MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInMyspaceFlickr
> Dança
PRINCIPAL
CNB
Quorum ballet
Ballet Hispanico
CNB

 

COMPANHIAS DE DANÇA
Paraíso - Companhia Olga Roriz
AMÁLGAMA COMPANHIA DE DANÇA

Nascida em 2000 com a divisa de difundir a Arte numa visão holística e universalizante, no intuito de sensibilizar o público para uma realidade mais onírica e humana, a Amalgama tem vindo a propor uma forma alternativa de viver a Dança. Divide o seu percurso essencialmente em dois ramos: o Espectáculo e a Acção Pedagógica / Formativa. Convidada a colaborar com diversas Instituições ligadas às Artes, à Saúde e à Educação, desenvolve um método da dança holística a que chama Dança Movimento Amalgama.

CONTACTOS

MoradaAmálgama Companhia de Dança

TelemóvelTlm.  (+00 351) 919 443 462

SítioSítio: www.amalgama.pt

SítioBlogue: amalgamando.blogspot.com

Correio electrónicoCorreio: producao@amalgama.pt

TOPO

BALLET TEATRO CONTEMPORÂNEO DO PORTO

MoradaBallet Teatro Contemporâneo do Porto

Rua Infante D. Henrique, nº 30

4050-297 PORTO

TelefoneTel. (+00 351) 222 038 971

FaxFax (+00 351) 222 038 973

Correio electrónicoCorreio: btcontemporaneoporto@escolas.min-edu.pt

TOPO

COMPANHIA CiM
O Nada
Espetáculo O Nada, foto A. Roque

A CiM - Companhia Integrada Multidisciplinar, criada em 2007, é uma parceria entre as associações, APCL - Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, Vo'Arte e o CRPCCG - Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, que une intérpretes, bailarinos e atores com e sem necessidades especiais, promovendo uma abordagem pioneira da criação artística face à inclusão, através da dança, imagem e som.

A CiM procura a diversidade de caminhos e um constante enriquecimento com experiências, onde a multidisciplinaridade surge como impulso de novos métodos e respostas à produção e exploração artísticas. Ana Rita Barata, coreógrafa, desenvolve um trabalho próprio focado nas particularidades do movimento e expressividade únicas de cada intérprete, de forma a integrar no palco o que cada um tem como força. Este método tem sido partilhado com o realizador Pedro Sena Nunes e outros criadores.

Nos últimos anos, de destacar os espectáculos de palco pertencentes à Trilogia Tempo: O Aqui (2009), O Depois (2010) e O Nada (2012) e o espectáculo de rua Sobre Rodas, que já foi visto por mais de 25 000 pessoas em 3 anos e 18 espetáculos.

CONTACTOS

MoradaCompanhia Integrada Mutidisciplinar // Vo’Arte

TelefoneTel. (+00 351) 213 932 410

TelemóvelTlm. (+00 351) 919 939 740

SítioSítio: www.voarte.com

Correio electrónicoCorreio: voarte@voarte.com

9 junho 2013

Vimeo

TOPO

COMPANHIA DE DANÇA DE ALMADA

A Companhia de Dança de Almada (CDA) é uma companhia profissional de dança contemporânea residente em Almada, subsidiada pela Câmara Municipal e pelo Ministério da Cultura - Instituto das Artes. A CDA Iniciou as suas actividades em 1990, tendo ao longo destes anos realizado mais de 500 espectáculos que foram vistos por cerca de 80 000 espectadores, no País e no estrangeiro. Sendo assumidamente uma Companhia de repertório, tem como objectivo convidar coreógrafos nacionais e estrangeiros representativos de diferentes tendências da Dança Contemporânea. Destas colaborações resultaram até à data mais de 50 criações de diferentes autores. As temporadas da Companhia de Dança de Almada são habitualmente compostas de dois programas anuais em estreia absoluta, resultantes do convite a coreógrafos com experiência internacional; espectáculos de jovens autores nacionais, resultantes de projectos apoiados e produzidos pela CDA como forma de estímulo e desenvolvimento de novos percursos profissionais; espectáculos especialmente concebidos para o público infanto-juvenil, produzidos e co-produzidos desde 1998 pela CDA.

