MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookInstagramLinkedInPinterestTwitterTumblr
> Coretos
PRINCIPAL
Coreto
Lira
Canelas
Pópulo
Portugal

CORETOS

Mapa de Portugal Coretos do distrito de Leiria Coretos do distrito de Lisboa Coretos da Madeira Coretos do distrito de Santarém Coretos do distrito de Setúbal Coretos dos Açores Coretos do distrito de Castelo Branco Coretos do distrito de Faro Coretos do distrito de Beja Coretos do distrito de Braga Coretos do distrito de Viana Coretos do distrito de Coimbra Coretos do distrito de Portalegre Coretos do distrito de Viseu Coretos do distrito de Aveiro Coretos do distrito de Vila Real Coretos do distrito da Guarda Coretos do distrito do Porto Coretos do Distrito de Faro
TOPO

1. Canelas (Gaia); 2. Paio Pires (Seixal); 3. Barcelos; 4. Esposende; 5. Évora; 6. Santana (Figueira da Foz); 7. Colmeias (Leiria); 8. Guifões (Matosinhos); 9. Avô (Oliveira do Hospital); 10. Praça do Marquês (Porto). Fotos de Jorge Bastos

TOPO

Obras de arte concebidas em função da música, os coretos marcaram especialmente uma época em que não existiam emissões radiofónicas de música. Assim, as bandas, filarmónicas e fanfarras faziam ouvir as suas obras e  repertórios nos coretos situados em locais públicos.  Alguns coretos foram retirados dos locais públicos como jardins, parques, praças, ruas e avenidas; outros há que não foram retirados mas encontram-se num estado de conservação deplorável.

Embora nem sempre o seu espaço seja suficiente para os efectivos das bandas filarmónicas, os coretos são ainda hoje para muitas localidades do País um sinónimo de festa. Há inclusive coretos muito recentes, o que significa que este tipo de palco continua a ser fundamental para muitas comunidades.

Na linha de colaboração voluntária e de serviço público ao património musical, podem enviar-nos fotografias de qualidade em tamanho grande, em anexo, formato JPEG, para meloteca@meloteca.com. Deverão ser enviados, sempre que possível, os seguintes dados: distrito, concelho, freguesia, construtor, data de construção, fotógrafo.

Ideia de Francisco Falcão | Colaboração de Júlia Galego, Francisco Falcão, Delmar Carvalho, Abruxo

CoretosA História das Bandas

CoretosOrigem de Coreto e denominação noutros idiomas

CoretosOs coretos

CoretosCoreto Wi-Fi

TOPO
Portugal, www.freeflagicons.com
TOPO