha, feito de madeira, apoiado na palma da mão e tocado com os dedos. É, com a guitarra, um dos instrumentos nacionais de Espanha.

YoutubeLección

 

Cavaquinho

EuropePortugal

Pequeno cordofone dedilhado de 4 cordas, tradicional do folclore português.

YoutubeJosé Almeida

 

Caxixi

PhotoAmericasFlag

Idiofone de percussão indireta por agitação com a mão, em forma de chocalho com uma alça. Pequeno cesto de vime trançado, contem sementes, arroz ou pequenos pedacinhos de outros materiais. Instrumento tradicional do Brasil, complementa o berimbau nas rodas de "capoeira". Pode ser simples, duplo ou triplo, e o tamanho é variável. As suas origens encontram-se em África.

YoutubeHow to play the caxixi

 

Caxirola

AmericasFlag

Idiofone de percussão indireta por agitação do tipo chocalho criado por Carlinhos Brown para o Campeonato do Mundo de Futebol 2014 no Brasil, inspirado no caxixi mas feito de plástico e material sintético.

 

Celesta

EuropeFlag

Do francês "Céleste", Idiofone de percussão com teclado desenvolvido no século XIX, exteriormente parecido com um piano vertical ou um harmónio. Contém lâminas de metal percutidas por martelos e pedais para atenuar ou prolongar o som. Foi inventado em 1886 por Alphonse Mustel, em Paris. Tchaikosky introduziu-o na orquestra em 1892, na suite "O Quebra-nozes".

YoutubeKelly Zuercher

 

Cello

Violoncelo, cordofone de arco da orquestra

YoutubeKaren Stephenson

 

Cembalo

EuropeFlag

Termo italiano para designar o cravo, instrumento de tecla de corda beliscada.

YoutubeJean-Luc Ho

 

Ceterone

EuropeFlag

À letra, uma cetera grande, instrumento de corda semelhante ao chitarrone, como desenvolvimento da chitarra.

 

Cha cha cha bell

America

Idiofone metálico de mão, de percussão direta, em forma de campânula, tocado com baqueta de madeira, instrumento tradicional da América Latina.

 

Chácaras

EuropeSpain

Instrumento tradicional de percussão das Canárias, Espanha, feitos de duas partes de osso ou de madeira que entrechocam por ação da mão. São aparentados às castanholas mas um pouco maiores.

 

Chamber music

Europe

Expressão inglesa para designar "música de câmara" concebida para pequenos conjuntos instrumentais e salas de dimensões reduzidas.

 

Chamber orchestra

Europe

Designação inglesa da orquestra de câmara, orquestra formada por um número reduzido de músicos ao invés da orquestra sinfónica.

YoutubeBernard Haitink & Chamber Orchestra of Europe

 

Chande

ContinentFlag

Tambor membranofone de percussão direta com baquetas de madeira usado na música tradicional e clássica do sul da Índia.

 

Chap

PhotoCambodja

Idiofone metálico de percussão direta tradicional do Cambodja constituído por dois pequenos címbalos.

 

Charangón

AmericasFlag

Pequeno cordofone tradicional do Peru da família do charango, mais largo e afinado uma 4ª ou 5ª abaixo. O comprimento é de 70-80cm e o comptimento das cordas 40-50 cm.

 

Charango

PhotoAmericasFlag

Charango, ou quirquincho, cordofone dedilhado da América do Sul, com 5 pares de cordas. Os conquistadores levaram de Espanha a vihuela e os nativos apreciaram o instrumento, mas não tinham conhecimentos para construirem o instrumento em madeira, o que os levou a utilizarem a armadura do tatu.

YoutubeCharango total

 

Chauklon pat

PhotoMyanmar

Conjunto de seis tambores tradicionais de Myanmar.

 

Chenda

AsiaChina

Membranofone cilíndrico de madeira com as extremidades cobertas de pele de animal, originário nos estados indianos de  Kerala, Tulu Nadu de Karnataka. Em Tamil Nadu tem o nome de chande.

 

Chengila

ContinentFlag

Chengila, ou cennala, gongo indiano que ajuda o cantor tradicional ou dançarino a manter a pulsação.

 

Chelys

EuropeSpain

Cordofone dedilhado da Grécia antiga, lira comum e a mais antiga das liras gregas, cuja invenção a mitologia atribui a Hermes.

 

Ch'in

AsiaChina

Ch'in, guquin, quixianquin, espécie de cítara chinesa de 7 cordas. Agrupado entre os instrumentos de seda, é utilizado para acompanhar a meditação. Instrumento antigo, foi sempre muito elogiado pelos intelectuais chineses.

 

Chicote

EuropePortugal

Idiofone português de percussão direta, também existente no Brasil, constituído por duas pequenas tábuas de madeira ligadas por uma dobradiça. As pequenas tábuas batem uma contra a outra, lembrando a sua sonoridade de um chicote a estalar.

 

Chillador

AmericasFlag

Pequeno cordofone em forma de guitarra tradicional do Peru com 10,1 2 ou 14 cordas em ordens duplas ou triplas.

 

Chimta

ContinentFlag

Instrumento de percussão de agitamento da Índia constituído por suportes de metal com soalhas.

 

Chincalho

EuropePortugal

Idiofone de percussão indireta por agitação da mão, que se apresenta em formatos variados, constituído basicamente por um suporte de madeira ou plástico com chapas metálicas chamadas soalhas que batem entre si quando o executante sacode o instrumento.

 

Chinlili

AmericasFlag

Chinlili, também conhecido por chinlilo, é um cordofone tradicional de Ayacucho, Peru.

 

Chikara

ContinentFlag

Instrumento de corda friccionada de Bengal, Índia, usado no folclore indiano.

 

Chincalho

EuropeFlag

Idiofone metálico de agitamento constituído por uma estrutura de madeira ou de metal que suporta certo número de pares de soalhas, parecido com o chocalho brasileiro mas mais simples e com som menos poderoso.

 

Ching

PhotoCambodja

Idiofone de percussão direta tradicional do Cambodja, constituído por um par de objetos metálicos em forma de tigela ligados por um fio e tocado com os dedos. É utilizado no teatro e na dança no Cambodja e na Tailândia.

 

Chiquitzi

AfricaFlag

Termo shangana, Moçambique, designa um chocalho de mão constituído por uma caixa feita de caniço fino e sementes ou pequenas pedras no interior. Trata-se de um instrumento essencialmente tocado por mulheres e em festas de casamento.

 

Chirula

EuropeFlag

Flauta antiga tradicional do Béarn, França.

 

Chirimia

AmericasFlag

Conhecida por chirisuya no Peru, chirimia é o termo espanhol para um tipo de oboé. Foi introduzido na América Central e do Sul pelos padres espanhóis no século XVI e XVII. A utilização e timbre varia de país para país e mesmo de região para região.

 

Chitata

AfricaFlag

Idiofone beliscado tradicional de Moçambique. É feito de lâminas de metal presas numa ponta a uma caixa de ressonância de madeira.

 

Chitatya

ContinentCountry

Instrumento tradicional maconde (Moçambique) constituído por um uma base de madeira onde estão afixadas lamelas de metal dedilhadas pelo executante, e uma caixa de ressonância de cabaça.

 

Chitende

EuropeMozambique

Cordofone moçambicano (Save e Sofala) do tipo arco musical com caixa de ressonância de cabaça aberta para o exterior.

 

Chivoconvoco

EuropeMozambique

Cordofone percutido tradicional de Moçambique (Maputo, Gaza) do tipo arco musical. É constituído por um fio e um pau de madeira que atravessa uma cabaça ou casca de coco com abertura revestida por pele de animal. O fio que liga as extremidades do arco passa por cima da cabaça que funciona como caixa de ressonância.

 

Chiufolo

EuropeFlag

Flauta de bisel tradicional de Itália relatada já no século XIV, também conhecida por zuffolo ou ciufolo.

 

 

Chocalho

EuropeFlagAmericasFlag

Campaínha colocada pelos pastores ao pescoço das ovelhas, cabras ou vacas. Não sendo propriamente um instrumento musical, o chocalho de vaca já teve utilização em obras orquestrais (Sinfonia dos Alpes, de Richard Strauss, e Sinfonias nº 6 e nº 7 de Gustav Mahler). No Brasil designa um idiofone metálico de agitamento muito usado pelas escolas de samba.

 

Chod damaru

Asia

Tambor bimembranofone antigo e tradicional do Tibete.

YoutubeHow to play the chod damaru

 

Choquella

Americas

Instrumento de sopro predecessor da kena, mas maior.

 

Chusao samishen

PhotoJapan

Cordofone japonês da família do samishen, com corpo, braço e número de cordas semelhante (três), mais pequeno.

 

Ci wain

PhotoMyanmar

Círculo de 21 gongos percutidos com martelos, ou as mãos e os dedos (no caso dos gongos mais agudos), é um idiofone de percussão direita tradicional de Myanmar.

 

Ciaramedda

EuropeFlag

Ciaramedda ou ciaramédha (Sicília), uma espécie de zampogna originárias das zonas rurais da Sicília e Calábria, é também conhecida por zampogna a paru, terzalora ou cornamuse.

 

Çifteli

EuropeFlagFlag

Çifteli ou Çiftelia, instrumento de duas cordas da Albânia e Kosovo utilizado em casamentos e concertos.

 

Cimbalom

PhotoEuropeFlag

Instrumento nacional da Hungria, é um instrumento de corda dotado de uma caixa trapezoidal e cordas metálicas. Encontra-se na Croácia, Roménia, Polónia e Moldova, Eslováquia e República Checa.

YoutubeErzsébet Gódor

 

Cimpoi

EuropeRomania

Aerofone, instrumento de sopro tradicional da Roménia.

 

Cítara

Europe

Cordofone dedilhado histórico com sonoridade aparentada à harpa. Nos países de língua alemã e em países de Leste, a cítara é muito utilizada na música folclórica. Há formas e nomes diferentes em vários países da Europa, nos países mediterrêneos e na Alemanha onde conheceu os nomes de "gittern", "zitter", "cytherne" e "cittharne".

 

Cithara

EuropeSpain

Kithara, no grego, instrumento de corda dedilhada da Grécia antiga, da família da lira, versão profissional da lira de duas cordas, sendo tocada por músicos profissionais de então, os "kitharodes".

 

Chitra veena

ContinentFlag

Chitra veena, chitraveena, chitra vina, hanumad vina, ou mahanataka vina, chamado gottuvadyam a partir do século XIX, instrumento de 20-21 cordas usado na música carnática.

 

Clarim

Europe

Aerofone de metal constituído por bocal, de um lado, e campânula, do outro. As notas são produzidas pela variação da embocadura do instrumentista, uma vez que não tem orifícios nem válvulas e é um dos instrumentos mais simples dos aerofones de metal. Fica limitado à produção de notas dentro dentro da série harmónica do som fundamental. Pelo seu timbre brilhante e simplicidade é especialmente usado em meios militares.

 

Clapstick

EuropeFlag

Clapstick, clapper, clapper stick, idiofone de percussão direta constituído por um, ou um par de pequenos paus com ou sem ornamentação utilizados pelos aborígenes da Austrália para manter o ritmo dos cantos e em muitas regiões do mundo.

 

Clarinete

Europe

Clarinet em Inglês, aerofone de madeira de palheta simples, constituído por tubo cilíndrico, boquilha e chaves. Possui os registos grave, médio, agudo e superagudo. Benny Goodman, no jazz, e Sabine Meyer, na música clássica, são nomes famosos entre clarinetistas. Desenvolvido no início do século XIX a partir do "chalumeau".

YoutubeMark van de Wiel

 

Clarino

EuropeFlag

Termo italiano que nos séculos XVII e XVII designava a trompete e que hoje designa o instrumento de registo mais agudo.

 

Clarsach

EuropeScotland

Harpa tradicional do folclore escocês.

YoutubeThe walls of Liscarrol

 

Clavas

EuropePortugal

As clavas, também chamadas "pausinhos", são um idiofone de madeira, existentes em Portugal, Brasil e muitos países, com nomes, materiais e timbres diferentes. Funcionando como caixa de ressonância, côncava, uma das mãos sustenta um pau, enquanto a outra percute. No Brasil, a tradição índia apresenta clavas com gravação a fogo.

 

Claves

EuropeFlag

Termo inglês para o idiofone de percussão direta constituído por duas peças de madeira ou de outro material em que uma bate na outra. Steve Reich compôs Music for Pieces of Wood, para cinco pares de clavas. Tem um papel importante na música brasileira e cubana e é utilizado no ensino da música em muitos países.

 

Clavicórdio

Europe

Clavichord em Inglês, o termo designa um pequeno instrumento de tecla predecessor do piano. Inventado no século XIV, é o mais antigo cordofone de tecla e percussão. Nos séculos XVII-XVIII, foi muito popular nos países de língua alemã, Escandinávia e Península Ibérica. Foi nesse período o instrumento doméstico ideal para praticar ou tocar a solo.

YoutubeWim Winters

 

Cobza

EuropeRomania

Alaúde da Roménia, cordofone em forma de pera.

 

Concertina

PhotoEuropeFlag

A concertina é um aerofone dotado de fole e palheta livre menor do que o acordeão. É muito popular em Portugal, sobretudo na região norte, sendo utilizado em bailes e romarias.

 

Congas

AmericasFlag

Par de membranofones altos, com raizes africanas desenvolvido em Cuba. Tem sonoridade grave e altura regulável. Com grande importância na percussão afrocubana, tornou-se fundamental na interpretação de ritmos latinos como "salsa" e "merengue". Pode ser tocada com os dedos e as mãos.

YoutubeTutorial de congas

 

Conocchie

EuropeFlag

Plural italiano de conocchia, instrumento de percussão de madeira usado na música tradicional do Sul de Itália.

 

Contrabaixo

Europe

Double bass em Inglês, o maior e mais grave da secção de cordas da orquestra, muito utilizado na música clássica e no jazz, podendo ser tocado com ou sem arco (com os dedos, em pizzicato). As suas cordas, do agudo para o grave, têm a seguinte afinação: sol2, ré2, lá-1, mi-1. Entre os contrabaixistas mais famosos contam-se Charles Mingus, no jazz, ou Oscar Zimmermann, na música clássica.

YoutubeMichael Fuller

 

Contrafagote

Europe

Contabassoon ou double bassoon em Inglês, instrumento de sopro semelhante ao fagote mas que toca uma oitava abaixo.

YoutubeLuke Whitehead

 

Copofone

Europe

O copofone (verrilon, copos musicais ou harpa de vidro) é um instrumento que surgiu na Europa no século XVII, provavelmente inspirado nos instrumentos asiáticos constituídos por taças metálicas ou de porcelana. As taças de vidro ou cristal afinadas por água em maior ou menor quantidade são friccionadas pelos dedos molhados do intérprete. A partir do copofone, Benjamin Franklin inventou a harmónica de vidro.

 

Cordofone

AfricaAmericasAsiaEuropeOceania

Cordofone é, na classificação Hornbostel-Sachs bastante utilizada atualmente, a classe de instrumentos musicais cujo som é produzido por cordas esticadas. O som ser produzido de diferentes formas conforme a corda é dedilhada (guitarra), beliscada (cravo), friccionada (violino), percutida (piano) ou soprada (harpa eólia). O controle das alturas pode ser feito de diferentes formas, variando o comprimento da corda na própria execução (guitarra) ou tocando em cordas de diferentes comprimentos (piano).

YoutubeSuite for string orchestra

 

Corne inglês

Europe

Cor anglais, em Francês, English horn, aerofone de madeira, de palheta dupla, como o oboé. É um instrumento transpositor, maior e mais grave que o oboé, mas a dedilhação é igual. Como acontece com o fagote e alguns tipos de saxofone, o instrumentista usa uma alça no pescoço para apoiar o suporte.

YoutubeJill Crowther

 

Cornetto

Europe

Instrumento de sopro feito de madeira ou marfim dotado de bocal e orifícios como a flauta de bisel usado nos séculos XVII e XVIII. O baixo do cornetto é o serpentão (serpent em Inglês).

 

Cravo

Europe

O cravo é um cordofone de tecla dotado de um ou mais teclados que teve o seu período áureo no período barroco, nos séc. XVII-XVII. No século XVII, destronou a espineta, mas as dificuldades em apresentar uma capacidade sonora satisfatória acabariam por afastar o cravo em favor do piano-forte e do piano. Diversamente do piano, instrumento de corda percutida, o cravo é um instrumento de corda beliscada. Se o séc. XIX marcou o declínio do cravo verifica-se que, na atualidade, este instrumento reconquista a simpatia do público e dos músicos.

YoutubeElaine Comparone

 

Crescente turco

AsiaEurope

O crescente turco é um idiofone feito de objectos (campaínhas, correntes) que chocalham juntos, obtendo-se assim um som mais forte.

 

Cristalofone

Europe

O cristalofone é um idiofone cujo som é produzido por copos de cristal. O copofone (verrilon, copos musicais ou harpa de vidro) é um instrumento que surgiu na Europa no século XVII. As taças de cristal, afinadas com água em maior ou menor quantidade, são friccionadas pelos dedos molhados do intérprete. Na segunda metade do século XIX houve em Portugal um agrupamento de nome "Quinteto de Cristal".

 

Crótalos

AfricaEurope

Crótalos (do termo grego crótalon) são um idiofone metálico de percussão direta utilizado na Grécia Antiga e no Egito, mas também ainda hoje na música tradicional do Norte de África, no acompanhamento de danças, e na Educação Musical. Consiste num ou dois pares de pequenos címbalos que entrechocam por ação dos dedos da(s) mão (s) do executante, designadamente em danças.

 

Crwth

EuropeFlag

Crwth, ou crowth, antigo instrumento musical de corda friccionada que se supõe ser tocado no País de Gales desde o século XI.

 

Cuatro

PhotoAmericasFlag

Cordofone, instrumento nacional de Puerto Rico e Colômbia, deve o seu nome ao facto de originariamente ter 4 cordas.

 

Cuíca

AmericasFlag

A cuíca, também chamada puíta, (ou pwita em Angola), é um membranofone de friccão tradicional do Brasil. É muito muito usada na música popular brasileira e no Carnaval. Tem a forma de um tambor, mas é a fricção de uma varinha encostada à pele, no interior, que produz o seu timbre inconfundível. Pode ter sido levada para o Brasil por escravos africanos bantos, mas ligações podem ser traçadas a outras partes do nordeste africano, assim como à península Ibérica, onde existe ainda hoje a sarronca. 

YoutubeCarlinhos da Cuíca

 

Culo'e puya

AmericasFlag

Também conhecido por culoepuyaculo e puya, ou culepuya, conjunto de três pequenos tambores originários da Venezuela (prima, o mais pequeno; cruzao, o médio; pujao, o mais largo) bimembranofones estreitos e fundos com pela esticada com tensores.

 

Cumbus

AsiaEurope

O cumbus é membranofone clássico da Turquia, embora relativamente moderno, desenvolvido por Zeynel Abidin Cümbüs em Istambul por volta de 1900. A sua forma é parecida com a do banjo americano, mas tem 12 cordas, sem trastos.