Das suas actividades faz ainda parte a co-organização de eventos para a promoção do intercâmbio entre criadores e bailarinos portugueses e a comunidade internacional, como são os casos da parceria com a Companhia de Teatrodanza de Tiziana Arnaboldi (Suiça), do Opus Nigrum Dance Laboratory (Áustria) e o Festival Quinzena da Dança de Almada (Portugal). A CDA tem participado em numerosos Festívais e Encontros de Dança nacionais e internacionais, entre os quais se destacam: Plataforma Coreográfica Portuguesa de Bagnolet - ACARTE; Ciclo de Dança do Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra); Maratona de Dança (Lisboa); Noites do Castelo (Silves); Serões Culturais de Faro; XIV e XVI Marató de L´Espectacle (Barcelona); V Semana da Dança (Guimarães); Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas em 98 e 99 (Lisboa); Feria de Teatro - Ciudad Rodrigo em 2001 e 2002 (Espanha). Realizou espectáculos no Mindelo e na inauguração do Centro Cultural Português da Praia (Cabo Verde); Na Suíça (2003), realizou espectáculos em Lugano, Verscio, Basel, Lausanne, Zurique e Olten. Em Itália (2004), integrou a programação da Capital Europeia da Cultura, Génova. Na Polónia (2004), participou no XI Annual International Contemporary Dance Conference and Performance, em Bytom. Na Grécia (2005), participou no 2nd Mediterranean Platform of Comtemporany Dance - Volos Municipal Theatre.

CONTACTOS

MoradaCompanhia de Dança de Almada

Praceta Francisco Vieira de Almeida, nº 1, R/C

2800-406 ALMADA

PORTUGAL

TelefoneTel. (+00 351) 212 583 175

FaxFax (+00 351) 212 500 524

SítioSítio: www.cdanca-almada.pt

Correio electrónicoCorreio: companhia@cdanca-almada.pt

TOPO

COMPANHIA DE DANÇA DE LISBOA

Fundada em 1984 por José Manuel Oliveira, seu actual Director, e pelo seu primeiro Director Artístico Rui Horta (8/84 a 4/87), a Companhia de Dança de Lisboa tem como grandes objectivos a Divulgação da dança, tendo como actividade regular, desde esse ano, a formação de interpretes e de público, a par da criação e produção de coreografias, apresentadas em cerca de 1500 espectáculos (80% dos quais ao longo do País). Como dois momentos a assinalar os espectáculos, de estreia nacional, Évora a 85.01.22., e no Jardim da Cascata do Palácio Nacional de Belém, dedicado ao Presidente da República, em Setembro de 1987. De 1/1988 a 5/1990, teve como responsável pela direcção artística o norte-americano Mark Haim.

A CDL, produziu e remontou mais de 80 obras de coreógrafos nacionais e estrangeiros - Rui Horta, Patrice Soriero, Marc Bogaerts, Igal Perry, Mary- Jane O'Reilly, David Parsons, José Seabra, Monica Levy, Vitor Garcia, Mark Haim, P. Ribeiro, Gerri Houlihan, Lionel Hoche, Conceição Abreu, Célia Gouvêa e César Moniz. A partir de 87 até 92, promove, no espaço dedicado aos jovens coreógrafos a estreia de quarenta e duas novas obras. Em 1990, co-produziu com o serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian o espectáculo a "Bailarina do Mar", coreografado por Paula Massano, com música original de A. Pinho Vargas, a partir da obra "A Menina do Mar" de Sophia de Melo Bryner.

De 5/93 a 10/94, sob a Direcção Artística de Olga Roriz transformou-se de Companhia de repertório na primeira companhia profissional de autor em Portugal, produzindo três espectáculos. A partir de Outubro de 1995, sob a direcção de um Conselho Artístico, presidido pelo seu Director e constituido por Irina Stupina e Célia Gouvêa, retoma a sua actividade como Companhia de repertório moderno e contemporâneo. Desde Janeiro de 1996 a Julho de 1997 a CDL, prepara a sua nova etapa, tendo em criação o espectáculo "Cabo da Boa Esperança", cuja ante-estreia teve lugar a 8 de Julho de 1997, junto à Torre de Belém, comemorações dos 500 anos da partida de Vasco da Gama para a histórica viagem que o levaria à India.

