MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookInstagramLinkedInPinterestTwitterTumblr
> Músicos
PRINCIPAL
TNSC
Tubos
Coreto
Alaúde

 

HENRIQUE LUÍS GOMES DE ARAÚJO

Professor Convidado da Universidade Católica Portuguesa, colaborador da Meloteca
CURRICULUM VITAE

Henrique Luís Costa Gomes de Araújo nasceu no Porto em 23 de Julho de 1947.

Descendente de duas famílias amantes da música e ligadas por laços de respeito e amizade, teve as suas primeiras lições de piano, aos 7 anos, com sua avó materna Leonilda Moreira de Sá e Costa, prosseguindo os estudos com sua tia, Helena Moreira de Sá e Costa. Seu avô materno, Luiz Costa, pianista e reputado compositor, sucedera a seu sogro Bernardo Valentim Moreira de Sá na Direcção Artística do Orpheon Portuense (1924-60) e, mais tarde, na Direcção do Conservatório de Música do Porto (1933-34), dando assim continuidade à obra de renovação do panorama musical portuense, a partir dos finais do séc. XIX que este empreendera. Sua mãe, Madalena, violoncelista e sua tia, Helena, tinham iniciado a sua formação musical no ambiente familiar e concluído os respectivos cursos superiores no Conservatório de Música de Lisboa, desenvolvendo, depois, carreiras artísticas de reconhecido mérito, a nível nacional e internacional. O avô paterno, neurologista, antigo assistente da Escola Médico - Cirúrgica do Porto, era um violinista amador e seu pai, Henrique Maria d' Almeida Gomes de Araújo, psiquiatra, foi crítico musical no Círculo de Cultura Musical.

Foi neste ambiente, simultaneamente científico, artístico e pedagógico que cresceu e foi formando a sua vocação antropológica, tendo, paralelamente desenvolvido actividades no meio musical.

1969 - 1971

É Tesoureiro do Orpheon Portuense

1972 - 1973

É Secretário da Mesa da Assembleia Geral do Orpheon Portuense.

1999

Publica A Celebração da Vida em Helena Sá e Costa in Arte Musical, 15, 13 - 15.

2001

Cria, com outros colegas, o Clube de Música na Escola Secundária Rodrigues de Freitas, destinado à audição e divulgação do reportório de estudantes de música, alunos da referida escola, tendo sido realizadas, até à data, 13 audições.

2003

Profere conferências no I Simpósio Música e Músicos em Guimarães (Museu Alberto Sampaio), na Escola das Artes do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, no Conservatório de Música do Porto e na Fundação Para o Desenvolvimento Social do Porto, a propósito dos 150 anos do nascimento de Bernardo Valentim Moreira de Sá (1853).

Publica A Lição de Bernardo Moreira de Sá (1853 - 1924). Autoridade e Comunidade Artística e Pedagógica in Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 44(3 - 4), 131 - 141.

Escreve a entrada Bernardo Valentim Moreira de Sá in Dicionário dos Educadores Portugueses (direcção Prof. António Nóvoa).

2004

Coordena o dossier "O Tempo e a Música", com textos de Adriano Jordão, Filipe Pires, Jorge Castro Ribeiro e dele próprio nos Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 44.

2005

Apresenta à Casa da Música um "Projecto de Edição de Obra sobre o Orpheon Portuense".

2006

Coordena o dossier O Tempo e a Música, com textos de Eduardo Lourenço, João - Heitor Rigaud e do Maestro Manuel Ivo Cruz nos Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 46.

2007

Profere palestra intitulada Fernando Gil - um Filósofo Melómano na Audição da Primavera, promovida pelo Clube de Música da Escola Secundária Rodrigues de Freitas.

Aceita o convite de António José Ferreira para ser colaborador do site "Meloteca".

Publica no Caderno de Música. Edição Comemorativa dos 90 Anos do Conservatório de Música do Porto (1917 - 2007) o artigo Bernardo Valentim Moreira de Sá e a Fundação do Conservatório de Música do Porto.

2008

Participa na Conversa sobre Leonilda Moreira de Sá e Costa e o seu tempo na Delegação do Porto da Juventude Musical Portuguesa (11 de Janeiro).

Participa na Assembleia Geral do Orpheon Portuense, com o ponto único: Extinção do Orpheon Portuense, onde apresenta a proposta de a Casa da Música incluir, todos os anos, na sua programação um concerto comemorativo do Orpheon Portuense, pelo dia 12 de Janeiro (dia da sua fundação).

Participa na organização, pela Associação cultural do Monte de Fralães, dos XX cursos de Música Luiz Costa em Fralães, sob a direcção artística de Madalena Sá e Costa, onde promove, em colaboração com a Escola de Artes da Universidade Portuguesa e com o apoio da Junta de Freguesia de S. Pedro do Monte de Fralães, uma mesa-redonda sobre a vida e obra de Mestre Luiz Costa.

CONTACTOS

gomesdearaujo@sapo.pt

Janeiro de 2009

TOPO
Cultura Meloteca
TOPO