YoutubeTurkish Standard Cumbus

 

Cymbaly

ContinentCountry

Instrumento de corda dedilhada semelhante ao dulcimer, com caixa em forma trapezoidal. Supõe-se que o cymbaly foi levado da Lituânia para a Bielorrússia por alemães nos séculos XII-XIII.

 

Cymbales

Europe

Termo francês para pratos de choque, idiofone de percussão direta formado por um par de pratos metálicos que entrechocam por ação das mãos do executante, podendo também um prato estar suspenso e ser percutido por uma baqueta.

 

Cytra

ContinentCountry

Cítara da Bielorrússia.

 

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
D
Dholak, India

 

Dahola

Membranofone de origem muito antiga do Médio Oriente, também conhecido por darbuka ou doumbeck.

 

Daire

Europe

Membranofone circular da Europa de Leste e Ásia.

 

Damaru

PhotoAsiaFlag

O damaru, ou damru, é um pequeno bimembranofone da Índia, Nepal e Tibete, sendo utilizado no hinduísmo e no budismo tibetano. No Hinduísmo, o damru é conhecido como instrumento de Shiva, por ele criado para produzir sons espirituais.

 

Dan nguyet

PhotoAsiaFlag

Cordofone do Vietname constituído por corpo circular e braço com duas cordas.

 

Dangubica

EuropeCountry

Pequeno instrumento de corda tradicional da Croácia e da Sérvia com duas cordas simples ou duas cordas duplas, caixa de ressonância em forma de meia pera e braço com trastos. Uma corda (ou par de cordas) toca a melodia, a outra (ou par) toca o bordão.

 

Danso

PhotoAsiaFlag

Aerofone coreano, danso é uma flauta feita de cana de bambu.

 

Darbuka

PhotoAfricaFlag

Tambor unimembranofone árabe.

YoutubeTop 10 darbuka rhythms

 

Davul

AsiaEurope

Bimenbranofone turco do tipo tambor grave. Remonta ao século XIV e foi introduzido na Europa no século XVIII.

YoutubeCem Bergamalı'dan

 

Den-den daiko

PhotoJapan

Cordofone tradicional do Japão constituído por um corpo cilíndrico com membrana nas extremidades. É percutido por duas rodinhas ligadas ao corpo por um fio, que batem nas membranas quando as mãos fazem girar o cabo do instrumento. Encontra-se em outras culturas, na Mongólia, Índia, China e Coreia. É usado em rituais religiosos e utilizado como brinquedo pelas crianças.

 

Dentsivka

ContinentCountry

Aerofone de sopro tradicional ucraniano que exsite em vários tamanhos, desde piccolo a baixo.

 

Derkach

ContinentCountry

Instrumento tradicional ucraniano de madeira e brinquedo de crianças com uma peça de madeira com uma língua e uma roda dentada, semelhante à cegarrega.

 

Dhak

AsiaChina

Bimembranofone indiano com o formato cilíndrico, às vezes em forma de barril, percutido geralmente com baquetas de madeira.

 

Dhol

PhotoPhotoJapan

Dhol, ou dholak, bimembranofone tradicional largamente utilizado na Índia, especialmente no Punjab, que remonta pelo menos ao século XV, introduzido por persas.

 

Dholak

PhotoPhotoJapan

Tambor bimembranofone de mão, também conhecido por dholki, doki, ou nal. As peles são ajustáveis de modo a haver um intervalo de 4ª perfeita ou 5ª perfeita entre os dois sons. É largamente utilizado no norte da Índia, Paquistão e Nepal.

 

Didgeridoo

PhotoOceaniaAustralia

aerofone aborígene do norte da Austrália feito a partir de um tronco de árvore, podendo atingir 2 metros de comprimento. É considerado um dos aerofones mais antigos do mundo. É uma espécie de trompa que exige muita força.

 

Dilruba

PhotoIndia

Cordofone da Índia, é um instrumento clássico da música indiana, partilhando as origens do sarangi, mas nascido apenas no século XIX.

 

Dimba

Africa

Xilofone nativo do Congo.

 

Dimbila

ContinentCountry

Instrumento tradicional de Moçambique constituído por placas de madeira dispostas como no xilofone e percutidas com baqueta.

 

Diplica

EuropeCountry

Diplica ou diplice, instrumento de palheta simples dos Balcãs, foi tocado de diferentes formas em diversas regiões da Croácia, sobrevivendo hoje especialmente na região da Baranya.

 

Divan

Photo

O maior da dos cordofones da família saz, com cerca de 1,40m.

 

Dizi

PhotoChina

Flauta travessa chinesa.

 

Djembe

AfricaFlag

Tambor unimembranofone de percussão direta com as mãos, de origem africana, designadamente a Guiné, pertencente à família dos tambores de taça. Tem um corpo de madeira esculpido em forma de cálice, com esticadores a toda a volta. Junto ao aro, o som é mais agudo; no centro o som é mais grave.

YoutubeWeedie & Amadou Djembe Duo

 

Djun-djun

PhotoCountry

Nome genérico de um conjunto de três tambores tradicionais da África Ocidental com origem no Império do Mali.

 

Do-table

PhotoIran

Par de tambores metálicos do Irão e Curdistão.

 

Dobat

PhotoMyanmar

Bimembranofone tradicional de Myanmar, pode ser tocado em ambas as extremidades. Foi utilizado para pedir chuvas quando as monções tardavam.

 

Doedelzak

ContinentCountryCountry

Termo que designa gaita de foles na Holanda e Flandres.

 

Dolio

EuropeFlag

Instrumento musical de sopro que existiu no norte da Península Ibérica no tempo do Românico.

 

Dollu

AsiaChina

Instrumento de percussão bimembranofone originário de Karnataka, Índia. Instrumento grande e pesado, com corpo de madeira e pele de ovelha ou de cabra.

 

Dolzaina

EuropeSpain

Dolzaina ou dulzaina, instrumento de sopro espanhol (Castille), de palheta dupla.

YoutubeTraditional song

 

Domra

EuropeRussia

Alaúde russo e ucraniano que existe em diferentes tamanhos: piccolo, alto, tenor e baixo.

 

Dudka

ContinentCountry

Instrumento de sopro, um dos mais antigos utilizados na Bielorrússia. Há outros nomes para o instrumento: zhalejka, dudachka e pischchyke.

 

Dundoumba

Photo

O maior e mais grave de um conjunto de três tambores tradicionais da África Ocidental, o djun-djun.

 

Dotara

PhotoAsiaFlag

Dotara, dotar, dotora, instrumento tradicional da Índia e nacional do Bangladesh, é um cordofone com corpo circular e braço em forma de cabo com duas cordas.

 

Double Bass

Cordofone de arco, o maior e mais grave da secção de cordas da orquestra.

YoutubeMichael Fuller

 

Doumbek

Tambor unimembranofone árabe semelhante à darbuka.

YoutubeSuat Borazan

 

Doyra

PhotoAsiaFlag

Instrumento nacional do Uzbequistão, membranofone circular de percussão direta com os dedos de ambas as mãos.

YoutubeAbbos Kosimov

 

Drejelire

PhotoEuropeFlag

Instrumento nacional da Suécia, é um instrumento de corda com teclado.

 

Drimba

EuropeRomania

instrumento romeno semelhante à harpa de boca, ou jew's harp.

 

Duda

ContinentCountryCountryCountry

Gaita de foles da Bielorrússia, conhecida dudas na Letónia e na Estónia onde foi popular entre os séculos XVI e XVIII.

 

Dudelsack

EuropeGermany

Gaita de foles da Alemanha.

 

Duduk

PhotoAsiaFlag

Instrumento tradicional turco.

YoutubeTigran Aleksanyan

 

Dudy

EuropeCzech Republic

Gaita de foles feita de pele de cabra na República Checa.

 

Duff

AfricaAsiaEurope

Tambor árabe em formato quadrangular que está na origem do adufe da Beira Baixa.

 

Duggi

ContinentCountry

Duggi, dugi ou dukkar, instrumento de percussão de membrana indiano, em forma de timbales, tocado com os dedos e a palma da mão.

 

Dulcimer

AmericasFlag

Cordofone norte-americano utilizado pelos índios dos Montes Apalaches, levado por europeus. As suas origens encontram-se provavelmente nas regiões que correspondem ao Irão e ao Iraque. É uma caixa de madeira achatada que pode ter até cem cordas.

YoutubeChris Foss

 

Dulzaina

EuropeFlag

Instrumento espanhol de sopro de palheta dupla em forma cónica, com cerca de 30 cm e 7 orifícios que descende de instrumentos semelhantes existentes na Mesopotâmia no ano 3000 a.C.

 

Dumbeck

PhotoPakistan

Dumbeck ou dumbeg, pequeno tambor metálico do Paquistão semelhante ao tonbak iraniano.

 

Dumbra

AsiaEurope

Cordofone da família dos alaúdes tradicional do povo tártaro.

 

Dung chen

PhotoChina

Trompa do Tibete constituída por diversos elementos, podendo atingir 4 metros ou até mais.

 

Dutar

PhotoChina

instrumento de corda originário da China, dotado de duas cordas e caixa de ressonância em forma de pera. Cordofone tradicional da Turquia.

YoutubeAbdurehim Heyit Uyghur

 

Dvoyanka

EuropeBulgaria

Flauta dupla tradicional da Bulgária.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
E

 

E flat clarinet

YoutubeJennifer McLaren

 

Echecachichtli

PhotoAmericasFlag

Também chamado "silbato de la muerte", é um gerador de som associado ao culto dos mortos tendo por isso, em geral, a forma de caveira. Deve o seu nome ao deus do vento dos aztecas, Ehécatl.

 

Eeng

AmericasFlag

Instrumento de corda fricionada do México, da tribo Seri, com uma corda e corpo retangular de madeira. É utilizado em rituais e danças.

 

Ekkalam

AsiaFlag

Aerofone usado especialmente em Tamil Nadu, Índia. Consiste num tubo comprido de metal com pavilhão. O som é produzido pela vibração do ar provocada executante, podendo a altura ser modificada pela tensão dos lábios e a força do sopro.

 

Ektar

PhotoIndia

Ektara, iktara, ou ik tara, instrumento de uma corda com corpo circular tocado na Índia, Bangladesh, Egito e Paquistão.

YoutubeLearn to play ektar

 

Ektara tenor

AsiaFlag

Cordofone indiano, é constituído por uma caixa de ressonância redonda e um longo braço sobre o qual se pressionam as duas cordas obtendo diferentes sons.

YoutubePlaying ektara

 

Ekwe

PhotoAfricaFlag

Ekwe é um idiofone de madeira tradicional da Nigéria.

 

Elathalam

ContinentFlag

Elathalam, ou lathalam, idiofone de percussão direta que consiste em dois pratos de bronze que entrechocam por ação das mãos do executante.

 

Electrofone

AfricaAmericasAsiaEuropeOceania

categoria de instrumentos musicais cujo som é produzido por meios electrónicos.

 

Endongo

PhotoAfricaFlag

Endongo é um cordofone traficional do Uganda.

YoutubeKinobe

 

Épinette des Vosges

EuropeFrance

Cordofone francês da família do dulcimer.

Youtube

 

Erhu

PhotoChina

Instrumento de corda friccionada tradicional da China, de pequeno corpo em formato exagonal ou octogonal e duas cordas.

YoutubeYu Hongmei

 

Erke

AmericaFlagFlagFlag

Também chamado erque, coroneta, quepa, é um instrumento de sopro bastante longo originário de Gran Chaco, Bolívia, noroeste da Argentina e norte do Chile. É basicamente constituído por uma cana a que foram retirados os nós internos. Nos povos indígenas, este instrumento é usado apenas com fins rituais.

 

Erquencho

PhotoAmericasFlagFlag

Erquencho, ou erkencho, é um instrumento de sopro tradicional da Bolívia e Argentina feito de corno de anima com palheta simples.

 

Escaleta

PhotoEuropeFlag

nome dado no Brasil à melódica, instrumento de sopro de palheta livre que se toca soprando através de embocadura e dedilhando com uma das mãos. Pressionando uma tecla com um dedo provoca-se a passagem de ar através de uma palheta e a respetiva vibração. Existem melódicas soprano, contralto, tenor e baixo, de marcas como Hohner, Yamaha, Suzuki, Hammond, Becker.

 

Esraj

PhotoAsiaFlag

Esraj é um cordofone tradicional da Índia.

YoutubeGavatry mantra

 

Espineta

EuropeFrance

Épinette, cordofone de teclado, é como que uma versão mais pequena do cravo. Foi muito importante no Período Barroco. Em França, tornou-se popular a partir do séc. XV.

YoutubeRyan Layne Whitney

 

Esterilla

AmericaFlag

Instrumento de percussão tradicional da Colômbia.

 

Eufónio

Europe

Euphonium, do grego através do latim euphonium, é um instrumento de sopro de metal, aparentado à tuba, sendo também chamado bombardino.

YoutubeAnthony Caillet

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
F

 

Fagote

Europe

Instrumento de sopro de madeira bastante grave que tem palheta dupla e um tubo cónico com cerca de 2,4 metros. James Mackintosh, Archie Camden e Simon Kovar são nomes de fagotistas célebres.

YoutubeAmy Harman

 

Fanfarra

Europe

Fanfare em Inglês, conjunto de músicos tocando trompete e outros instrumentos de sopro de metal em circunstâncias militares ou cerimoniais.

 

Fanfrnoch

ContinentCountry

Instrumento de percussão de membrana, tradicional da República Checa, que consiste num vaso de barro ou metal com pele na abertura, pele com um pequeno buraco que permite a fricção provocada pelo de crina de cavalo.

 

Fiddle

PhotoEuropeFlag

Fiddle é um instrumento europeu de corda friccionada.

 

Fídula

EuropeFlag

Palavra italiana que designa um cordofone antigo em registo grave. Aparece também com os nomes de fiddle, lyra, lira e geige (alemão). Juntamente com a rabeca era, na Idade Média, o instrumento mais popular.

 

Fife

ContinentCountry

Pequena flauta travessa de madeira de som semelhante ao piccolo, com origem na Idade Média. É ainda usada em bandas militares e marciais.

 

Fiscorn

EuropeSpain

Instrumento de sopro de metal existente na Catalunha, Espanha.

 

Flabiol

EuropeFlag

Instrumento de sopro de madeira tradicional de Espanha, pequena flauta de três orifícios tocada com a mão esquerda enquanto a mão direita faz percussão com tamboril, bombo ou timbal.

 

Flabuta

EuropeFlag

Flauta antiga da Gasconha, França, semelhante à txirula, da qual difere pela ornamentação e repertório.

 

Flauta

Europe

Flute em Inglês, termo que designa vários instrumentos de sopro sem palheta, designadamente a flauta transversal, que faz parte da orquestra moderna. A flauta de bisel não integra a orquestra desde o barroco tardio.

YoutubeSamuel Coles

 

Flauta de bisel

Europe

Recorder em Inglês; flûte à bec em Francês; blockflöte em Alemão; flauto dolce em Italiano; instrumento de sopro constituído por um tubo cilíndrico com diversos orifícios e um bocal com apito no qual se sopra diretamente. Franz Brüggen e David Munrow são executantes conhecidos a nível internacional.

YoutubeIl Giardino Armonico

 

Flauta de Pan

AmericasEurope

Pan flute em Inglês, instrumento de sopro constituído por canas ou tubos cilíndricos de tamanhos diferentes. Os antigos gregos chamavam-lhe "syrinx". É um instrumento típico dos Andes e do Perú.

YoutubePetruta Küpper

 

Flauta pastoril

EuropePortugal

Instrumento de sopro de formato tubular feito de cana, com três orifícios e tocada por uma só mão sendo que a outra mão toca um pequeno membranofone chamado tamboril.

 

Flauta transversal

Europe

Instrumento de sopro da família das madeiras, embora seja hoje feito de metal. Jean-Pierre Rampal e James Galway são nomes mundialmente reconhecidos como flautistas.

YoutubeSamuel Coles

 

Flejguta

EuropeMalta

Aerofone de Malta, flauta de cana.

 

Flexatone

PhotoAmericasEngland

instrumento de percussão moderno feito de metal, com uma folha de metal fina e uma pega de arame grosso.

YoutubeFlexatone Quartet

 

Fliscorne

Europe

Aerofone de metal, provido de válvulas. É um instrumento semelhante à trompete, mas tem uma tubagem mais larga e produz sons mais aveludados e menos brilhantes.

 

Floyara

ContinentCountry

Instrumento musical ucraniano com um tubo de um metro que consiste numa forma aperfeiçoada de sopilka, sendo muito usado nos funerais dos Cárpatos.

 

Frilka

ContinentCountry

Aerofone de sopro ucraniano, versão aperfeiçoada da sopilka, flauta tradicional, versão mais pequena da floyarka.

 

Flutina

PhotoEuropeFlag

A futina é o aerofone precursor do acordeão diatónico.

YoutubeFlutina, types of accordion

 

Forminx

EuropeSpain

Um dos mais antigos instrumentos de corda dedilhada da Grécia Antiga, entre a lira e a cítar, podia ter de duas a sete cordas. É provavelmente originário da Mesopotâmia.

 

Fortepiano

Europe

Fortepiano, ou pianoforte, termo para designar o piano antigo, do século XVIII, mais pequeno do que o atual mas que já tinha a capacidade para tocar piano e forte.

YoutubeMatt Bengtson

 

Friscalettu

EuropeItaly

Antiga flauta tradicional do folclore siciliano, feita de cana, com 7 orifícios na parte da frente e dois na parte de trás.

 

Frula

PhotoEuropeFlag

Também conhecido por svirala ou jedinka, frula é uma flauta de madeira com seis orifícios tradicional da Sérvia e muito utilizada por pastores.

 

Fue

PhotoJapan

Termo japonês que designa "flauta" e se refere a uma classe de flautas originárias do Japão, em registo agudo e feitas de bambu. A mais popular das fue é a shakuachi.

 

Fujara

PhotoEuropeFlag

Fujara é um aerofone tradicional da Eslováquia, uma flauta grande constituída por dois tubos de cana (o maior com 1,60m-2,00m; o menor com 50cm-80cm).

YoutubeWinne Clement

 

Furruco

EuropeFlag

Tambor membranofone de fricção da Venezuela que consiste num cilindro oco de barro ou madeira com a extremidade tapada com pele atravessada ao centro por uma vara que põe o couro em vibração e produz um som grave e característico.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
G

 

Gadulka

PhotoEuropeFlag

Instrumento búlgaro de corda friccionada com corpo em forma de meia pera.

YoutubeGadulka solo

 

Gagar

ContinentFlag

Vasilha metálica de água usada como instrumento musical no Punjab, Índia, para acompanhar canções e danças tradicionais.

 

Gaita

EuropeSpain

Gaita de foles tradicional de Espanha. Semelhantes são as da Galiza, das Astúrias e do Nordeste de Portugal.