No plano internacional, espectáculos em: Bruxelas, Barcelona, Vigo, Santiago de Compostela, Pontevedra, Badajoz, Ourense, Cáceres, Praia, Mindelo, Milão, Brugge, Florença, Sevilha, Paris, São Paulo, Salvador, Ilhéus, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Lages, Jaraguá do Sul, Natal, Fortaleza, Sobral, Recife, Belém do Pará e Telavive. A partir de 2000 e em resultado da recriação da responsabilidade da CDL, tendo como Assistente da Direcção Inês Pinto passa a designar-se,  "Cabo da Boa Esperança - 515 anos depois".   Na Temporada 2000/2001 Ante Estreia, no Teatro Principal - Compostela 2000, o espectáculo, dedicado a José Afonso " Na Abertura do Horizonte - a Cidade da Utopia".  Entre 1999 e 2004, internacionalização do espectáculo "Cabo da Boa Esperança"  com apresentações regulares em Portugal, Brasil Espanha e Cabo Verde.  Em 2003 e 2004, criação e itinerância a nível nacional e internacional dos espectáculos "Nos Silêncios da Lua - o Apelo do Mar", "Mar é Morada di Sodade" e "Ao Encontro do Princípio...". Para todos os espectáculos, estão em preparação tournées, 2005 / 2006, a nível nacional e mundial.

CONTACTOS

MoradaLISBON DANCE COMPANY

Rua Costa do Castelo, 23 

1100 - 176 LISBOA  

TelefoneTel. (+00 351) 218 824 820  

TelemóvelTlm.  (+00 351) 966 006 226

SítioSítio: Companhia de Dança de Lisboa

Correio electrónicoCorreio: cdlisbondanceco@mail.telepac.pt

TOPO

COMPANHIA DE DANÇA LUÍS DAMAS

MoradaCompanhia de Dança Luís Damas

Fórum Lisboa

Av. Roma, 14

1000-265 LISBOA

TelemóvelTlm.  (+00 351) 966 424 440

Correio electrónicoCorreio: ldamas@iol.pt

TOPO

COMPANHIA OLGA RORIZ

A Companhia Olga Roriz, fundada em 1995 com o apoio financeiro do Ministério da Cultura e dirigida pela coreógrafa Olga Roriz, tem sido uma referência de qualidade profissional e artística no panorama nacional e internacional da dança contemporânea portuguesa.

A Companhia Olga Roriz caracteriza-se e diferencia-se pelo facto de ser uma companhia de autor que criou uma vasta obra com um perfil e estilo próprios.

Todas as produções são o resultado de um intenso processo criativo, de investigação, partilha e reflexão. A inspiração e recorrência a instrumentos do universo teatral, literário, cinematográfico e a todo o imaginário criativo dos seus intérpretes, conferem a identidade da Companhia, consolidando a riqueza da sua linguagem, fortemente teatral e de apurado sentido dramatúrgico e estético.

Em Outubro de 2010 inaugurou o seu novo espaço de trabalho. Situado na zona nobre da Baixa Pombalina, mais precisamente na Rua da Prata. Este pretende ser um dinâmico lugar de pesquisa, encontro e cruzamento de profissionais, estudantes e públicos das artes do espectáculo.

A Companhia Olga Roriz tem servido de campo de pesquisa, experimentação e desenvolvimento do método da coreógrafa. Nela converge força intelectual, criativa e interpretativa.

Esta Companhia tem apresentado as suas produções em todos os espaços culturais de referencia nacionais. Internacionalmente os trabalhos foram apresentados em Cabo Verde, França, Itália, Alemanha, Polónia, Brasil, Espanha, Checoslováquia, EUA e Macau.

PEÇAS PRODUZIDAS

1995

Introdução ao princípio das coisas II;

Finis terra II.

 

1996

Propriedade privada;

Cenas de caça II.

 

1997

Start and stop again.

 

1998

Anjos, arcanjos, serafins, querubins... e potestades;

Propriedade pública.

 

2000

Os olhos de Gulay Cabbar.

 

2001

Código MD8

 

2002

Não destruam os mal-me-queres.

 

2003

Jump-up-and-kiss-me

 

2004

Jardim de Inverno II;

Confidencial

 

2005

Felicitações Madame I, II;

O Amor ao Canto do Bar Vestido de Negro.

 

2006

Felicitações Madame III;

Daqui em diante;

Felicitações Madame (filme)

 

2007

Paraíso;

A Sesta (filme)

 

2008

Inferno.

 

2009

Nortada;

Interiores (filme);

Solos.

 

2010

Electra;

A Sagração da Primavera.