 

Gaita de foles

EuropePorugal

Aerofone dotado de fole, um saco para onde o tocador sopra. Com o braço, o ar é empurrado através de um tubo para as gaitas, produzindo o som. É muito utilizado nas regiões de influência celta, incluindo a Escócia, França, Espanha e Portugal.

 

Gajde

PhotoEuropeFlag

Gaita de foles da Croácia.

 

Galoubet

EuropeFlag

Flauta antiga tradicional da Provença, França.

 

Gamba

Europe

Gamba ou viola da gamba, instrumento de arco muito popular entre 1600 e 1750 tocado de forma algo semelhante à do moderno violoncelo.

YoutubeNima Ben David

 

Gamelão

PhotoIndonesia

conjunto indonésio de instrumentos de percussão como o Kendang, o saron e o bonang, gongos, xilofones, metalofones, címbalos e flautas.

 

Gandingan

PhotoPhotoFlag

Conjunto filipino de 4 gongos.

 

Gangan

AfricaFlag

Membranofone africano tradicional da Nigéria, menor que o dundun.

 

Ganjira

PhotoPhotoFlag

unimembranofone circular aparentado ao pandeiro muito utilizado na música carnática (clássica) do Sul da Índia, de 18 a 23 cm de diâmetro e 5 a 10 cm de profundidade. O mesmo que kanjira.

 

Gankogui

Idiofone metálico de percussão direta percutido por baqueta de madeira tradicional do Tibete, formado por duas campânulas de tamanho diferente.

 

Ganurags

ContinentCountry

Clarinete tradicional da Letónia com corpo cilíndrico terminando em corno de animal.

 

Ganza

AmericasFlag

Idiofone brasileiro de percussão indireta dependente da agitação com as mãos.

 

Gayda

EuropeBulgaria

Gaita de foles tradicional da Bulgária.

 

Genebres

EuropePortugal

idiofone constituído por uma série de paus redondos maciços, de tamanhos crescentes, enfiados numa tira de couro, formando colar. É utilizado na Lousã, na "Dança dos Homens", festa realizada em honra da Senhora dos Altos Céus, em Maio. A "genebres" é utilizada apenas nesta cerimónia. Normalmente, está entregue à Comissão de Festas e passa anualmente dos festeiros velhos para os festeiros novos.

 

Gharba

ContinentFlag

Instrumento de percussão do Punjab, Índia, utilizado em canções e danças folclóricas, constituído por um pote de barro tocado com as mãos.

 

Ghatam

ContinentFlag

instrumento de percussão usado na música carnática do sul da Índia que consiste num pote de barro (feito para conter água) com uma boca estreita.

 

Ghaycahk

PhotoIran

Instrumento de corda fricionada tradicional do Irão.

 

Ghaita

Africa

Aerofone de palheta dupla do Norte de África usado pelos encantadores de serpentes. Al ghaita ou al ghaida designa um instrumento semelhante ao surnay, uma espécie de oboé usado em dias festivos.

 

Ghatam

PhotoContinentFlag

Instrumento de percussão do Sul da Índia constituído por um pote de barro percutido com as mãos e os polegares em lugares diferentes de modo a obter sons mais graves ou mais agudos.

 

Ghumot

ContinentFlag

Ghumot,  gumot ou ghumat é um instrumento de percussão de membrana de Mombai, Índia, constituído por um corpo de barro com as extremidades abertas e pele na abertura maior. É parte integrante do folclore e dos rituais de Goa, tanto hindus como cristãos.

 

Ghungroo

ContinentFlag

Conjunto de guizos presos a um tecido e colocados junto ao tornozelo das bailarinas de dança clássica indiana.

 

Ginebra

EuropeSpain

Idiofone espanhol também que consta de uma série de canas endurecidas ao fogo, unidas entre si por cordas ou arames muito usado nas festividades de natal.

 

Giga

EuropeFlag

Lira de arco norueguesa, hoje extinta.

 

Glockenspiel

Europe

Instrumento de percussão direta semelhante na forma ao xilofone, mas feito de barras metálicas rectangulares, organizadas em duas filas. As baquetas podem ser feitas de diferentes materiais, conforme as exigências da partitura: plástico, madeira, osso, borracha dura ou metal.

YoutubeLauren Kosty

 

Gogona

AsiaFlag

Espécie de jaw harp, consta de uma peça de bambu ou corno com uma bifurcação numa das pontas. A parte sólida é sustentada pelos dentes e a parte vibrante é tocada com os dedos.

 

Gojinjo-daiko

PhotoJapan

Instrumento musical japonês de membrana em forma cilíndrica, património cultural da cidade de Wajima (1961) e património imaterial da Câmara de Ishikawa (1963). Em1577, o general Uesugi Kenshin invadiu Noto. Como o povo não tinha armas, resistiu usando máscaras ferozes e tocando tambores de guerra usando máscaras. O som grave e poderoso dos tambores associado a um tremor de terra levou os soldados à retirada.

 

Goje

AfricaFlagFlag

Cordofone da África Ocidental de uma ou duas cordas tocado por grupos étnicos do Gana e Sudão.

 

Gongo

AsiaFlag

Gong drum ou gong bass drum, idiofone de percussão direta originário da China, constituído por um disco metálico (cobre, bronze ou latão), suspenso por uma corda atada atada a dois pontos da orla. O som, que depende das dimensões do gongo, tem um efeito poderoso sobre o ouvinte. Considera-se que os melhores gongos são produzidos na China, onde encontramos referências ao instrumento já no século VI.

 

Gopichand

AsiaFlag

Instrumento uma corda, tradicional de Bengal, Índia.

 

Gottan

PhotoFlag

Instrumento de três cordas tradicional do Japão derivado do sanshin que, por sua vez aparentado ao shamisen.

 

Gralla

EuropeSpain

Oboé tradicional da Catalunha.

YoutubeXavi Díaz

 

Grilinho

EuropePortugal

idiofone tradicional da Ilha da Madeira.

 

Guacharaca

AmericasFlag

Idiofone de percussão da família dos idiofones de raspagem tradicional da América Latina.

 

Gubguba

PhotoIndia

Também chamado guba, gopijantro, gubgubbi, ananda lahari, premtal, khamak, khomok, chonka, jamidika, jamuku e bapang, é um instrumento indiano de corda tocado com plectro.

 

Gudok

ContinentCountry

Cordofone de arco tradicional eslavo, de três cordas, sendo duas afinadas em uníssino para tocarem o bordão enquanto a melodia é tocada pela outra corda, uma quinta superior. É tocado na posição vertical entre as pernas do executante.

 

Güira

AmericasFlagFlagFlag

Güiro, güira, ou guayo, idiofone de mão, de metal, plástico ou de madeira, de percussão indireta por raspagem com vassoura metálica ou vara de madeira. Aparece com outros nomes conforme as regiões e países da América Latina (rascador, güícharo, candungo, carracho, rayo).

YoutubeCha cha cha basic pattern

 

Gunjac

EuropeCountry

Gunjac ou bajs, cordofone croata parecido com um violoncelo, mas com duas cordas apenas tocadas com arco.

 

Guitarró

EuropeFlag

Cordofone tradicional de Espanha, com corpo, braço e trastos semelhantes à guitarra mas de menores dimensões, mas maior que a requinta e o cavaquinho.

 

Guitarras

PhotoEuropeFlag

 

Guitarra espanhola

EuropeSpain

Também chamado "guitarra clássica", é um cordofone dedilhado, com seis cordas de nylon e caixa de cedro, castanheiro ou carvalho. Francesco Tarrega, Andrés Segovia, Julian Bream e Jimmie Hendrix são nomes sobejamente conhecidos entre estes guitarristas.

 

Guitarra Portuguesa

EuropePortugal

Cordofone com seis cordas duplas de metal, tocado com uma espécia de unhas postiças.

YoutubeCarlos Paredes

 

Guitarron

AmericasFlag

Cordofone tradicional do Chile e do México.

 

Gumbri

Photo

Cordofone árabe.

YoutubeChalaban

 

Guzheng

PhotoChina

instrumento tradicional chinês de 21 (ou mais) cordas.

YoutubeGuzheng solo

 

Gusla

EuropeRussia

Instrumento de três cordas existente na Sérvia, Montenegro, Macedónia e Bulgária.

 

Gusli

ContinentCountry

Instrumento de corda dedilhada, um dos mais antigos instrumentos musicais que tiveram um papel importante na cultura russa.

 

Gyil

AfricaFlag

Xilofone tradicional do Gana com lâminas de madeira e caixa de ressonância de cabaça.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
H

 

Halszither

ContinentCountry

Instrumento de corda suiço com 9 cordas de aço em 5 ordens: sol2, ré3 ré3, sol3 sol3, si3 si3, ré4 ré4.

 

Hang

PhotoEuropeFlag

Idiofone de metal criado por Felix Rohner e Sabina Schärer em Berna, Suiça.

YoutubeDaniel Waples

 

Hano

EuropeFlag

Instrumento de sopro em forma de tubo feito de bambu tocada pelo nariz no Hawai. Outras versões foram encontradas na África e Ásia (Índia e China).

 

Hardanger

PhotoEuropeFlagHardanger

Hardanger fiddle ou hardingfele, em norueguês, é um instrumento de corda que acompanha a música tradicional na Noruega.

YoutubeSynnove e S. Bjorset

 

Harmonica

PhotoEuropeFlag

Harmónica, gaita de beiços ou gaita de boca, aerofone de palheta livre e formato geralmente quadrangular.

YoutubeRachelle Plas

 

Harmónica de vidro

Americas

Glass harmonica em Inglês, idiofone de fricção criado por Benjamin Franklin em 1761. É constituído por uma série de taças de vidro de diferentes tamanhos. Mozart, Beethoven, Martini, Hasse, Galuppi, Jomeli e Glinka compuseram para harmónica de vidro.

YoutubeWilliam Zeitler

 

Harmonik

ContinentCountry

Instrumento de sopro do tipo acordeão de botões.

 

Harmónio

Europe

Órgão de palhetas, "parente pobre" do órgão de tubos, aerofone de tecla dotado de fole e palhetas. Foi muito usado nas igrejas, designadamente em Portugal, nas celebrações litúrgicas, em substituição do órgão de tubos que é, por excelência, o instrumento da Igreja Católica no Ocidente.

YoutubePenguin Cafe Orchestra

 

Harmónio indiano

PhotoIndia

Aerofone de tecla que não é originário da Índia mas se baseia no órgão de palhetas (harmónio) levado pelos europeus no século XIX.

 

Harpa

Europe

Harp em Inglês, cordofone dedilhado constituído por caixa de ressonância, coluna, pescoço e cordas.

YoutubeRuth Holden

 

Harpa celta

Europe

Celtic harp em Inglês, cordofone dedilhado, verdadeiro símbolo da Irlanda, pequena harpa de 24 a 34 cordas e cerca de 1,5 metros de altura.

YoutubeCeltic Harp at Lorient

 

Heike shamisen

PhotoJapan

Cordofone japonês da família do shamisen, com corpo, braço e número de cordas semelhante (três), maior que o chusao shamisen. É tocado com plectro.

 

Heligonka

ContinentCountryCountry

Instrumento musical checo e eslovaco semelhante ao melodeon.

 

Hell Khuur

PhotoMongolia

Uma espécie de "jaw harp" tradicional da Mongólia, feita de madeira ou de bambu. Pode ser tocado a solo ou em grupo.

 

Hichiriki

PhotoJapan

Instrumento de sopro de palheta dupla tradicional do Japão, com o ryuteki um dos dois instrumentos melódicos mais importantes da música gagaku.

 

Hine

PhotoMyanmar

Aerofone de palheta dupla tradicional da Birmânia que pode ter dois tamanhos (pequeno e grande). O maior é mais adequado a andamentos mais lentos e solenes, enquanto o mais pequeno serve para festas. É uma espécie de oboé, semelhante ao "suona" chinês e ao "xaranai" indiano.

 

Horagai

PhotoJapan

Também chamado jinkai, instrumento de sopro constituído por um búzio com bocal para soprar, usado em contextos religiosos e pelos samurai.

 

Horn

Instrumento de sopro que integra a secção de metais da orquestra.

YoutubeKaty Wooly

 

Hotchiku

PhotoJapan

Flauta tradicional do Japão feita de cana de bambu, com quatro orifícios na parte da frente para os dedos, e um na parte de trás para o polegar, sendo a técnica de tocar semelhante ao shakuachi.

 

Hsuan

PhotoChina

Aerofone chinês feito de argila, aparentado à ocarina.

 

Hu-ch'in

PhotoChina

Cordofone tradicional da China.

 

Huapanguera

AmericasFlag

Também chamada huapanguera, guitarra quinta huapanguera ou guitarra huapanguera, é uma guitarra com um corpo largo e estrutura funda, o que lhe dá um som grave. É um instrumento tradicional da região mexicana de Huasteca.

 

Huehuetl

AmericasFlag

Instrumento de percussão do México usado pelos aztecas e outras culturas. Tambor tubular vertical com corpo de madeira aberto no fundo, assente em três pés e com pele no topo. É tocado com baquetas de madeira.

 

Huiringua

AmericasFlag

Huiringua, também chamado kuiringua, kiringua, quiringua ou cuiringua, instrumento de percussão direta da família dos tambores de fenda. É percutido com dois martelos de madeira.

 

Hummel

EuropeSweden

Instrumento de corda tradicional da Suécia, da família do dulcimer.

 

Hulusi

PhotoChina

Instrumento de sopro tradicional da China

YoutubeNadishana

 

Hyoshigi

PhotoJapan

Idiofone japonês de percussão direta constituído por duas placas de madeira ou bambu ligadas por um fio colorido, podendo tocar-se um contra o outro ou ambos no chão. Utilizado em alguns teatros para sinalizar o início de um espetáculo.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
I

 

Ichigenkin

PhotoPhotoFlag

Instrumento de corda dedilhada tradicional do Japão, traduzido à letra é cítara de uma corda.

YoutubeTraditional piece

 

Idakka

AsiaChina

Instrumento bimembranofone em forma de ampulheta tradicional de Kerale, no sul da Índia.

 

Idiofone

AfricaAmericasAsiaEuropeOceania

categoria de instrumentos musicais cujo som é produzido pelo próprio corpo do instrumento, sem estar esticado. Os idiofones podem ser de percussão e terem conjuntos de corpos vibrantes, como os xilofones, metalofones, litofones, cristalofones, ou serem apenas um corpo vibrante como os ferrinhos (triângulo), o gongo ou o sino. Podem ser idiofones percutidos, quando se bate com uma baqueta ou a própria mão; percussivos, se o próprio instrumento bate numa superfície dura; concussivos, quando se trata de dois corpos iguais ou semelhantes, como os pratos ou as castanholas. Além dos idiofones de percussão, há os de agitamento formados por recipientes com pequenos grãos, como as maracas; de raspagem, se uma parte raspa a outra (reco-reco); beliscados (quando se belisca as suas lâminas ou arame, no caso da sansa ou do berimbau); idiofones friccionados, se o som é produzido pela fricção do corpo vibrante (harmónica de vidro).

YoutubeHand percussion

 

Igba

Africa

Tambor unimembranofone tradicional da África Ocidental, com pele de antílope, usado para comunicar.

 

Ilu

AmericasFlag

Termo Yoruba que designa um tambor tradicional do Brasil, especialmente nos estados de Pernambuco e Ceará. É um bimembranofone cilíndrico tocado com as mãos, designadamente em rituais religiosos, e pode ter diferentes dimensões. Colocado o ilu numa estrutura metálica, o executante pode tocá-lo em pé.

 

Inci

PhotoAsiaFlag

Inci, ou tumpong, uma flauta de bambu tradicional das Filipinas.

 

Instrumento

AfricaAmericasAsiaEuropeOceania

Termo que designa todos os dispositivos capazes de produzir sons utilizáveis na execução de música.

 

Ipu heke

Idiofone de mão de percussão direta tocado com as mãos ou batendo numa superfície, constituído com base em duas cabaças, secas e esvaziadas das sementes, funcionando assim como a sua própria caixa de ressonância.

YoutubeIpu heke making

 

Itótele

AfricaAmerica

tambor horizontal Batá, bimembranofone formado por caixa de ressonância cilíndrica e couro em ambas as extremidades.

 

Iya

Africa

tambor horizontal Batá, bimembranofone formado por caixa de ressonância cilíndrica e couro em ambas as extremidades.

 

Iyaylu

PhotoAfricaFlag

Bimembranofone tradicional da Nigéria.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
J

 

Jaleika

PhotoEuropeFlag

Jaleika, zhaleika ou bryolka é um aerofone de palheta simples tradicional da Rússia.

 

Jaltarang

ContinentFlag

Jaltarang, jal-tarang, jal-yantra, jalatarangam ou jalatharangam é um instrumento melódico de percussão que consiste num conjunto de tigelas de cerâmica afinadas com água e percutidas com uma baqueta em cada mão.

 

Janggu

PhotoPhotoFlag

Janggu, janggo ou chango, tambor biembrafone tradicional da Coreia.

YoutubeHosan Kim

 

Jarana

AmericasFlag

Instrumento de corda dedilhada do México, menor que a guitarra normal, com diferentes versões regionais: jarana huasteca, jarana jarocha, jarana yucateca.

 

Jew's harp

EuropeAsia

Jew's harp, jawharp, gewgaw, pequeno idiofone dedilhado, dotado de uma lamela de metal ou de bambu presa a uma pequena moldura que o executante segura com uma mão, colocando a parte mais estreita do instrumento entre os dentes, dedlhando a lamela com a outra mão.

YoutubeHow to play the jaw harp

 

Jhallari

PhotoIndia

Também conhecido por gethuvadyam, é um instrumento de corda percutida com baquetas de madeira ou bambu no sul da Índia.

 

Jingle stick

Europe

Chincalho, idiofone de percussão indireta por agitação formado por um suporte de madeira ou de plástico com um número variável de soalhas de metal com furo ao meio que chocam no suporte ou entre si. Uma mão segura o instrumento, a outra bate; ou uma mão segura e bate na outra.

YoutubeLP Jingle stick

 

Jouhikko

PhotoEuropeFlag

Instrumento finlandês de corda friccionada.

YoutubeCorwen Broch

 

Jung-jung

Africa

Tambor bimembranofone usado no século XIX pelo povo Serer no atual Senegal e Gâmbia, à ida para a guerra e em ocasiões especiais do estado.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
K

 

Kabosy

Africa

Cordofone dedilhado com corpo em forma de caixa de madeira ou de guitarra, sendo feita, por vezes, de materiais reutilizados, tocada em Madagáscar.

 

Ka'eke'eke

Idiofone de mão, de percussão direta, constituído por duas canas de bambu ou dois paus furados, de comprimento diferente, que as mãos agarram e batem no chão ou noutra superfície produzindo sons graves. Tradicional de Kaua'i.

YoutubeHow to use Ka'eke'eke

 

Kagul

PhotoPhilippines

Tambor de fenda tradicional das Filipinas, idiofone de percussão direta tocado por um taco, com corpo oco de madeira ou bambu dotado de uma ou mais fendas para possibilitar frequências diferentes.