 

2011

Pets

 

CONTACTOS

MoradaCompanhia Olga Roriz

Av. João XXI, 47 - 2º D

1000 - 299 LISBOA

PORTUGAL

TelefoneTel. (+00 351) 218 482 318

Fax Fax. (+00 351) 218 482 318

TelemóvelTlm. (+00 351) 918 192 310

SítioSítio: www.olgaroriz.com

Correio electrónicoCorreio: companhiaolgaroriz@sapo.pt

TOPO

COMPANHIA PORTUGUESA DE BAILADO CONTEMPORÂNEO

A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC) foi fundada em 1999, sob a Direcção Artística de Vasco Wellenkamp e de Graça Barroso com o apoio do Ministério da Cultura, da Câmara Municipal de Lisboa e da Câmara Municipal de Cascais. Desde a sua criação conquistou, no plano nacional, uma posição marcante nas actividades culturais dos municípios de Lisboa e de Cascais participantes da sua fundação. Ainda no plano nacional tem apresentado, com regularidade anual, espectáculos em todo o território nacional, nomeadamente na Área Metropolitana de Lisboa. Em colaboração com grande número de Autarquias, a CPBC tem desenvolvido um programa de actividades para crianças que vai desde a apresentação de espectáculos especiais até “workshops” de movimento.

CONTACTOS

MoradaCompanhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo

Rua de São Bento n.º326 2º andar

1200-822 LISBOA

PORTUGAL

TelefoneTel. (+00 351) 213 941 000

TelefoneTel. (+00 351) 213 940 460

Fax Fax (+00351) 213 951 428

Correio electrónicoCorreio: geral@cpbc.pt

TOPO

COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

CONTACTOS

MoradaCompanhia Nacional de Bailado

Chiado R. Vítor Córdon, nº 20

1200 - 484 LISBOA

TelefoneTel. (+00351) 213 474 048/9

FaxFax (+00351) 213 425 790

SítioSítio: www.cnb.pt

Correio electrónicoCorreio: info@cnb.pt

YoutubeÀ flor da pele

YoutubeAdagietto

YoutubeArtifact II

YoutubeAs troianas

YoutubeCantata

YoutubeCanto Luso

YoutubeConcerto

YoutubeCoppelia

YoutubeDebaixo da pele

YoutubeDualidade e formas

YoutubeEver near ever far

YoutubeFauno

YoutubeFirebird

YoutubeFour reasons

YoutubeGestos de filigrana

YoutubeGiselle

YoutubeInferno

YoutubeIntacto

YoutubeKammerballet

YoutubeLento para Quarteto de Cordas

YoutubeLes sylphides

YoutubeLlanto

YoutubeThe Lisbon Piece

YoutubeQuebra-nozes

YoutubeO Lago dos Cisnes

YoutubeParaíso

YoutubePasso contínuo

YoutubePedro e Inês

YoutubePor vos muero

YoutubeRomeu e Julieta

YoutubeSete silêncios de Salomé

YoutubeSonho de uma noite de Verão

YoutubeStrokes through the tail

YoutubeThe vertiginous thrill of exactitude

YoutubeTreze gestos de um corpo

YoutubeWithout words

TOPO

COMPANHIA PAULO RIBEIRO

MoradaCompanhia Paulo Ribeiro

Lugar Presente

Rua Cândido dos Reis, nº 1 R/C

3510-057 VISEU

TelefoneTel. (+00351) 232 471 525

FaxFax (+00351) 232 471 526

SítioSítio: www.pauloribeiro.com

SítioSítio: www.companhiapaulorbeiro.bogspot.com

Correio electrónicoCorreio: geral@pauloribeiro.com

YoutubeMasculine

TOPO

COMPANHIA PORTUGUESA DE BAILADO CONTEMPORÂNEO

MoradaCompanhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo


Youtube

TOPO

C.D.F.P. - COMPANHIA DE DANÇA FLAMENCA DE PORTUGAL

MoradaC.D.F.P. - Companhia de Dança Flamenca de Portugal

CALL CENTER: 707 10 10 11

ESTÚDIOS:

R. Prof. Simões Raposo 8A

1600-662 LISBOA

TelefoneTel. (+00 351) 217147244

FaxFax: (+00 351) 217 147 245

SEDE:

R. Cidade Novo redondo, 245 - 5º Dtº

1800 - 110 LISBOA

TelefoneTel. (+00 351) 218 521 646

FaxFax: (+00 351) 218 521 646

SítioSítio: www.cdfp.pt

Correio electrónicoCorreio: info@cdfp.pt

TOPO

QUORUM BALLET

Quorum Ballet. Quorum Ballet é uma companhia de dança recentemente criada em Lisboa, totalmente virada para a dança contemporânea no que ela tem de mais actual. A criação desta companhia partiu da iniciativa e paixão pela dança do casal de bailarinos Daniel Cardoso e Theresa Da Silva Cardoso, que atingiram já um nível de profissionalismo e perfeição técnica e artística - integraram companhias como Martha Graham Dance Company, Donald Byrd/The Group, NY., Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Peter Schaufuss Ballet, Dinamarca - nível esse responsável pelo prestígio amplamente reconhecido em Portugal e no estrangeiro. O Quorum Ballet é presentemente composto por 6 a 8 bailarinos, alguns dos quais oriundos do extinto Ballet Gulbenkian. Pretende trazer para Portugal um trabalho inovador, cujo principal objectivo é a criação e a divulgação da dança contemporânea em Portugal.