 

Kagurabue

PhotoJapan

Flauta japonesa de 6 ou 7 orifícios usada para apoiar a os espetáculos kagura.

 

Kakaki

Africa

Instrumento de sopro de metal de três a quatro metros de comprimento tradicional da Nigéria, Chade, Burkina Faso e Niger, tocado exclusivamente por homens em cerimónias importantes.

 

Kakko

PhotoJapan

Tambor bimembranofone tradicional do Japão que pode ser tocado com paus em ambas as extremidades. Era usado na música antiga da corte chamada gagaku. Tem origem no chinês jiegu, instrumento populat na China durante a dinastia Tang.

 

Kala'au

Idiofone de percussão direta formado por dois paus que batem em posição de x, tradicional de Kaua'i.

YoutubeHow to use kala'au

 

Kalangu

AfricaNigeria

Tambor bimembranofone africano de percussão direta com baqueta ou com as mãos utilizado para acompanhar cerimónias religiosas e bailes.

 

Kalimba

AfricaZimbabwe

idiofone beliscado dotado de lâminas de metal presas numa ponta a uma caixa de ressonância de madeira. É originário do Zimbabwe, e semelhante ao "sansa" do Zaire. Há kalimbas soprano e contralto.

YoutubeKinobe

 

Kamancheh

PhotoAsiaIran

Também conhecido por kamānche ou kamāncha, é um instrumento de corda friccionada utilizado no Irão, Arménia, Azerbaijão e Turquia.

YoutubeImprovisation in Dastgah Nava

 

Kane

AsiaJapan

Idiofone japonês de percussão direta constituído por um sino de metal em forma de prato suspenso de uma estrutura de madeira e percutido com martelos especiais. Produz três sons diferentes conforme o local em que se bate.

 

Kanjira

PhotoContinentCountry

Kanjira, khanjira, khanjiri ou ganjira é um unimembranofone circular aparentado ao pandeiro muito utilizado na música carnática (clássica) do Sul da Índia, de 18 a 23 cm de diâmetro e 5 a 10 cm de profundidade, com soalhas.

 

Kankles

PhotoEuropeFlag

Kanklès é um instrumento lituano de corda dedilhada.

YoutubeJ. Rimkuté

 

Kannel

PhotoEuropeFlag

Kannel é um cordofone tradicional da Estónia.

YoutubeKristi Mühling

 

Kanoun

Asia

Kanoun, quanun, kanun, uma espécie de cítara do Médio Oriente.

YoutubeIlyad Haimour

 

Kantele

PhotoEuropeFinland

Kantele (ou harpu) é um cordofone tradicional da Finlândia.

YoutubeSalla Pesonen

 

Karnal

AsiaFlag

Trompete metálica de cerca de um metro tocada na Índia e no Nepal em cerimónias religiosas e festas às divindades.

 

Karnay

PhotoAsiaFlag

Karnay (karnaï, kernei ou qayroq) é um instrumento de sopro em cobre tradicional do Uzbequistão.

 

Kato

ContinentFlag

Instrumento tradicional do Punjab, Índia, feito de madeira, com a forma de um esquilo na extremidade do pau.

 

Kaval

EuropeBulgaria

Instrumento de sopro, flauta antiga tradicional da Bulgária.

 

Kazoo

Kazoo, mirlitão, membranofone soprado, constituído por uma membrana que entronca na extremidade inferior de um pequeno tubo de metal ou de plástico.

YoutubeJoe Penna

 

Kenkeni

Photo

O menor e mais agudo de um conjunto de três tambores tradicionais da África Ocidental, o djun-djun.

 

Kettle drums

PhotoEuropeFlag

Kettle drums, timpani ou timps são instrumentos de percussão de membrana. São utilizados por bandas filarmónicas, orquestras e até no rock.

YoutubeFear Cage

 

Key harmonica

PhotoEuropeFlag

o mesmo que melodica, pianica, harmónica de tecla, instrumento de sopro de palheta livre que possui entre duas e três oitavas, inventado, no formato atual, por Hohner, nos anos 50 do século XX.

 

Khartal

ContinentFlag

Khartal ou kartal, é um idiofone indiano de agitamento constituído por um bloco de madeira com soalhas. É usado em ambientes devocionais e folclóricos.

 

Klyakotki

ContinentCountry

Idiofone de percussão direta constituído por um bloco de madeira em forma de paralelipípedo com uma ranhura, percutido por duas baquetas de madeira, semelhante à caixa chinesa.

 

Klyaschotki

ContinentCountry

Idiofone de madeira tradicional da Bielorússia constituído por placas madeira unidas por um fio que entrechocam por ação das mãos do executante, o equivalente às tréculas portuguesas.

 

Khaen

PhotoThailand

Instrumento de sopro, órgão de boca da Tailândia e Laos semelhante ao sheng.

 

Khayu thin

PhotoMyanmar

Instrumento de sopro tradicional da Birmânia constituído por um búzio natural com um orifício para soprar. Este instrumento existe em várias regiões do mundo, designadamente no Sudeste Asiático.

 

Khene

PhotoLaos

Órgão de boca tradicional do Laos, com tubos de bambu, dotado de um reservatório de ar e de palheta.

 

Khol

AsiaFlag

Bimembranofone originário da região indiana de Bengala que acompanha a música religiosa e tradicional do noroeste e nordeste da Índia; uma das extremidades é bastante menor que a outra. É tocado com os dedos e as palmas das mãos.

 

Kinnor

PhotoIsrael

antigo cordofone que aparece referido várias vezes na Bíblia como harpa de David. É um instrumento de 10 cordas parecido com a lira.

YoutubeJason Fawks

 

Kipukandet

AfricaNigeria

Lira utilizada em tribos da Nigéria.

 

Kirki

AmericasFlag

Kirki é um pequeno tambor de mão bimembranofone tradicional dos Andes, especialmente do Peru. Este instrumento remonta à época pré-colombiana.

 

Kisanji

Africa

Kisanji ou quissange, lamelofone dedilhado tradicional de Angola formado por uma tábua harmónica na qual estão colocadas lamelas de metal ou bambu de tamanho diferente presas por um cavalete metálico.

 

Kithara

EuropeSpain

Cithara, em Latim, instrumento de corda dedilhada da Grécia antiga, da família da lira, versão profissional da lira de duas cordas, sendo tocada por músicos profissionais de então, os "kitharodes".

 

Koka zvana

EuropeRussia

Conjunto russo de sinos suspensos feitos de madeira.

 

Kokle

PhotoEuropeFlag

Kokle é um instrumento de corda dedilhada tradicional da Letónia.

YoutubeZekabs Zarins

 

Kolokolo

Kolokolo, krin, ambor de fendas, idiofone de madeira, de percussão direta com baquetas de madeira, constituído por um pequeno tronco de madeira seca no qual foram escavadas fendas, tradicional da África Ocidental.

 

Koauau

EuropeFlag

Instrumento de sopro tradicional do povo maori, na Nova Zelândia, flauta de madeira com 10 a 20 cm de comprimento aberta nas extremidades e com 3 a 6 orifícios.

 

Kobza

ContinentCountry

Instrumento tradicional ucraniano da família do alaúde.

 

Kokyu

PhotoJapan

Instrumento de corda friccionada tradicional do Japão. Originário da China, os materiais, formato e timbre são originais. É uma versão mais pequena do shamisen.

 

Komabue

PhotoJapan

Uma das flautas tradicionais japonesas, usada na música da corte.

 

Kontra

ContinentFlagFlagFlag

Viola de três cordas tradicional da Hungria, existe também na Roménia e Eslováquia.

 

Kora

AfricaFlag

Cordofone africano do Senegal com caixa de cabaça e pele esticada, com braço de madeira, duas pegas e cordas de nylon dedilhadas.

YoutubeKinobe

 

Koto

PhotoPhotoJapan

Cordofone dedilhado japonês de treze cordas dedilhadas e caixa na horizontal com cerca de 1,8 metros, introduzido no Japão por músicos chineses e coreanos no séc. VII. Instrumento de corda tradicional do Japão semelhante ao zheng chinês, ao yatga da Mongólia e ao gayageum da Coreia.

YoutubeTocando koto

 

Kozobas

ContinentCountry

Instrumento de percussão popular em grupos folclóricos da Ucrânia ocidental.

 

Krin

Tambor de fendas, idiofone de madeira, de percussão direta com baquetas, constituído por um pequeno tronco de madeira seca no qual foram escavadas fendas, tradicional da África Ocidental.

YoutubeBolokada code

 

Krap koo

PhotoCambodja

Idiofone de percussão direta constituído por duas peças de bambu, tradicional do Cambodja.

 

Krap saepa

PhotoCambodja

Idiofone de percussão direta em formato retangular, de 20 cm de comprimento e 5 cm de largura, usado em pares.

 

Krogharpe

ContinentCountry

Harpa antiga nativa da Noruega de caixa de ressonância horizontal e cordas de aço.

 

Ku

AsiaChina

Membranofone chinês.

 

Kuan-tzu

AsiaChina

Aerofone tradicional da China.

 

Ku-ch'in

AsiaChina

Cordofone tradicional chinês.

 

Kuisi

AmericaFlag

Kuisi ou kuizi é uma flauta tradicional da Colômbia.

 

Kundu

Oceania

Tambor cerimonial de Papua Nova Guiné.

 

Kuvikli

EuropeRussia

Flauta russa constituída por tubos de diferentes tamanhos, à semelhança da flauta de Pan.

 

Kuvytsi

ContinentCountry

Instrumento de sopro constituído por vários tubos de tamanhos diferentes dispostos lado a lado, tocando cada um uma nota ao sopro do executante. Variante ucraniana da flauta de Pã. Escavações na Ucrânia comprovam a existência desta flauta há 5 000 anos.

 

Kuzhal

ContinentCountry

Instrumento tradicional de sopro de palheta dupla do estado de Kerala, Índia, semelhante na sua construção ao nagaswaram. Tem um som penetrante.

 

Kyey se

PhotoMyanmar

Gongo triangular de metal tradicional de Myanmar, que pode apresentar diversas formas e tamanhos. Pode ser ouvido no uso cerimonial dos templos ou quando os monges caminham pelas ruas pedindo para as almas. É percutido por um martelo de madeira no lado esquerdo ou direito do triângulo.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
L

 

'Lli'ili

Idiofone de percussão direta tocado no Kaua'i formado por dois pares de rochas do rio achatadas tocadas por ambas as mãos. Instrumento reutilizado existente em outras regiões do globo.

YoutubeHow to use

 

EuropeFlagFlag

idiofone tradicional dos aborígenes australianos constituído por um pau em que foram pregadas conchas ou, como variação, cápsulas de cerveja.

 

Langeleik

PhotoEuropeFlag

Langeleik ou langleik é um cordofone tradicional da Noruega.

YoutubeThe All-Norweggian instrument

 

Lahuta

PhotoEuropeFlag

Cordofone dedilhado tradicional da Albânia.

YoutubeMustafe Ramaj

 

Latfiol

ContinentFlag

Instrumento de corda friccionada tradicional da Suécia parecido com a rabeca, mas com duas cordas simpáticas.

 

Laúd español

EuropeFlag

Instrumento de corda tocado com plectro, com a guitarra e a bandurria tradicionalmente faz parte da orquestra espanhola popular ou rondalla. Desenvolveu-se a partir de 1880.

 

Launeddas

EuropeFlag

Instrumento de sopro tradicional da Sardenha, Itália, constituído por três tubos de palheta.

 

Lavai

PhotoAsiaFlag

Instrumento de sopro tradicional da Mongólia constituído por um búzio e uma embocadura de metal. A lenda diz que Buda deu a si mesmo de presente um lavai.

 

Leona

AmericasFlag

Instrumento de quatro cordas em forma de guitarra do estado de Vera Cruz. Tem sonoridade grave mais menos grave que o león, também chamado vozarrona, o maior da família son jarocho.

 

Let khoke

PhotoMyanmar

Pequeno instrumento de metal de percussão direta tradicional da Birmânia constituído por dois pequenos sinos ligados por um fio em que um bate no outro.O wa letkhoke consiste num par de clavas de bambu.

 

Lijerika

EuropeCountry

Do grego lyra, instrumento de três cordas friccionadas, com caixa de ressonância em forma de pera existente na Dalmácia (Croácia) e leste da Herzegovina.

 

Limbe

PhotoMongolia

Limbe é uma espécie de flauta traversa tradicional da Mongólia feita de bambu, sendo hoje com frequência feita de plástico.

 

Linkwin

PhotoMyanmar

Pratos de choque tradicionais de Myanmar, da família dos idiofones de percussão direta de metal. São semelhantes a outros címbalos da Ásia Meridional.

 

Lira

ContinentCountryCountry

Lyre em Inglês, cordofone dedilhado com formato bastante característico, dois braços verticais de madeira, ligados a uma caixa de ressonância, em baixo, e a uma travessa, em cima. Instrumento de Apolo, na mitologia grega, símbolo do música na cultura ocidental. Lira designa, na Ucrânia, uma variante do hurdy-gurdy, que remonta a tempos anteriores ao século X.

YoutubeLyre of Megiddo

 

Lira africana

Africa

Cordofone dedilhado, é um instrumento muito antigo e construído de modo bastante rudimentar.

 

Litofones

AfricaAmericasAsiaEuropeOceania

Pedras sonoras de diferentes tamanhos, em forma de barras dispostas como as dos xilofones, ou então em placas suspensas.

YoutubeGiancarlo Sangregorio

 

Lojki

EuropeRussia

Idiofone russo formado por duas colheres de madeira (raramente de metal), decoradas ou não, apareceu como instrumento ainda antes do século XVIII.

 

Lunet

PhotoAfricaFlag

Lunet ou livika, é um diofone de fricção tradicional da Papue Nova Guiné

 

Log drum

Chamado em Português tambor de fendas, idiofone de madeira, de percussão direta com baquetas, constituído por um tronco de madeira seca no qual foram escavadas fendas.

YoutubeWat's a log drum?

 

Lur

Europe

Também chamado lure ou lurr, é uma trompa natural, sem orifícios para os dedos, de madeira, introduzida na Escandinávia na Idade Média. Existem em formatos diferentes, direito ou curvo. O instrumento mais antigo, de bronze, remonta à Idade do Bronze.

Youtube

 

Luth

PhotoAfricaFlag

Instrumento de corda beliscada que resulta de influências persas (barbat) e árabes.

 

Luth Renaissance

Instrumento europeu de corda beliscada dotado de 15 cordas (8 ordens).

YoutubeElvire Duret

 

Lytavry

ContinentCountry

Membranofone de percussão ucraniano semelhante aos tímpanos, usado desde o tempo dos cossacos, ou provavelmente antes para significar encontros ou ataques do inimigo. Ainda é usado por orquestras de instrumentos tradicionais ucranianas.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
M

 

Machete

EuropePortugal

o m.q braguinha, instrumento tradicional madeirense de 4 cordas afinadas em Ré, com escala elevada sobre o tampo, (dezassete trastos), e boca redonda.

 

Madal

PhotoAsiaFlag

Bimembranofone cilíndrico muito divulgado e utilizado na música tradicional nepalesa que o tocador, sentado, coloca na horizontal sobre as pernas e percute com ambas as mãos.

 

Maddale

ContinentCountry

Instrumento de percussão bimembranofone em forma de barril tradicional de Karnataka, Índia.

 

Malakat

Africa

Instrumento de sopro de metal de três a quatro metros de comprimento tradicional da Etiópia e em várias culturas africanas

 

Mambo bell

Idiofone metálico de mão, de percussão direta com baqueta de madeira usado em ritmos latinos.

 

Mandocello

Europe

Mandola grande afinada em Dó Sol Ré Lá uma oitava abaixo do normal.

YoutubeMike Marshall

 

Mandola

PhotoEuropeItaly

Cordofone italiano da família do alaúde, tocado com palheta; descendente do oud árabe, terá chegado à Europa na Idade Média.

 

Mandalina

ContinentCountry

Cordofone tradicional da Bielorússia.

 

Mandolino

EuropeFlag

À letra, pequena mandola, mandolino é um instrumento de corda tradicional de Itália, com quatro ordens de cordas duplas, tocado com plectro.

 

Mangwillo

ContinentCountry

Instrumento de percussão de madeira tradicional de Moçambique aparentado ao xilofone.

 

Manguerito

AmericaFlag

Manguerito ou charanguito manguero, é uma variante do charango criada por Ernesto Cavour em La Paz. Tem 7 cordas de nylon em cinco ordens.

 

Manjira

ContinentFlag

Instrumento de percussão da família dos idiofones que consiste em dois pequenos címbalos metálicos, ligados por um fio, que entrechocam. O instrumento também é conhecido por taal, jalra, khartàl ou gini, sendo tocado em funções devocionais e no folclore.

 

Maraca

Europe

Idiofone de percussão indireta por agitação com as mãos, constituído por uma cabaça seca e oca, um coco ou outro material com sementes, muito usado para acompanhar música de dança na América Latina.

 

Maram

ContinentCountry

Tambor bimembranofone tradicional da Índia que consiste num corpo cilíndrico com pele nas extremidades e cordas para controlar a tensão das peles. É percutido na horizontal, com as mãos.

 

Marwas

Photo

Pequeno bimembranofone circular muito popular nos Estados Árabes Unidos e também muito comum no Yémen.

 

Maribao

Americas

Termo brasileiro que designa um idiofone beliscado feito de lâminas de metal presas numa ponta a uma caixa de ressonância de madeira.

 

Marimba

Africa

Idiofone de altura definida e percussão direta com baquetas. O termo pode designar o xilofone artesanal também chamado balafon. A marimba usada na orquestra é uma espécie de xilofone grave, cujas barras de madeira são obviamente mais compridas e grossas. Além disso, tem tubos de ressonância.

YoutubeLegend of Zelda

 

Marimbol

AmericaFlag

Termo que no México designa o lamelofone semelhante à marimba tradicional da República Dominicana, à rumba box da Jamaica, ou à marímbula cubana. O formato destes instrumentos varia, tal como o número de lâminas, materiais e ornamentação.

 

Marímbula

AmericaFlag

Lamelofone dedilhado utilizado na música cubana onde acompanha o género changüi.

 

Mashak

ContinentCountry

Gaita de foles do Norte da Índia, e regiões do Paquistão e Afeganistão. Também conhecido por masak, mishek, meshek, moshug, moshaq, moshuq, mashak bin, bin baji.

 

Maung

PhotoMyanmar

Gongo tradicional de Myanmar (Birmânia), idiofone de percussão direta de metal, diferente do wa maung e do teta maung no tamanho.

 

Maun sain

Também chamado "gong rak", é um conjunto de gongos de diferentes tamanhos e alturas, tocado pelo mesmo executante, introduzido em Mianmar nos anos 20 do século XX.

 

Mazhar

AfricaFlag

Membranofone tradicional do Egito, uma espécie de tamborim grande e pesado utilizado na música árabe. Tem chocalhos de bronze no interior

 

Mbira

PhotoAfricaFlag

instrumento africano de carácter religioso constituído por cerca de 22 a 28 placas metálicas sobre uma pequena caixa de madeira, tocadas com os dedos do executante. Instrumento muito importante na África sub-saariana, é também conhecido por kalimba.

YoutubeTinashé

 

Mejorana

AmericasFlag

Instrumento musical de corda em forma de pequena guitarra utilizado no folclore panamiano. Tem 5 cordas de nylon ou de crina de cavalo.

 

Melodeon

EuropeEngland

Acordeão diatónico de botões da Inglaterra, Escócia e Irlanda.

YoutubeA Beginner's Guide

 

Melodica

PhotoEuropeFlag

instrumento de sopro de palheta livre, de tecla, entre duas e três oitavas, que se toca soprando através de embocadura e dedilhando com uma das mãos. Pressionando uma tecla com um dedo provoca-se a passagem de ar através de uma palheta e a respetiva vibração.

YoutubeBohemian Rhapsody

 

Melodyhorn

PhotoEuropeFlag

o mesmo que melódica, instrumento de sopro de palheta livre, leve, pequeno e portátil, de tecla, entre duas e três oitavas criado, no formato atual, por Hohner, nos anos 50 do século XX. Existem soprano, contralto, tenor e baixo, de marcas como Yamaha, Suzuki, Hammond, Becker.

 

Melophone

PhotoEuropeEngland

Instrumento de sopro de palheta livre (como o acordeão, a corncertina, o harmónio e a harmónica) inventado em Paris (1837).

 

Membranofone

AfricaAmericasAsiaEuropeOceania

Categoria de instrumentos musicais cujo som é produzido por uma ou mais membranas esticadas.

YoutubeTop Secret Drum Corps

 

Mendoza

EuropeEngland

Também chamado monkey stick, mendozer, money money money stick, murrumbidgee river rattler, é um idiofone tradicional inglês constituído por um pau em que foram pregadas soalhas ou cápsulas de cerveja.

 

Metalofone

Europe

Idiofone de altura definida constituído por lâminas de metal.

YoutubeMacPhail Musical Trolley

 

Mi gyaun

PhotoMyanmar

Cítara antiga do povo Karen da Birmânia. Foi famoso nos séculos XVII e XIX mas não é mais tocado mas ainda está associado a um grupo étnico da Birmânia meridional. É o ancestral do jarakhe tailandês e cambodjano.

 

Mina

AmericasFlag

O maior dos tambores com origem na região venezuelana de Miranda, usado nas festas de São João Batista, tem origem na civilização Mina, no atual Benim, África.

 

Minteki

PhotoJapan

Também chamado shinteki, flauta traversa japonesa levada em 1629 da China para o Japão.

 

Mirlitão

Conjunto de instrumentos e brinquedos sonoros em que uma membrana vibra por simpatia, ampliando e distorcendo os sons produzidos pela voz. O mesmo que kazoo.

 

Mirwas

Continent

Pequeno bimembranofone circular muito popular nos Estados Árabes Unidos e também muito comum no Yémen.

 

Mizhav

ContinentCountry

Mizhav ou mizhavu, tambor grande em cobre, indiano, considerado sagrado, percutido com as mãos.

 

Mizmar

AfricaFlag

Aerofone de palheta dupla dotado de sete orifícios, tradicional do Egipto e do Próximo Oriente.

 

Mongolo

Cordofone que os russos chamam dômra e que tem uma caixa de ressonância arredondada, braço alongado e cordas metálicas, sendo usado plectro na sua execução. A dômra pode tocar a solo, em pequeno agrupamento instrumental e em orquestra.

 

Moraharpa

ContinentFlag

Moraharpa é o nome moderno do ancestral da nyckelharpa, datando o mais antigo exemplar conhecido de 1526, encontrado em Mora, Suécia.

 

Morin khuur

PhotoAsiaFlag

Instrumento de corda friccionada tradicional, também chamado violino cabeça de cavalo por não-mongóis. Traduz a cultura mongol na reverência que tem pelo cavalo. É um instrumento nacional largamente espalhado pela Mongólia.

YoutubeMorin Khuur Ensemble

 

Morsing

ContinentCountry

Morsing é um lamelofone de percussão semelhante ao jaw's harp. Também é conhecido por mukharshanku, morching ou morchang.

 

Mpundu

Instrumento de sopro em forma de trombeta feito de chifre de animal, geralmente de antílope, muito vulgar em Moçambique.

 

Mridanga

PhotoPhotoFlag

Bimembranofone antigo com origem no Sul da Índia utilizado por agrupamentos de música carnática (clássica) juntamente com a kanjira, o ghatam e a harpa de boca (mouth harp).

 

Muchosa

ContinentCountry

Tipo de gaita de foles anterior ao século XIII na Bélgica, e norte de França onde é conhecido por pipasso.

 

Mvet

PhotoAfricaFlag

Instrumento de corda tradicional do Gabão.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
N

 

N'vike

AmericaFlag

O mesmo que noviken'viquenobike, instrumento argentino de corda fricionada do povo indígena Toba.

 

Naal

PhotoAsiaFlag

Bimembranofone muito popular no estado indiano de Maharashtra.

 

Nadaswaram

ContinentCountry

Instrumento de sopro de palheta dupla semelhante ao shehnai do Norte da Índia, mas mais longo. Na cultura Tamil é considerado auspicioso e toca em quase todos os casamentos.

 

Nagfani

PhotoAsiaFlag

Instrumento de sopro tradicional da Índia.

 

Namunjoloba

PhotoAfricaFlag

Membranofone tradicional do Uganda.

 

Naqqara

AmericasAsiaEuropeFlag

Instrumento árabe, do Norte de África, constituído por um par de unimembranofones de diferentes diâmetros; talvez esteja na origem dos timbales usados na Europa. Variedade de timbales conhecida por naqareh na Índia. Naqqāra, nagara ou nagada, existe também no Médio Oriente.

 

Näverlapp

ContinentFlag

Instrumento tradicional primitivo da Suécia.

 

 

Nay

AfricaFlag

Flauta de bambu do Egito, semelhante ao ney do Irão.

 

Nevel

AsiaIsrael

cordofone referido várias vezes na Sagrada Escritura, no Antigo Testamento. É citado pelo Livro dos Salmos (Salmo 92, 3), Isaías 5, 12 e Daniel 3, 5.

 

Ngombi

PhotoAfricaFlag

Cordofone tradicional do Gabão.

 

Nguru

EuropeFlag

Pequeno instrumento de sopro semelhante à ocarina ou ao xun chinês, feita de madeira ou osso, tradicional do povo maori.

 

Nickelharpa

PhotoEuropeFlag

Instrumento de corda fricionada tradicional da Finlândia.

YoutubeThomas Roth

 

Nikkelen Nelis

Conjunto de instrumentos de percussão constituído por tambores, címbalos e campainhas, no topo, tocado por um um homem-orquestra que acciona vários pedais, na base do instrumento.

 

Nohkan

PhotoJapan

Flauta traversa japonesa feita de bambu criada no século XV e usada nos teatros imperiais Noh e Kabuki.

 

Ntakula

ContinentCountry

Membranofone tradicional de Moçambique.

 

Nyatiti

PhotoAfricaFlag

Cordofone, harpa tradicional tocada com ambas as mãos, instrumento nacional do Kenya.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
O

 

Oboé

Europe

Aerofone de madeira, de palheta dupla. A palavra deriva do francês "hautbois". Leon Goossens e Heinz Holliger são oboistas de renome internacional.

YoutubeHenrik Chaim

 

Ocarina

Aerofone. A palavra, italiana, significa literalmente "pequeno ganso" . Trata-se de um instrumento de cerâmica da família das flautas globulares, geralmente ovais, com orifícios e embocadura.

YoutubeLegend of Zelda

 

Ocarinas arcaicas

Aerofone arcaico do México. As ocarinas e os apitos de osso remontam à pré-história.

 

Okónkolo

PhotoAmericasFlag

Bimembranofone horizontal formado por caixa de ressonância cilíndrica e couro em ambas as extremidades muito utilizado em Cuba.

 

Omele

Africa

O mais pequeno dos membranofones da família Bata.

 

Onavillu

ContinentFlag

Pequeno instrumento indiano de corda em forma de arco ricamente decorado que acompanha danças folclóricas.

 

Ondes Martenot

Europe

Chamado Martenot waves em Inglês, eletrofone inventado em 1928 por Maurice Martenot.

 

Oopoochawa

AmericaFlag

Opochawa é um lamelofone uruguaio semelhante aos que existem no continente africano, quissange ou mbira, sendo constituído por uma caixa de madeira na qual estão presas lamelas tocadas com os dedos.

 

Oozi

Unimembranofone tradicional de Myanmar utilizado no acompanhamento de danças.

 

Organetto

PhotoEuropeItaly

Órgão de tubos portativo na Idade Média. Modernamente significa um aerofone tradicional italiano aparentado ao acordeão.

YoutubeMartin Erhardt

 

Organistrum

PhotoEuropeFlag

Instrumento de corda utilizado na Idade Média para acompanhamento da música sacra, estando representado no pórtico da catedral de Santiago de Compostela e outras igrejas de Espanha e França.

YoutubeOrganistrum Estella

 

Orff (instrumental)

Europe

lâminas, instrumentos de percussão de altura definida cujo nome está ligado ao compositor e pedagogo alemão Carl Orff.

 

Órgão de tubos

Europe

Aerofone de teclado constituído por diferentes tubos, um ou mais teclados e pedaleira, fole, someiro, manúbrios e outros elementos que permitem a chegada do ar aos tubos e a obtenção de sonoridades pretendidas. É, por excelência, o instrumento da Igreja Católica.

YoutubeHans-André Stamm

 

Órgão de tubos antigo

Europe

Aerofone de teclado, dotado de fole. A origem do instrumento é atribuída a Ctesíbio, engenheiro mecânico de Alexandria, no século III a. C.

 

Oterfloyte

ContinentCountry

Instrumento de sopro tradicional da Noruega feito de osso de asa de aves grandes.

 

Otomatone

PhotoJapan

Instrumento musical eletrónico desenvolvido no Japão pela Cube Works Company.

 

Otsuzumi

PhotoJapan

Também chamado okawa, é um tambor bimembranofone em forma de ampulheta. É uma versão maior do tsuzumi ou kotsuzumi. Usado no teatro e na música tradicional japonesa.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
P

 

Pahu

EuropeFlag

Bimembranofone de sonoridade grave originário do Hawaii, Tahiti, Ilhas Cook, Samoa e Tolekau.

 

Pakhawaj

ContinentCountry

Tambor bimembranofone em forma de barril que se desenvolveu no século XIV, derivado do mridang.

 

Palo de lluvia

Americas

idiofone tradicional do chile que imita a queda de chuva, formado por um pau com pequeninas pedras que passam lentamente de uma extremidade para a outra.

 

Palwei

PhotoMyanmar

Instrumento de sopro tradicional da Birmânia que pode ter palheta chamando-se então khin palwei ou não palheta, que se chamará propriamente kyaw palwei.

 

Pakhawaj

PhotoPhotoFlag

Bimembranofone tradicional do norte da Índia, também conhecido por mardal, pakuaj, pakhvaj, pakavaj e mardala, semelhante a mridanga do sul da Índia.

 

Pambai

ContinentFlag

Par de tambores metálicos cilíndricos da Índia, percutidos com baquetas de madeira.

 

Panchamukha vadyam

ContinentCountry

Tambor indiano de metal com cinco faces com os nomes das faces de Siva: Sadyojatam, Isanam, Tatpurusham, Aghoram e Vamadevam. A membrana central é a maior. As membranas, que podem ser ajustadas com cordéis, são percutidas com ambas as mãos. É usado na música do templo.

 

Pandereta

EuropeFlag

Instrumento galego de percussão de altura indefinida em formato circular, com pele e soalhas.

 

Pandeireta

EuropePortugal

Instrumento de percussão híbrido formado por uma pele sobre armação cilíndrica com fendas atravessadas por eixos e discos metálicos na ilharga.

 

Pandeiro arábico

AfricaAsia

Membranofone constituído por uma membrana sobre armação circular pouco funda que produz pouca ressonância.

 

Pandero

EuropeFlag

Instrumento de percussão unimembranofone existente na Galiza, maior que a pandereta e sem soalhas.

 

Pandorga

EuropeFlag

Nome dado em Múrcia, Espanha, à zambomba, tambor membranofone de fricção espanhol, muito usado na época natalícia para acompanhar villancicos.

 

Pankwé

EuropeMozambique

Instrumento de corda dedilhada tradicional de Moçambique com caixa de ressonância de cabaça e várias cordas.

 

Parai

ContinentCountry

Parai, ou thappu, é um dos mais antigos tambores usados na Índia, especialmente no Sul, onde é considerado um dos símbolos da cultura Tamil. Consta de um estrutura circular de madeira com uma parte aberta sobre a qual é alicada pele de vaca.

 

Parnyia dudki

ContinentCountry

Instrumento de sopro constituído por dois tubos de comprimentos diferentes, também conhecido na Bielorrússia por parniouka, parnyaty, dvojni, dvzajchatki, dudki, pasvisceli, hoosli, dvajchatyia hoosl.

 

Passarinho

EuropePortugal

Brinquedo musical de barro em forma de pássaro com um bocal de insuflação que produz um som característico depois de se ter colocado água no recipiente.

 

Pat wain

PhotoMyanmar

Conjunto circular de tambores tocados por um executante, tradicional de Myanmar (Birmânia).

 

Patma

PhotoMyanmar

Idiofone tradicional de Myanmar (Birmânia).

 

Pau-de-chuva

EuropePortugal

Idiofone constituído por um tubo de plástico ou de madeira contendo grãos ou pequenas bolas que, ao cairem quando o tubo vai passando à posição vertical imitam o som da chuva.

 

Penny whistle

EuropeIreland

Flauta de metal em forma de tubo com seis orifícios muito popular na Irlanda e Estados Unidos.

YoutubeTwelve different pennywhistle models you can play

 

Pepa

ContinentCountry

Instrumento de sopro tradicional de Assam, Índia, feito de corno de búfalo. Com a população de búfalos a diminuir é cada vez mais difícil e caro comprar um pepa.

 

Percussão

AfricaAmericasAsiaEuropeOceania

Produção de som através do impacto, raspagem ou agitação de um instrumento, com ou sem recurso a baquetas, incluindo partes do corpo humano.

YoutubeDavid Corkhill

 

Pianica

PhotoEuropeFlag

o mesmo que melódica, instrumento de sopro de palheta livre inventada, no formato atual, por Hohner nos anos 50 do século XX, que se toca soprando através de embocadura e dedilhando com uma das mãos. Pressionando uma tecla com um dedo provoca-se a passagem de ar através de uma palheta e a respetiva vibração. Steve Reich compôs em 1966 a obra "Melodica" para este instrumento.

 

Piano de cauda

Europe

Cordofone de teclado com maior capacidade sonora que o piano vertical. No século XIX, a armação de ferro fundido contribuiu para aumentar a tensão das cordas, produzindo-se um som mais cheio.

YoutubeMaria João Pires

 

Piano digital

AfricaAmericasAsiaEuropeOceania

Electrofone de tecla que imita sons de pianos acústicos sendo economicamente mais acessível.

YoutubeYamaha Clavinova

 

Piano vertical

Europe

Cordofone de tecla, cujas origens remontas se encontram no saltério. É constituído por um teclado, cordas com espessuras e comprimentos diversos, martelos que batem nas cordas, abafadores e pedais.

YoutubeKawai K-3 Professional Upright Piano

 

Piatti

Europe

Designação dos pratos de choque em Italiano, idiofone de percussão direta formado por um par de pratos metálicos que entrechocam por ação das mãos do executante, podendo também um prato estar suspenso e ser percutido por uma baqueta.

 

Piedras

EuropeSpain

Instrumento natural constituído por duas pequenas pedras que entrechocam. O uso destas pedras devidamente selecionadas pelo som e a forma esteve muito generalizado entre pastores de La Rioja, que assim acompanhavam as jotas (danças).

 

Pibgorn

PhotoEuropeFlag

Instrumento de sopro de palheta simples tradicional do País de Gales.

Youtube

 

Pifilca

AmericaFlag

Pequeno instrumento de sopro de madeira com 30-40 cm, tradicional da Patagónia, especialmente das províncias argentinas de Río Negro e Neuquén.

 

Piccolo

Instrumento de sopro da orquestra da secção das madeiras.

YoutubeKeith Bragg

 

Pidkova

ContinentCountry

À letra, sapato de cavalo, idiofone tradicional da Ucrânia que consiste numa ferradura de cavalo percutida com um ferro que produz um som agudo semelhante ao do triângulo.

 

Pien-ch'ing

AsiaChina

Litofone chinês constituído por 16 pedras em forma de L, todas com o mesmo tamanho mas com espessura e dureza diferentes.

 

Pien-chung

AsiaChina

Idiofone chinês constituído por um conjunto de sinos de diferentes tamanhos.

 

Piffero

EuropeItaly

Piffero ou piffaro, instrumento de sopro de palheta dupla da família dos oboés, tradicional de Itália, muitas vezes tocado em dueto com a zampogna.

 

Pilai

AsiaFlag

Gaita de foles da Finlândia semelhante à volynka da Rússia.

 

Pin pia

AsiaFlag

Cítara tailandesa de duas a cinco cordas.

 

Pinkillu

AmericasFlagFlagFlagFlagFlag

Pinkillu, pinkuyllu ou pinqullu, pequena flauta tubular feita de cana, tradicional dos Andes, Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Peru.

 

Pipa

AsiaChina

Espécie de alaúde chinês, cordofone dedilhado de 4 cordas de seda ou nylon e caixa de pau em forma de pera. É conhecida a sua existência há cerca de 2000 anos.

YoutubeThe pipa

 

Pipasso

ContinentCountry

Gaita de foles do norte de França e Bélgica.

 

Piva

ContinentCountry

Gaita de foles de Itália, da Suiça italiana (Ticino) e Croácia. Na Suiça parece ter morrido no século XIX mas a partir de 1980 ganhou nova vida.

 

Pivana

EuropeFrance

Instrumento de sopro corso feito de corno de cabra, algo semelhante ao "shofar" hebraico.

 

Poi awhiowhio

EuropeFlag

Instrumento de sopro tradicional do povo maori utilizado para atrair pássaros.

 

Porutu

EuropeFlag

Flauta tradicional do povo maori, na Nova Zelândia, versão longo do koauau.

 

Pratos de choque

AsiaEurope

Crash cymbals em Inglês, sinónimo de címbalos em Portugês, idiofone concussivo provavelmente originário da Mesopotâmia a partir de onde se expandiu para outras regiões. A família arménia Zildjian fabrica com grande perfeição estes instrumentos há mais de três séculos, desde que o alquimista de Constantinopla Avedis Zildjian aplicou aos címbalos os conhecimentos sobre como tratar ligas de metais.