Entre as peças já apresentadas podem citar-se "From the deep", "Two souls", "No Começo" e "Kismet", da autoria de Daniel Cardoso.

Após 10 anos de trabalho no estrangeiro, o casal Daniel Cardoso, coreógrafo e bailarino e Theresa Da Silva Cardoso, bailarina, regressou a Portugal no verão de 2005 e reuniu um grupo de bailarinos e técnicos, com a finalidade de criar uma nova companhia de dança portuguesa contemporânea de nome Quorum Ballet.

O final do Ballet Gulbenkian beneficiou-os, permitindo-lhes reunir bailarinos de qualidade e de acordo com os padrões de exigência a que estavam habituados no estrangeiro. Deram, assim, início às primeiras apresentações, embora sem qualquer apoio financeiro.

Actuando em nome individual, Daniel apresentou os seus trabalhos dando o nome artístico de "Quorum Ballet" ao grupo então reunido.

A entidade "Zone Quorum Ballet, Lda." (de nome artístico "Quorum Ballet") como Companhia de Dança, deu início à sua actividade no dia 3 de Fevereiro de 2006.

Nesta fase, o Quorum Ballet pretende apresentar o trabalho do bailarino Daniel Cardoso, de nacionalidade portuguesa, como coreógrafo. Numa segunda fase, outros coreógrafos portugueses e estrangeiros de alto nível serão convidados a participar na criação coreográfica da Companhia, enriquecendo as experiências desta companhia de reportório.

A introdução de uma nova metodologia de trabalho - com o know-how adquirido no estrangeiro - na concepção artística e formação de bailarinos, permite a exploração de novas técnicas de criação.

Ao reunir um corpo tão especial de bailarinos, o Quorum Ballet pretende dar a conhecer alguns dos grandes bailarinos criados e "moldados" no nosso país.

O intercâmbio com bailarinos e coreógrafos internacionais faz parte dos projectos de lançamento de novos talentos em Portugal.

Este projecto pretende também apresentar o inovador talento coreográfico de Daniel Cardoso - a coreografia é a vertente que mais o fascina - sem prejuízo da sua vocação de bailarino, que com toda a sua experiência adquirida e consolidada por anos de vivência no mundo internacional da dança, espera vir a constituir uma mais-valia importante para o mundo das artes e da dança em Portugal.

O Quorum Ballet teve a sua antestreia em Julho com uma apresentação em Sintra e em Dezembro, a companhia foi convidada para dançar no Santiago Alquimista em Lisboa através de um projecto da Vo'Arte.

Nos dias 13 e 14 do mesmo mês, o grupo teve a sua estreia em Oeiras no Auditório ISAFA, esgotando totalmente a capacidade do auditório nos 2 dias.

Recentemente a companhia foi convidada para actuar no Teatro de Loulé no Algarve, no Teatro Camões em Lisboa, Teatro Sá da Bandeira em Santarém, Centro Cultural de Arronches no Alentejo e encontra-se a aguardar confirmação de espectáculos por todo o país e já se encontra confirmada uma tournée na Dinamarca.

Uma das grandes prioridades do Quorum Ballet é a divulgação da dança através das crianças. As crianças são o veículo com mais condições de absorver e exprimir tudo o que a música e a dança pode transmitir. Ao aproveitar esse potencial infantil numa descentralização progressiva - mediante a realização de workshops de expressão corporal e dança - para esta inovadora forma de expressão cultural, queremos e acreditamos conseguir gradualmente atingir a população adulta de uma forma geral.

CONTACTOS

MoradaQuorum Ballet

Rua da Bombarda, n º 49 - 1º Esq.

1100 - 098 Lisboa - Portugal

TelefoneTel. +351 91 443 77 44

FaxFax +351 21 453 91 87

SítioSítio: www.quorumballet.com

Correio electrónicoCorreio: geral@quorumballet.com

YoutubeQuorum Ballet

YoutubeClepsydra 2008

YoutubeFive pieces 2007

27 de Setembro de 2009

TOPO