YoutubeCrash cymbal technique

 

Primero

AmericaFlagFlagFlag

Um dos tambores da cultura Garifuna, na Guatemala, Honduras e Belize, com corpo de madeira e pele de ovelha, veado ou porco, tocado com as palmas das mãos. O primero é o tenor; o segunda é o baixo.

Psalmodikon

PhotoEuropeFlagFlag

Psalmodicon ou psalmodikon é um instrumento de corda tradicional da Escandinávia.

Youtube

 

Pu'ili

Idiofone de percussão direta constituído por duas canas compridas com cortes no sentido do comprimento que, agarrados pelas mãos do executante, batem entre si ou nos ombros.

 

Pukaea

EuropeFlag

Trompete de madeira tradicional do povo maori, na Nova Zelândia.

 

Pungi

AsiaFlag

Instrumento de sopro de palheta usado pelos encantadores de serpentes na Índia e no Paquistão.

 

Pūrerehua

Oceania

Bullroarer (berra-boi) tradicional do povo Maori, na Nova Zelândia.

 

Putatara

EuropeFlag

Instrumento de sopro tradicional do povo maori, constituído por um búzio com um orifício para soprar, usado em contaxtos rituais e cerimoniais.

 

Putipu

PhotoEuropeItaly

Instrumento tradicional da Itália meridional, especialmente Nápoles, que consiste numa caixa de ressonância cilíndrica revestida de pele numa das extremidades, pele com um furo ao centro e friccionada por uma cana de bambu.

 

Putorino

EuropeFlag

Instrumento de sopro tradicional do povo maori, na Nova Zelândia, de 20 a 50 cm.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
Q

 

Qichak

PhotoAsiaFlag

Instrumento de corda friccionada tradicional do Irão.

 

Quena

PhotoAmericasFlag

Quena, qina, ou kena, é um instrumento de sopro da família das flautas, em forma tubular, feito de bambu ou madeira com orifícios, utilizada especialmente no Peru e outros países andinos.

 

Quijada

PhotoAmericasFlag

A quijada, de burro, cavalo ou vaca - conhecida neste caso como charrasca, cacharaina, charaina, carretilla ou kahuaha - é um idiofone tradicional hispano-americano.

 

Qin

AsiaChina

Cítara chinesa que remonta a mil anos antes de Cristo.

 

Querequexé

AmericasFlag

Idiofone de percussão da família dos idiofones de raspagem tradicional do Brasil.

 

Quijongo

AmericaFlagFlag

Arco musical utilizado por povos indígenas da Nicarágua e Costa Rica.

 

Quissange

AfricaFlag

instrumento angolano constituído por pequenas barras de metal de diversos tamanhos, presas a uma base de madeira e tocadas pelos dedos polegares.

 

Quitaiplas

Americas

Instrumento tradicional da Venezuela feito de bambu.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
R

 

Rabab

Instrumento de corda tradicional do Afeganistão.

YoutubeAfghani rabab

 

Rababah

PhotoAfricaFlag

Instrumento de corda friccionada tradicional do Iraque.

 

Rabeca

AfricaFlagAmericasFlagEuropePortugal

Cordofone de arco muito usado ainda em Portugal, Cabo Verde e Brasil. A rabeca chuleira tem origem no Norte de Portugal, especialmente na região de Amarante, no século XVIII. Na música brasileira, a rabeca está especialmente ligada ao forró.

 

Rabel

EuropeSpain

Instrumento de corda friccionada muito frequente no Norte da Península Ibérica.

 

Rag gsho ma

PhotoAsiaFlag

Instrumento de sopro tradicional do Tibete.

 

Raganella

EuropeFlag

Instrumento de percussão comum na música tradicional da Calábria, Itália meridional.

 

Rainstick

Pau de chuva, idiofone de percussão indireta constituído por um pau oco ou cartão tapado nas extremidades com palitos e grãos que caem suavemente de uma extremidade para a outra.

YoutubeHow to play the rainstick

 

Rajão

EuropePortugal

Instrumento tradicional madeirense de 5 cordas com afinação reentrante.

YoutubeRoberto Moniz

 

Ramsinga

AsiaFlag

Antigo instrumento de sopro indiano que consta de 4 tubos de metal fino ligados, utilizado em contextos rituais.

 

Ramwong

PhotoAsiaFlag

Membranofone tradicional da Tailândia muito utilizado nas danças folclóricas.

 

Rapach

ContinentCountry

Versão maior do derkach, é usado por grupos ucranianos em vez de sinos durante a Páscoa.

 

Rakkopilli

ContinentCountry

Gaita de foles sem bordão tradicional da região de Votic.

 

Raspador

AmericasFlag

Idiofone tradicional de percussão da família dos idiofones de raspagem. Uma vara de madeira mais fina raspa a parte que tem saliências, produzindo-se um timbre característico.

 

Ravanahatha

PhotoIndia

Também chamado ravanastron, ravana hasta veena, antigo instrumento de corda friccionada anterior ao violino.

 

Rebâb

Africa

Designação genérica de antigos cordofones friccionados de arco antigos do Norte de África e do mundo islâmico. Tinha apenas duas cordas e um corpo pequeno em forma de pera.

YoutubeMehmet Ünal

 

Rebec

Europe

Instrumento de corda fricionada da Época Medieval.

YoutubeThe sound of the rebec

 

Rebolo

Americas

Membranofone tradicional do Brasil.

YoutubeGustavo Caetano

 

Reco-reco

EuropeFlagAmericasFlag

Idiofone tradicional de percussão indireta por fricção tradicional com formas muito variadas, pertence à família dos idiofones de raspagem. Uma vara de madeira mais fina raspa a parte que tem saliências, produzindo-se um timbre característico. Há reco-recos de plástico, madeira, de metal e mistos.

 

Redoba

AmericasFlag

Instrumento de madeira de percussão direta tradicional do México que se pode tocar enquanto se dança.

 

Rehu

EuropeFlag

Instrumento tradicional do povo maori, na Nova Zelândia, flauta longa fechada numa das extremidades e com diversos orifícios como o porutu.

 

Repenique

AmericasFlag

Membranofone tradicional do Brasil associado ao samba.

 

Requinto

EuropeSpain

Pequena instrumento de corda dedilhada tocado em Espanha, Ecuador, Colômbia e México. O termo designa também um clarinete em Mib, uma quarta acima do clarinete soprano em Sib.

 

Resheto

ContinentCountry

Instrumento de percussão tradicional do folclore ucraniano que consiste num arco de madeira de 50 cm de diâmetro com pele, percutido com os dedos ou com baqueta.

 

Rih

ContinentCountry

Instrumento de sopro do Leste da Ucrânia constituído por um corno de vaca com palheta simples, ocasionalmente dupla. Pode ter 3-6 buracos, ou nenhum.

 

Riq

Asia

O mesmo que riqq ou rik, pandeireta que acompanha a música tradicional e a música clássica árabes. Unimembranofone com origem no daf persa, mede entre 20 e 25 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade, e é geralmente dotado de 10 pares de soalhas.

 

Roh

ContinentCountry

Instrumento de sopro feito de corno ou de madeira, sem buracos, existente na Bielorrússia.

 

Rondador

PhotoAmericasFlag

Flauta de Pã tradicional do Ecuador.

 

Rondalla

PhotoAsiaFlag

Cordofone, instrumento nacional das Filipinas.

 

Rubab

PhotoAsiaFlag

Cordofone, instrumento nacional do Afeganistão.

 

Rumba box

AmericaFlag

Lamelofone dedilhado semelhante à marimba tradicional da República Dominicana ou à marímbula cubana.

 

Rombo

instrumento muito antigo, já presente na Idade da Pedra, constituído por uma lâmina de metal ou de madeira que produz uma sonoridade característica, conforme gira com maior ou menor velocidade sobre si própria.

 

Ryuteki

PhotoJapan

Flauta traversa tradicional do Japão, feita de bambu, utilizada na música clássica xintoista associada à corte imperial japonesa.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
S

 

Sac de gemecs

EuropeSpain

Gaita de foles da Catalunha, que apresenta outros nomes: coixinera, caterineta, borrega, manxa borrega, bot, noia verda, mossa verda, ploranera, sac de les aspres, buna, cornamusa, xeremia.

 

Sakhun

PhotoMyanmar

Bimembranofone tradicional de Myanmar, colocado sobre dois tripés.

 

Salpinx

EuropeSpain

Aerofone da Grécia antiga, espécie de trompete estreita e comprida de bronze com bocal de osso e pavilhão de bronze.

 

Salterio

EuropeSpain

Do latim psalterium, salterio é um instrumento de corda dedilhada ou às vezes percutida. Sobre a caixa de ressonância em formato triangular, trapezoidal ou outro estão fixadas as cordas metálicas que são tocadas com os dedos ou golpeadas com paus.

 

Sambal

ContinentFlag

Membranofone usado no folclore na Índia ocidental, consiste em dois tambores de madeira unidos, um maior do que o outro, sendo as peles percutidas com baquetas de madeira.

 

Samica

ContinentCountry

Pequeno instrumento de corda tradicional da Croácia, com formato parecido com a dangubica, ancestrais da tamburitza.

 

Sampho

PhotoCambodja

.Bimembranofone tradicional do Cambodja tocado com as mãos.

 

Samuri

EuropeJamaica

Flauta tradicional da Geórgia.

 

Sang gauk

PhotoAsiaFlag

 

Sanfona

Europe

Cordofone originário da Idade Média. As suas cordas são calcadas por um disco giratório, e não friccionadas. Chegou a ser uma espécie de parente pobre do órgão de tubos, substituindo-o nas igrejas que não podiam ter órgão.

 

Sangban

Photo

O tambor médio de um conjunto de três tambores tradicionais da África Ocidental, o djun-djun.

 

Saing

PhotoCambodja

Instrumento de sopro constituído por um búzio com um orifício, tradicional do Cambodja.

 

Sanshin

PhotoAsiaJapan

Cordofone tradicional do Japão.

 

San-ksien

AsiaChina

Cordofone tradicional da China.

 

Sansa

Africa

Idiofone beliscado com lamelas metálicas, flexíveis, sobre uma caixa de ressonância rectangular, em madeira, originário de Angola.

 

Sanshin

AsiaJapan

Cordofone dedilhado do Japão, com 3 cordas, caixa forrada a pele e braço bastante alongado. Tornou-se muito popular no Japão no século XIX.

 

Santoor

AsiaIranIraq

Santoor, santour, santur, instrumento de corda trapezoidal muito antigo da família das cítaras, utilizado na Índia, Iraque e Irão, com 72 cordas.

 

Santur

AsiaIraq

Instrumento de cordas tendidas horizontalmente que são percutidas com dois finos martelinhos de madeira esculpida, pode ser considerado um parente longínquo do piano. É um instrumento difícil e delicado que exige virtuosismo. O santur iraquiano difere um pouco do iraniano e do grego: tem mais possibilidades sonoras, com os seus 23 a 25 grupos de cordas "irmãs"; conforme os músicos, cada grupo pode ter 3, 4 ou mesmo 5 cordas.

 

Sanza

Africa

Idiofone beliscado com lamelas metálicas presas numa ponta a uma caixa de ressonância de madeira. É originário do Zaire, mas aparece com nomes diferentes em outros países africanos.

 

Sarangi

AsiaIraq

Cordofone friccionado por um arco, muito utilizado na música clássica indiana, podendo tocar a solo ou acompanhar cantores.

YoutubeRamesh Misra

 

Sarod

ContinentFlag

Instrumento de corda indiano, usado especialmente na música clássica indiana. Tem uma sonoridade introspetiva e profunda. Pensa-se que derive do rubab afegão.

 

Sapp

ContinentFlag

Sap, supp, chhikka, chikka, idiofone de madeira nativo do Punjab, Índia.

 

Sargija

ContinentCountryCountryCountryCountry

Instrumento de corda usado no folclore de vários países da região dos Balcãs, Albânia, Croácia, Kosovo, Sérvia e Bósnia-Herzevonina, onde foi criada no tempo do Império Otomano.

 

Sarinda

PhotoIndia

Instrumento de corda fricionada do Nepal e da Índia, aparentado ao violino, usado na música tradicional. Tem três ou mais cordas.

 

Sarronca

EuropePortugal

Membranofone tradicional e rudimentar de fricção, constituído por um cântaro de barro que funciona como caixa de ressonância, uma pele que tapa a boca do vaso e um pau fino que trespassa a pele e, ao friccioná-la produz um som grave.

 

Sasando

PhotoAsiaFlag

Instrumento tradicional da Indonésia.

 

Saung

PhotoMyanmar

Harpa birmanesa com caixa de ressonância horizontal, ao contrário das harpas europeias, dotada de 13 a 16 cordas. Considerado instrumento musical nacional da Birmânia (Myanmar).

 

Schäferpfeife

ContinentCountryCountry

Também conhecida por sackpfeife, schäferpfeife é um tipo de gaita de foles alemã e belga.

 

Saxofone

EuropeCountry

Aerofone de palheta simples inventado pelo belga Adolph Sax em 1846. Saxofone é uma família de instrumentos. Charlie Parker, John Coltrane e Stan Getz são nomes famosos de saxofonistas.

Youtube

 

Sekhem

AsiaEgypt

Também chamado "sesheshet", idiofone metálico de percussão indireta do Antigo Egito.

 

Senza

Africa

Família de instrumentos feitos de lâminas de metal. Este tipo de idiofones está espalhado um pouco por toda a África.

 

Serinette

PhotoEuropeFlag

Instrumento mecânico produzido em França no século XVIII, tendo sido utilizado para ensinar melodias aos canário.

 

Serpentão

Europe

Datado do século XVI, o serpentão é um instrumento de sopro da família dos metais, com bocal e corpo longilíneo e serpenteado, (de onde lhe vem o nome).

 

Serouba

Africa

Membranofone, conjunto de instrumentos de percussão que podemos encontrar na Áfica Central e Ocidental.

 

Shakuhachi

AsiaJapan

Aerofone japonês, é uma flauta de bambu cujo tubo é aberto nas extremidades e mede cerca de 55 cm. Foi levado da China para o Japão em 935, por sacerdotes budistas.

 

Shahnai

ContinentCountry

Shahnai, shenai, sanai, shenoy, é um oboé indiano semelhante ao sharnai, karnai e zurna. É comum na Índia, Paquistão e Bangladesh.

 

Shakuachi

AsiaJapan

Flauta de bambu tradicional do Japão levado da China no século VI. Tradicionalmente feito de bambu, pode ser hoje feito de madeira. Foi usado nas práticas de meditação dos monges budistas.

 

Shakubioshi

PhotoJapan

Idiofone de percussão direta tradicional do Japão constituído por dois paus de madeira de 36 cm de comprimento.

 

Shaman drums

Asia

Unimembranofones circulares semelhantes a pandeiretas, dotados de soalhas metálicas, utilizados na Ásia e associados de modo especial aos rituais do shamanismo.

 

Shamisen

AsiaJapan

Instrumento de três cordas tradicional do Japão derivado do sanxian chinês. É tocado com um plectro chamado bachi.

 

Shekere

Africa

Idiofone de agitamento tradicional de África.

 

Sheng

PhotoAsiaChina

aerofone chinês de boca, formado por 17 tubos (canas de bambú), remonta provavelmente a 3000 anos a. C. Era constituído por uma câmara de vento (à qual estavam ligados tubos de babú) para cujo interior o músico soprava. Foi introduzido na Europa em 1777 e terá influenciado a concertina.

 

Shime-daiko

PhotoJapan

Bimembranofone tradicional do Japão, pequeno mas largo, com pele de animal nas extremidades.

 

Shinobue

PhotoJapan

Também chamado takebue, é uma das flautas tradicionais do Japão e desempenha um papel importante no teatro japonês.

 

Shmyhala

ContinentCountry

Peça com um furo que roda roda por ação do vento. É colocado nos hortas e campos, produzindo sons que assutam os pássaros.

 

Shô

AsiaJapan

órgão de boca japonês que resulta da introdução na corte japonesa, no século VIII, de uma espécie de sheng chinês.

 

Shofar

PhotoAsiaFlag

aerofone da antiguidade bíblica. A palavra hebraica significa "corno de carneiro". É um instrumento de sopro rudimentar. Na Bíblia, o instrumento aparece em várias ocasiões, designadamente nos episódios do sacrifício de Isaac e na batalha de Jericó.

 

Shoko

PhotoJapan

Gongo japonês feito de bronze, suspenso numa estrutura vertical, tocado por duas baquetas de corno.

 

Siku

AmericasFlag

Flauta de Pã do Peru e Bolívia. É o principal instrumento de um género de música conhecido como sikuri.

 

Sindang

PhotoCambodja

Instrumento de percussão direta constituído por um bloco de madeira, tradicional do Cambodja.

 

Singing bowl

Idiofone tibetano de percussão direta constituído por uma taça metálica percutida e friccionada por uma baqueta de madeira.

 

Sinos tubulares

Europe

Este instrumento também chamado carrilhão de orquestra, é constituído por um conjunto de tubos de metalde tamanhos graduados mas com o mesmo diâmetro. Têm dois orifícios numa extremidade, pela qual estão estão suspensos de uma estrutura. A sua origem, com bambú, encontra-se no Suoeste Asiático.

 

Sistrum

AsiaEgypt

Do grego "seistron", literalmente "o que é abanado", chamado "sekhem", ou "sesheshet" em língua egípcia, idiofone metálico de percussão indireta especialmente associado à música nos antigos Iraque e Egito.

 

Sitar

AsiaIndia

Cordofone clássico do Norte da Índia, alaúde de braço longo. Pode ter de três a sete cordas e é acompanhado muitas vezes pelas tablas.

YoutubeK.V. Mahabala

 

Sitou

PhotoMyanmar

Pequeno tambor tradicional de Myanmar percutido com duas baquetas de madeira.

 

Sjofloyte

EuropeFlag

À letra, flauta do mar, variante norueguesa da flauta de bisel. O instrumento chegou por mar da Europa Continental à Noruega nos séculos XVIII e XIX.

 

Skrabalas

EuropeRussia

idiofone de madeira que podemos encontrar na Rússia e na região do Báltico.

 

Skuduciai

Europe

Aerofone constituído por diferentes tubos de comprimentos diferentes tradicional da Lituânia.

 

Slek

PhotoCambodja

Folha de árvore usada como instrumento musical no Cambodja.

 

Soduang

AsiaKorea

Cordofone de arco, dotado de duas cordas, utilizado na Coreia.

 

Socavon

AmericasFlag

Instrumento de corda tradicional do Panamá com 4 cordas em 4 ordens.

 

So-na

AsiaChina

Aerofone de palheta dupla, tradicional da China.

 

Sopila

EuropeFlag

Sopila, ou rosenice como é chamado em Istria, é um antigo instrumento de sopro tradicional da Croácia, de madeira, semelhante ao oboé e shawm.

 

Sousafone

AmericasFlag

Aerofone de metal que deve o seu nome ao norte-americano de ascendência lusa John Philipp de Sousa, célebre compositor de marchas.

 

Spilapipa

ContinentFlag

Instrumento de sopro tradicional da Suécia, usado por pastores, com oito buracos na parte de cima, sem orifício para o polegar.

 

Sralai

PhotoCambodja

Instrumento de sopro de palheta quádrupla tradicional do Cambodja.

 

Sruti upanga

ContinentCountry

Também conhecida por bhazana-sruti, druthi ou nosbug, é uma gaita de foles de Tamil Nadu, no Sul da Índia.

 

Stabule

ContinentCountry

Instrumento nacional da Letónia que consiste num tubo de 4 a oito buracos.

 

Subidor

Americas

Tambor tradicional de Puerto Rico.

 

Sundari

ContinentCountry

Sundari ou sundri é um pequeno instrumento indiano de sopro de palheta dupla adequado para peças em andamento rápido.

 

Surbahar

ContinentFlag

Instrumento de corda dedilhada usado na música clássica do Hindustão próximo do sitar, mas num registo mais grave.

 

Surdelina

EuropeFlag

Surdelina, também chamada sampogna, é uma gaita de foles tradicional de Itália (Nápoles).

 

Surdo

Americas

Bimembranofone de grandes dimensões, é originário do Brasil e fundamental no samba. A caixa pode ser de metal ou de madeira. O seu som grave atravessa qualquer parede.

 

Surnai

Instrumento de sopro tradicional da Mongólia, aparentado ao clarinete. O seu corpo cónico pode ser feito de corno ou de madeira.

 

Sursringar

ContinentFlag

Instrumento de corda dedilhada anterior e maior que o sarod. As cordas de aço e bronze são tocadas com um plectro.

 

Suzu

PhotoJapan

Idiofone metálico de agitamento tradicional do Japão.

 

Swarabat

ContinentFlag

Swarabat, swarbat ou swaragat, instrumento de corda com corpo circular do sul da Índia, tocado com plectro.

 

Swarmandal

ContinentFlag

Cítara indiana que hoje acompanha com frequência a música clássica do Hindustão.

 

Schwyzerörgeli

ContinentCountry

Tipo de acordeão diatónico de botões existente na música folclórica suiça. O nome deriva do cantão Schwyz onde o instrumento foi desenvolvido.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
T

 

Ta'arija

PhotoAfricaFlag

Membranofone tradicional de Marrocos.

 

Tabalet

EuropeSpain

Bimembranofone cilíndrico percutido com baqueta típico de Valencia, Espanha.

 

Tabla

PhotoAsiaFlag

Duplo membranofone indiano, de percussão direta com os dedos, composto por um tambor cónico e outro cilíndrico, a bhaya e a daina. Ravi Shankar, executante deste instrumento, gravou um album em dueto com Yehudi Menuhin.

YoutubeLeçon de tablas

 

Tabor

EuropeFlag

Tambor bimembranofone, tradicional da Inglaterra, que com frequência acompanha uma pequena flauta chamada pipe.

YoutubeFoggy Dew

 

Tagutok

Asia

Tambor de fenda tradicional das Filipinas, idiofone de percussão direta tocado por um taco, com corpo oco de madeira ou bambu dotado de uma ou mais fendas para possibilitar diferentes línguas e diferentes frequências.

 

Taiko

PhotoJapan

Tambor japonês construído a partir de um tronco revistido de couro de vaca, com influências chinesas e coreanas.

Youtube

 

Taishogoto

Instrumento de corda tradicional do Japão, também chamado harpa de Nagoia. O nome deriva do período Taisho (1912-1926) no qual o instrumento apareceu. Tem semelhanças com o bulbul tarang da Índia e a akkordolia da Alemanha.

YoutubeBill Stephens

 

Talharpa

PhotoAsiaFlag

Talharpa ou tagelharpa, instrumento de corda fricionada tradicional da Estónia, constituído por uma caixa de ressonância retangular e quatro cordas. Semelhante ao jouhikko finlandês e crwth do País de Gales.

Youtube

 

Tamak

ContinentFlag

Tambor metálico bimembranofone do povo Santal, da Índia, usado em cerimónias e festivais religiosos.

 

Tamburica

EuropeCountry

À letra, pequena tamboura, pequeno instrumento de corda de braço longo tradicional da Croácia.

 

Tambarinu

EuropeFlag

Instrumento de percussão tradicional da Sardenha, Itália, feito com pele de burro.

 

Tambor

Europe

Subcategoria de membranofones que pode ter uma ou duas membranas com formatos muito diversificados, cilíndrico, longo, cónico. Podem ter forma de ampulheta, de taça ou de barril. A sarronca é um tambor de fricção, dado que a membrana é posta em vibração por um pau.

 

Tambor de fenda

Africa

idiofone de percussão direta tocado por um taco, com corpo oco de madeira ou bambu dotado de uma ou mais fendas para possibilitar frequências diferentes.

 

Tambor falante

Africa

Tambor bimembranofone em forma de ampulheta tradicional da África Ocidental, utilizado para enviar mensagens.

 

Tamborim

AmericasEurope

Tambor de mão, unimembranofone circular tradicional do Brasil. O termo designa também o membranofone muito utilizado na educação musical em Portugal.

YoutubeAndré Siqueira

 

Tamboril

EuropeSpain

Bimembranofone de percussão percutido com baqueta, tradicional da Península Ibérica, semelhante a um tambor, mais estreito e alto. O corpo cilíndrico pode ser de madeira ou de lata, e a pele de cabra ou ovelha.

 

Tamboriles

AmericaFlag

Os tamboriles ou tambores de candombe são tambores unimembranofones de madeira em forma de barril tradicionais do Uruguai. Existem três tamanhos: piano, registo baixo; repique, tenor; chico, alto.

 

Tamburica

PhotoEuropeFlag

Pequeno instrumento de corda tradicional da Croácia tocado com plectro.

YoutubeLet's play tamburica

 

Tangmuri

ContinentCountry

Instrumento de sopro indiano de palheta dupla usado em cerimónias religiosas e danças tradicionais.

 

Tanpura

PhotoAsiaFlag

Tanpura, tambura, ou tampuri, é Instrumento de corda dedilhada tradicional da Índia. Apoia a melodia cantada ou tocada por um instrumentista.

YoutubeDemonstration

 

Tantã

AmericaBrazil

Tambor unimembranofone de percussão direta com as mãos em forma cilíndrica ou afunilada, com fuste em madeira ou alumínio, tradicional do Brasil.

YoutubeVariações de tantã

 

Tapan

EuropeFlag

Tambor bimembranofone de percussão direta tradicional da Roménia.

 

Taraban

ContinentCountry

Instrumento de percussão tradicional da Ucrânia formado por um aro de 50 cm com pele em ambos os lados, percutido com baqueta ou uma mão.

 

Tarabuka

ContinentCountry

Tarabuka, tarabaki, darbuka, doumbeck, dumbec, dumbeg, dumbelek, tablah, toumperlek, tablah, zerbaghali são diferentes nomes, de diferentes regiões, para o tambor unimembranofone em forma de cálice usado no Médio Oriente, Norte de África, Sul da Ásia e Europa de Leste. É percutido com os dedos de ambas as mãos entre as pernas do executante ou num suporte.

 

Tarka

AmericasFlag

Flauta indígena dos Andes, feita de madeira, com bisel e seis orifícios para os dedos. Existem três tamanhos: a grande, a média e a pequena (afinada uma oitava acima da grande).

 

Tárogató

PhotoEuropeFlagYoutube

Instrumento de sopro tradicional da Roménia.

 

Tayaw

PhotoMyanmar

Antigo instrumento de corda friccionada tradicional que desapareceu da Birmânia e foi substituído pelo violino, que os birmaneses adotaram. É um instrumento com corpo de madeira ricamente ornamentada. Um pequeno arco fricciona as cordas.

 

Tchakare

EuropeMozambique

Instrumento de corda e arco tradicional de Moçambique dotado de caixa de ressonância de madeira revestida por pele de lagarto, braço em forma de pau e corda.

 

Temple block

PhotoYoutube

Idiofone de percussão direta formado por blocos de madeira ocos de diferentes tamanhos, percutido por baqueta de madeira (eventualmente com borracha na ponta). Tem origem na Ásia Oriental, onde o instrumento é usado em cerimónias religiosas.

 

Teponatzli

AmericasFlag

Tambor de fenda de origem azteca, idiofone de percussão direta tocado por um taco, sendo o corpo de madeira oco dotado de fendas em forma de H para possibilitar diferentes línguas e frequências.

 

Thawil

AsiaChina

Tambor bimembranofone cilíndrico tradicional da Índia, de Tamil Nadu. É usado no tempo, no folclore e na música carnática. Com o nadaswaram é essencial nas festas e cerimónias do sul da Índia.

 

Teta maung

PhotoMyanmar

Gongo tradicional de Myanmar, idiofone de percussão direta de metal, diferente do maung e do wa maung no tamanho.

 

Thali

ContinentFlag

Instrumento de percussão indiano da família dos idiofones utilizado no folclore constituído por um prato metálico usado na cozinha percutido por um ou dois paus, conforme seja sustentado por uma das mãos ou colocado num suporte..

 

Theremin

EuropeFlag

Theremin, ou aetherphone, eletrofone inventado por Léon Thérémin, cientista de origem francesa que viveu e trabalhou na Rússia, tendo este instrumento musical a particularidade de ser tocado sem o toque do executante. Frequências e dinâmicas são controladas pelo movimento das mãos do intérprete no ar.

 

Ti

EuropeChina

Instrumento de sopro de madeira, tradicional da China.

 

Tibetan bell

Idiofone metálico de mão tradicional do Tibete, de percusão direta, formado por dois címbalos lidados por um fio que chocam produzindo som.

 

Tilinca

EuropeFlag

Pequena flauta sem orifícios tradicional da Roménia.

 

Timba

AmericasFlag

Membranofone de percussão direta tradicional do Brasil.

YoutubeComo tocar vários ritmos

 

Timbales

Europe

Subgrupo dos tambores, que se distinguem pelo seu formato hemisférico e o som mais definido que os outros tambores.

 

Timila

ContinentCountry

Timila, thimila ou paani, instrumento de percussão bimembranofone em forma de ampulheta tradicional de Kerala, no sul da Índia. Tem corpo de madeira e pele nas extremidades, cuja tensão é regulada por cordas.

 

Timpanon

EuropeSpain

Timpanon, ou timpanum, unimembranofone circular da Grécia antiga, percutido com a palma da mão ou baqueta, tocado nos ritos de Dyonysus, Cibele e Sabazius.

 

Timpani

Europe

Timpani, tímpanos, timbales, tambores unimembranofones em forma hemisférica, feitos de cobre, com uma membrana no cimo da caixa. Afinam-se através de um pedal.

Youtube

 

Timple

EuropeSpain

Timple ou tiple é um instrumento de corda tradicional das Canárias, Espanha, de dimensões reduzidas (30-40 cm), tal como o cuatro venezuelano, o tiple portorriquenho e o guitarro maiorquino.

 

Tin Whistle

PhotoEuropeFlag

Flauta de metal tradicional da Irlanda.

YoutubeTin whistle tutorial

 

Tiorba

Europe

Alaúde baixo, cordofone que surgiu na Idade Média e gozou, durante dois séculos, de grande popularidade na Europa.

Youtube

 

Tiple

EuropeSpain

Pequena guitarra de Espanha, Colômbia e Puerto Rico.

 

Titi

ContinentCountry

Gaita de foles de Andhra Pradesh, na Índia, feita com a pele inteira de uma cabra.

 

Tlapitzali

AmericasFlag

Aerofone conhecido das culturas americanas pré-colombianas, especialmente os aztecas. Com a forma de flauta, pode ser feito de cerâmica, osso ou madeira. Muitas vezes aparece decorado com desenhos abstratos e divindades aztecas. O nome designa também búzios que coordenavam os ataques nas cerimónias de guarra.

 

To'ere

Oceania

Idiofone de madeira tradicional do Tahiti.

 

Tochacatl

AmericasFlag

O mesmo que tochácatl, toxacatl o toxácatl, designa um grupo de aerofones de origem mexicana aspirados e não soprados.

 

Ton wa

PhotoMyanmar

Idiofone de percussão direta feito de madeira constituído por uma espégie de gongo percutido por uma baqueta, também de madeira.

 

Tongue drum

Idiofone de madeira, de percussão direta com baquetas, constituído por uma caixa de madeira com fendas e línguas de tamanho diferente que permitem diferentes sons, tocado por baquetas com borracha na ponta.

Youtube

 

Torban

ContinentCountry

Instrumento de corda, espécie de teorbo ucraniano que combina propriedades do alaúde barroco com o saltério.

 

Torokhkatalo

ContinentCountry

Idiofone tradicional ucraniano constituído por uma peça de madeira com uma pega, e outra peça mais pequena com aros de metal. É usado por grupos na ausência de tambores.

 

Torupill

AsiaFlag

À letra, instrumento de tubos, gaita de foles tradicional da Estónia.

 

Totoloche

AmericasFlag

Instrumento tradicional do norte do México semelhante ao contrabaixo mas menor, embora grande o suficiente para produzir sons graves. Tem três ou 4 cordas e é tocado em pizzicato (com os dedos). É usado na música tradicional.

 

Tow-tone block

Idiofone de madeira, de percussão direta com baqueta de madeira, formado por dois blocos de tamanho diferente com furo, produzindo frequências diferentes.

Youtube

 

Trashchotka

ContinentCountry

Idiofone de madeira constituído por duas placas de madeira ligadas e uma roda dentada que, ao rodar, faz que uma língua bata. Semelhante à cega-rega portuguesa

 

Traskofiol

ContinentFlag

Instrumento de corda tradicional do norte da província de Skane, Suécia, aparentado ao violino.

 

Trejdeksnis

ContinentCountry

Instrumento de percussão da Letónia.

 

Trembita

ContinentCountry

Instrumento de sopro retilíneo e comprido semelhante ao alpehhorn.

 

Triângulo

Europe

Idiofone metálico de percussão direta que hoje faz parte da secção de percussão da orquestra. Também chamado "ferrinhos" na música tradicional popular, possui um som brilhante. Consiste num ferro em forma triangular, aberto, no qual se bate com um pequeno ferro. É suspenso de uma corda e, enquanto uma mão sustenta o triângulo, a outra faz a percussão. Tem-se conhecimento do triângulo desde o século XIV.

 

Triccaballaca

EuropeFlag

Instrumento de percussão de madeira usado na música tradicional napolitana e da Itália meridional.

 

Trigonon

EuropeSpain

Pequena harpa triangular usada na Grécia antiga, provavelmente originária da Assíria ou Egito.

 

Trikitixa

EuropeSpain

Pequeno acordeão diatónico de botões originário de Itália que se usa no País Basco desde o século XIX especialmente em romarias.

 

Tro

PhotoCambodja

Cordofone de fricção tradicional do Camboja que pode ter duas ou três cordas e corpo de madeira ou coco, recebendo os nomes de tro khmer, tro che, tro sau toch, tro sau thom e tro u.

 

Trompa

Europe

Instrumento de sopro de metal que possui um tubo cilíndrico ou cónico, com bocal e pistões. Denis Brain e Barry Tuckwell são nomes célebres de trompistas.

 

Trompa alpina

EuropeFlag

Aeorofone retilíneo tradicional dos Alpes suíços, com mais de um metro de comprimento, terminando numa campânula ligeiramente virada para cima. Já no século VI era conhecido na Suiça.

 

Trompete

Europe

Trumpet em Inglês, iInstrumento de sopro de metal constituído por corpo, chave de água, bomba de afinação, pistões, cotovelos e bocal, terminando em pavilhão.

YoutubeAlistair Mackie

 

Truba

ContinentCountryCountry

Instrumento de sopro de madeira tradicional da Ucrânia e Bielorússia, usado por pastores ao passar, de manhã, pela aldeia, com 7-10 orifícios.

 

Tsenatsil

AfricaFlag

Idiofone de agitamento aparentado ao sistro, usado nas cerimónias da igreja copta, na Etiópia.

 

Tsugaru-shamisen

PhotoJapan

Espécie de shamisen originário da península de Tsugaru e muito popular em todo o Japão.

 

Tsuri-daiko

PhotoJapan

Também chamado gaku-daiku, tambor japonês percutido com dois martelos numa das membranas.

 

Tsuzumi

PhotoJapan

Tambor de mão japonês em forma de ampulheta com influências da China, Mongólia e Índia.

 

Tsymbaly

ContinentCountry

Cordofone ucraniano constituído por uma caixa de madeira trapezoidal com cordas de aço ou de bronze, percutidas com martelos.

 

Ttun-ttun

EuropeFlag

Pequeno tambor cilíndrico de cordas tradicional do País Basco francês tocado pela mão direita enquanto a esquerda toca o txistu, pequena flauta de três buracos.

 

Txalaparta

EuropeFlag

Instrumento de percussão direta rudimentar, tradicional do País Basco francês, próximo do balafon e do xilofone, em que não se usam baquetas mas pilões, peças de madeira que percutem verticalmente.

 

Txistu

EuropeFlag

Flauta de bisel de três orifícios muito antiga e tradicional do País Basco francês, tocada com a mão esquerda enquanto a direita toca o ttun-ttun, pequeno tambor de cordas, ou o tamboril.

 

Tzi-ditindi

Berra-boi (bullrarer) utilizado em cerimónias rituais dos índios Apache.

 

Tuba

Europe

Aerofone de metal, dotado de um tubo largo e válvulas, é o maior e o mais grave da secção de metais da orquestra. Foi integrado na orquestra no século XIX, substituindo o oficleide.

YoutubeAndrew Cresci

 

Tulum

Asia

Gaita de foles tradicional da Turquia e Azerbaijão.

 

Tumbi

AsiaFlag

Tumbi ou toombi, instrumento de uma corda tradicional do Punjab.

 

Tungehorn

ContinentCountry

Instrumento de sopro tradicional da Noruega que consta de uma corno de vaca ou cabra com palheta simples.

 

Txistu

EuropeFlag

Instrumento de sopro, apito basco com três orifícios.

 

Tyba

AsiaVietnam

Cordofone do Vietname tocado com um plectro na mão direita que raspa as cordas para cima e para baixo rapidamente.

 

Tynia

AmericasFlag

Tynia ou kirki é um pequeno tambor de mão bimembranofone tradicional dos Andes, especialmente do Peru. É utilizado em danças peruanas e remonta à era pré-colombiana.

 

Tzoura

EuropeFlag

Alaúde grego de 6 cordas e braço longo menor que o buzuki.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
U

 

Ud

Africa

Também chamado barbat, cordofone dedilhado originário do Norte de África, com braço curto e caixa de ressonância em forma de pêra, sendo as costas abauladas.

 

Udu

PhotoAfricaFlag

Vaso de cerâmica com dois buracos percutidos alternanivamente.

 

Udukai

ContinentFlag

Bimembranofone indiano de mão utilizado em orações em Tamil Nadu, e no folclore. O seu formato é semelhante a outros tambores em forma de ampulheta. Uma mão agarra um laço em volta do corpo do instrumento e a outra mão toca.

 

Uffataha

Africa

Flauta africana.

 

Ukulele

PhotoAfricaFlag

Instrumento de corda dedilhada tradicional do Hawaii construído no século XIX a partir do braguinha e rajão levados por madeirenses.

 

Urumilli

PhotoAsiaFlag

Urumili, urumi, ambor bimembranofone de percussão direta com as mãos tradicional da Índia, em forma de ampulheta.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
V

 

Valiha

PhotoAfricaFlag

Valiha é um cordofone tradicional de Madagáscar, com formato parecido com o de uma cítara.

 

Veena

PhotoAsiaFlag

Instrumento de corda dedilhada com origem na Índia antiga, usada sobretudo na música clássica carnática e no Hindustão.

 

Venu

ContinentCountry

Flauta travessa indiana de bambu usada na música carnática. Tem outros nomes conforme a região: venuvu, pillana grovi, kulalu, pullankuzhal.

 

Veuze

EuropeFlag

Instrumento de sopro tradicional do Oeste de França que guardou características das gaitas de foles da Idade Média.

 

Vibrafone

idiofone de altura definida, constituído por barras de metal de tamanhos diferentes que têm, cada uma, um tubo de ressonância. Foi inventado por volta de 1915, a partir do xilofone que, como a palavra grega diz, é feito de madeira. Pode ser tocado por duas, três ou quatro baquetas.

 

Vibraslap

PhotoEuropeFlag

Idiofone de percussão direta especialmente utilizado na música latino-americana.

 

Vielle

EuropeFlag

Cordofone francês com mecanismo em que uma roda faz vibrar as cordas, aparentado ao Hurdy Gurdy e Nyckelharpa.

 

Vihuela

EuropeFlag

Cordofone aparecido em Espanha por volta do século XIII, instrumento muito utilizado pelos trovadores. Hoje em dia, vihuela é um instrumento popular na América Central.

 

Vina

Asia

Cordofone indiano muito antigo com duas caixas de ressonância feitas de cabaça, tocado por um plectro de metal.

 

Viola

Viola, viola d'arco, violeta, instrumento de arco da orquestra, semelhante ao violino na aparência e na no modo de tocar. Sendo maior, tem um som mais doce e grave, num registo intermédio entre violino e violoncelo.

Youtube

 

Viola d'amore

Europe

Instrumento de arco utilizado especialmente nos séculos XVII e XVIII, que apareceu em Salzburgo e se propragou por regiões da Alemanha e, mais tarde, Itália, sendo dotado de catorze cordas, sete fricionadas e tocando as outras por simpatia.

 

Viola da Gamba

Europe

Antigo cordofone de arco, semelhante ao violoncelo e tocado entre os joelhos, na vertical.

 

Violas

PhotoEuropePortugal

A expressão violas portuguesas inclui diversos cordofones de Portugal, diferentes mas estreitamente aparentados. Com caixa de ressonância em forma de 8 e cinco ordens de cordas duplas, são mais antigas e menores que a guitarra importada de França no século XVIII, sendo originárias da vihuela ibérica.

 

Violeta

Europe

Cordofone friccionado de 4 cordas também chamado viola ou viola de arco. Entre os executantes mais conecidos encontram-se Victor Lalo, Paul Hindemith, Yuri Brashmet.

 

Violino

Europe

Cordofone friccionado de 4 cordas, o mais pequeno dos instrumentos de arco da orquestra e do quarteto de cordas. Niccolò Paganini, David Oistrakh, Yehudi Menuhin, Isaac Stern Anne-Sophie Mutter e Nigel Kennedy são alguns dos intérpretes mais conhecidos.

 

Violoncelo

Europe

Cordofone de arco tocado entre os joelhos na vertical, é maior do que o violino e a viola de arco, embora tenha uma forma semelhante. Tem origem no século XVI, sendo o italiano Andrea Amati um dos primeiros construtores conhecidos, tendo feito em 1572 o "King Amati". Luigi Bocherini, Pablo Casals, Guilhermina Suggia, Jacqueline du Pré são intérpretes famosos deste instrumento.

 

Virginale

PhotoEuropeItaly

Instrumento de tecla e corda beliscada com origens no saltério, mais antigo e mais pequeno do que o cravo, foi muito popular em Inglaterra na segunda metade do século XVI. Os virginais eram instrumentos magnificamente decorados.

 

Volynka

ContinentCountry

Gaita de foles tradicional da Ucrânia.

 

Vuhol'nik

ContinentCountry

Idiofone de percussão direta constituído por um triângulo em ferro pendurado de um fio e uma baqueta de metal que nos lados do triângulo. Semelhante ao triângulo ou ferrinhos.

 

Vuvuzela

PhotoAfricaFlag

Instrumento de sopro em forma cilíndrica com cerca de 1 metro de comprimento, originário da África do Sul. No Brasil é conhecida por corneta ou cornetão.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
W

 

Wa maung

PhotoMyanmar

Gongo tradicional de Myanmar, idiofone de percussão direta de metal, diferente do teta maung no tamanho.

 

Wa patala

PhotoMyanmar

Idiofone de altura definida tradicional da Birmânia, constituído por 24 lâminas de bambu sobre uma caixa de ressonância, ordenadas do mais grave, à esquerda, para o mais agudo, à direita, percutidas por dois martelos. É semelhante ao ranaad da Tailândia e ao roneat do Cambodja.

 

Waldzither

PhotoEuropeFlag

Waldzzither, à letra "ziher" da floresta, é um cordofone alemão introduzido na Turíngia por volta de 1900. Construtores alemães procuraram fazer dele o instrumento nacional da Alemanha na primeira metade do século XX.

 

Waqrapuku

AmericasFlag

Wakra phuku, ou wakrapuku, é uma trompete tradicional de povos indígenas do Peru e dos Andes, feito de corno ou de metal. Remonta à era pré-colombiana e é utilizado em rituais de fertilidade.

 

Wank'ara

PhotoAmericasFlag

Tambor bimembranofone tradicional da Bolívia, consiste num corpo cilíndrico revestido de peles.

 

Wasa

AfricaFlag

Instrumento de sopro de metal de três a quatro metros de comprimento tradicional do Chade e Sudão.

 

Wheelharp

PhotoAmericasFlag

Instrumento musical de corda fricionada controlado por um teclado que permite ao executante produzir sons de 61 instrumentos de arco, parecendo uma orquestra de cordas.

 

Wind chimes

Idiofone metálico de mão formado por tubos de metal ou de bambu pendentes que batem entre si com a agitação provocada pela mão ou pelo vento.

 

Wood block

Idiofone de percussão direta com baqueta de madeira (ou com borracha na ponta), formado por um bloco de madeira em forma de caixa, ovo, esfera, tendo o corpo um corte ou furo que permite a vibração das suas paredes.

YoutubeEvan Brown

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
X

 

Xalam

PhotoAsiaFlag

Xalam ou khalam é um instrumento de corda tradicional tocado no Mali, Gâmbia, Niger, Gana, Burkina Faso e Mauritânia. Há quem pense que tem origem na região que é hoje o Mali; outros fazem remontar a sua origem ao antigo Egito. Também existe um instrumento com o mesmo nome na Arábia Saudita.

YoutubeArt of the Xalam

 

Xekere

Americas

Idiofone tradicional de percussão indireta por fricção com rede de contas no exterior da cabaça.

 

Xeque-xeque

Africa

Idiofone de percussão indireta tradicional de África constituído por um corpo de cabaça com pequenas pedras no interior e uma malha de contas à volta da cabaça. Enquanto uma mão gira a cabaça, a outra provoca a fricção.

 

Xiao

AsiaChina

Instrumento de sopro em forma tubular feito de bambu, tradicional da China e muito antigo.

 

Xilofone

Europe

Idiofone de altura definida e percussão direta com baquetas que faz parte do instrumental Orff. É constituído por pequenas tábuas de madeira de tamanhos diferentes. As baquetas podem ser de madeira, borracha, ou plástico.

YoutubeThe Golden Age of the Xylophone

 

Xirupe

Continent

Instrumento de sopro bastante conhecido na zona de Maputo, Moçambique, constituído por uma cabaça ou casca de outro fruto e uma cana grossa com três buracos. A cabaça tem dois orifícios opostos, um deles para introduzir a cana. Para unir a cana à cabaça usa-se, normalmente, barro ou alcatrão.

 

Xun

PhotoAsiaFlag

Instrumento de sopro chinês, espécie de ocarina, um dos mais antigos instrumentos chineses, remontando a cerca de 7000 anos.

YoutubeSam Shen

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
Y

 

Yamatagoto

PhotoJapan

Cítara japonesa, também chamada wagon e azumagoto, originária do Japão, diversamente do koto e outros cordofones japoneses.

 

Yakumogoto

PhotoPhotoFlag

Espécie de Ichigenkien criado em 1820 por Nakayama Kotonushi, com duas cordas e não uma, que está muito associado à religião xintoista.

 

Yangere

PhotoAfricaFlag

Idiofone africano de percussão direta feito de madeira tradicional de Moçambique.

 

Yatga

Photo

Yatga ou yatuga é um instrumento de corda dedilhada, de timbre doce, também chamada cítara da Mongólia. A yatga de 12 cordas só era tocada nas cortes e mosteiros, sendo proibida aos pastores, que só podiam tocar a yatga de 10 cordas.

 

Yazh

AsiaFlag

Harpa usada na antiga música Tamil, Índia, ancestral da moderna veena.

 

Yokobue

PhotoJapan

Flauta tradicional do Japão.

 

Yuehchin

PhotoAsiaChina

Cordofone tradicional da China com caixa de ressonância redonda, de madeira e quatro cordas.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z TOPO
Z

 

Zabumba

AmericasFlag

Tambor bimembranofone tradicional do Brasil com formato cilíndrico, percutido por varetas, macetas ou baquetas.

YoutubeAula de zabumba

.

Zafzafa

EuropeFlag

Zafzafa é um instrumento tradicional de Malta, semelhante ao membranofone de fricção que se encontra na Europa, América, África e Ásia constituído por uma membrana simples apertada na extremidade de um pote de barro friccionada por uma vara.

 

Zambomba

EuropeFlag

Tambor membranofone de fricção espanhol semelhante à sarronca portuguesa, muito usado na época natalícia para acompanhar villancicos.

YoutubeTocando la zambomba

 

Zampogna

EuropeFlag

Zampogna é um instrumento musical italiano, uma gaita de foles antiga ainda utilizada na Itália central e meridional.

YoutubeZampogna a chiave

 

Zampoña

Americas

Instrumento de sopro tradicional da região dos Andes, feita de canas, da família da flauta de Pã.

YoutubeLeo Rojas

 

Zaqq

EuropeFlag

Zaqq fui a forma mais popular da gaita de foles de Malta até aos anos 70 do século XX, tendo pouco a pouco desaparecido, substituído pelo acordeão. Hoje há projetos para reanimar a utilização deste aerofone de palheta.

 

Zarb

Asia

Também conhecido como tonbak, tombak, donbak ou dombak, é um membranofone com origem no Império Persa (antigo Irão), sendo considerado o instrumento mais importante da música persa.

 

Zatula

ContinentCountry

Instrumento reutilizado que consta de uma escova de madeira. Também conhecido por rubal, rubel, kuchelka, kachanka, kachalka e rebra.

 

Zither

EuropeFlag

Zhiter é um nome germânico que deriva do latim "cithara" (termo do qual deriva também "guitarra") e designa um nstrumento de corda popular na Europa Central.

YoutubeEtienne de Lavaulx

 

Zhong

PhotoAsiaChina

Idiofone, pequeno sino de bronze produzido na China entre 600-255 a.C, na dinastia Zhou.

 

Zhongruan

PhotoAsiaChina

Zhongruan (à letra, "ruan" tenor) é instrumento de corda tradicional da China, de corpo circular e 4 cordas, tocado com plectro, mas também com dedos.

YoutubeJason Liao

 

Zokra

AfricaFlag

Zokra (o mesmo que zoughara ou zukra), gaita de foles líbia, semelhante ao mizwad tunisino, tocada em banquetes, casamentos e funerais.

 

Zoughara

AfricaFlag

Zoughara (o mesmo que zokra, ou zukra), gaita de foles líbia, semelhante ao mizwad tunisino, tocada em banquetes, casamentos e funerais.

 

Zil

PhotoAsia

Idiofone árabe de percussão direta constituído por pequenos pratos de cobre que entrechocam. Zill existe também no Tibete.

 

Zubivka

ContinentCountry

Aerofone, um dos mais antigos instrumentos de sopro da Ucrânia, sobretudo na região dos Cárpatos.

 

Zuffolo

EuropeFlag

Flauta de bisel tradicional de Itália relatada já no século XIV, também conhecida por chiufolo ou ciufolo.

 

Zummara

PhotoAfricaFlag

aerofone de palheta dupla de origem árabe, é uma espécie de pequeno clarinete duplo feito de bambú. Encontra-se em Malta. Em outras regiões é também conhecido por "mejwes".

 

Zukra

AfricaFlag

Zukra, zokra, zoughara, designação da gaita de foles na Líbia, sendo tocada em banquetes, casamentos e funerais.

 

Zurna

AsiaFlagFlagFlagFlag

Aerofone de palheta dupla assim chamado na Turquia, Arménia, Irão e Curdistão, de características semelhantes ao "mizmar" do Egito e shahnai da Índia.

Youtube

Zurna

TOPO
INSTRUMENTOS DO MUNDO EM LINHA
INSTRUMENTOS MUSICAIS DE ANGOLA

www.matriz.net

Museu Nacional de Etnologia. A colecção de Instrumentos Musicais de Angola é constituída por um total de 479 objectos (103 membranofones, 44 cordofones, 61 aerofones, 271 idiofones).

TOPO
INSTRUMENTOS MUSICAIS DE MOÇAMBIQUE

www.micult.gov.mz

O presente texto é uma lista de alguns instrumentos musicais tradicionais de Moçambique com pequenos resumos referentes a maneira como são tocados e a respectiva distribuição territorial.

TOPO
GLOSSARY OF MUSICAL TERMS

www.naxos.com

Glossário educativo de termos musicais da etiqueta Naxos.

TOPO
AFRICAN MUSICAL INSTRUMENTS

www.kalimba.co.za

African musical instruments. In the 1930's Hugh Tracey brought the Kalimba to the rest of the world as part of his mission to give African Music the global status it deserves. Today there are many immitators, but we continue to be acclaimed as setting the standard for this companionable and uniquely African instrument. We still manufacture a large range of Kalimbas, but have continued to adopt African technology in innovative ways. Our extensive range of xylophones uses indigenous woods and African production technigues. Drums and unusual hand percussion are also now part of our catalogue, and we have recently taken on the manufacture of marimbas.

We are committed to the ideals that inspired Hugh Tracey: to make music (especially African Music) happen. We are also dedicated to more than quality and manufacturing excellence: we play the instruments we make- our staff band 'Ingangalala' performing regularly. We include concepts and principles of African music making into our corporate structure. (...)

TOPO
ATLAS OF PLUCKED INSTRUMENTS

www.atlasofpluckedinstruments.com

Atlas of plucked instruments. An encyclopedia of all the world's plucked instruments of lute, guitar, banjo and mandolin type.

TOPO
FURAT QADDDORI IRAQI QANOUN PLAYER

www.furatmusic.com

Furat Qaddori Iraqi Qanoun Player. Music Teacher and Instructor of Stringed Instruments (Qanoun) at the Music and Ballet School - Baghdad

TOPO
INDIA INSTRUMENTS

www.india-instruments.de

India Instruments. Sitars, tanpuras, tablas, vina.

TOPO
INSTRUMENTOS MUSICAIS DE MOÇAMBIQUE

www.macua.org

Instrumentos Musicais de Moçambique.

TOPO
INTERACTIVE AFRICAN INSTRUMENT MUSEUM

www.dancedrummer.com

Interactive African Instrument Museum.

TOPO
LA FLAUTA Y EL TAMBORIL

www.tamborileros.com

La flauta y el tamboril. Instrumentos Tradicionales Ibericos. A modo de breve reseña histórica, podemos decir que la flauta de tres agujeros está estrechamente relacionada con el "Syrin"monocálamus griego, la "Fístula" latina o la "Quesba" griega. La antigua flauta doble latina formada por dos tubos individuales tocados a la vez uno con cada mano sería también muy semejante, aún se conocen casos, por ejemplo en Ibiza, de instrumentistas que tocan con dos pitos a la vez. Con posterioridad, la combinación flauta-tamboril era frecuente en Europa en la Edad Media en manos de juglares, como vemos en la siguiente foto, perteneciente a las Cantigas de Santa María, de Alfonso X "El Sabio", de mediados del S. XIII. (...)

TOPO
MUSICAL MUSEUM

www.musical-museum.com

Musical Museum.

TOPO
MUSURGIA.COM

www.musurgia.com

Musurgia.com. Fine, rare and peculiar musical instruments.

TOPO
RUBEN ZARA

www.rubenzahra.com

Ruben Zara, composer, born in Malta, 1972. "Zahra blends the drama of Classical with World Music and even Rock n'Roll to produce a sound that's singular and poignant."

TOPO
RUSSIAN FOLK DANCE

www.barynya.com

Russian Folk Dance and Music Ensemble Barynya from Booklyn.

TOPO
SANTUR

www.santur.com

Santur.com - The art of Persian Music. Born in Tehran, Iran, the santur master Ostad Manoochehr Sadeghi is a leading virtuoso on the santur (Persian Hammered Dulcimer) with forty-five years of professional experience both in his native Iran and in the United States of America. He began studying at a young age, becoming a prized pupil of Abol Hassan Saba, a legendary figure in Persian classical music. (...)

TOPO
SUMEI TAIKO ENSEMBLE

www.shumeitaiko.org

Shumei Taiko Ensemble. Since its founding in 1982, the Shumei Taiko Ensemble has captivated audiences throughout the world with the precision and vitality worthy of one of the oldest living musical traditions. Within the Ensemble's pulsating music is a fervent, heartfelt prayer for wisdom and peace; a pure sound that goes straight to the heart, mind, and soul of all humanity.

TOPO
YOKO HIRAOKA

www.japanesestrings.com

Yoko Hiraoka. Japanese music for string instruments.

TOPO
ZAMÀN ARTS

www.zamanproduction.com

Zamàn Arts est le fruit de recherches musicales menées à travers le monde. Toujours en quête de formes artistiques nouvelles et venues d'ailleurs, nous organisons des tournées dans le domaine des musiques et danses dites "traditionnelles", savantes et populaires. Des artistes tels que Ghada Shbeir (Liban), Bombay Jayashri (Inde), l'Ensemble Shenbehzadeh (Iran), Les Musiciens du Nil (Egypte), Marzoug (Algérie), Cherifa (Maroc)... doivent être davantage reconnus sur les scènes européennes et mondiales. Zamàn Arts met en oeuvre des moyens de production et de conseil artistique dans le cadre de tournées annuelles pour contribuer à faire découvrir ces artistes aux publics les plus divers.

TOPO
Binzasara, Japan
TOPO