MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookInstagramLinkedInPinterestTwitterTumblr
> Citações
PRINCIPAL
Rei David
Ambrósio de Milão
Mozart
Nietsche

CITAÇÕES MUSICAIS

MÚSICOS FALAM DE MÚSICA

Citações O texto deve ser o senhor e não o servo da música.

Caudio Monteverdi
(n. Cremona 1567; m. Veneza 1643)

TOPO

Citações O tempo é um dos mais preciosos dons de Deus; devemos um dia dar conta deles diante do seu trono.

Johann Sebstian Bach
(n. Eisenach 1685; m. Leipsig 1750)

TOPO

Citações Gostaria de morrer numa sexta-feira santa, na esperança de me unir ao meu amado e misericordioso Senhor no dia da Ressurreição.

Georg Friedrich Haendel
(n. Halle 1685; m. Londres 1759)

TOPO

CitaçõesTudo suportei com firmeza e resignação, com a graça especial de Deus. Quando o estado da minha mãe se tornou muito grave, apenas pedi a Deus duas coisas; primeiro, para a minha mãe, uns bons momentos derradeiros e, para mim, força e coragem.

Wolfgang Amadeus Mozart
(n. Salzburg 1756; m. Viena 1791)

TOPO

CitaçõesNão consigo escrever poesia: não sou poeta. Não consigo dispor as palavras com tal arte que elas reflictam as sombras e a luz: não sou pintor... Mas consigo fazer tudo isso com a música...

TOPO

CitaçõesPara mim, o órgão é o rei dos instrumentos.

Wolfgang Amadeus Mozart
(n. Salzburg 1756; m. Viena 1791)

TOPO

CitaçõesBem-aventurado o que, tendo aprendido a triunfar sobre todas as paixões, emprega a sua energia na realização de tarefas que a vida impõe sem se procupar com o resultado.

Ludwig Von Beethoven
(n. Bona, 1770; m. Viena 1827)

TOPO

Citações Atormentado por uma santa angústia, aspiro a viver num mundo mais belo e desejo povoar esta terra sombria de um poderosíssimo sonho de amor. Senhor Deus, oferece enfim ao teu filho, esta criança feliz, como sinal redentor um raio de luz.

Franz Schubert
(n. Viena 1797; m. Viena 1828)

TOPO

Citações Nada pode impedir-me de apreciar e desenvolver tudo o que os grandes mestres deixaram atrás de si, porque não faria sentido para cada um recomeçar do princípio; mas é preciso que seja um desenvolvimento ao melhor nível das minhas capacidades e não uma repetição inútil do que já foi.

Felix Mendelssohn-Bartholdy
(n. Hamburgo 1809; m. Leipzig 1947)

TOPO

CitaçõesEla traz-me sempre a Bíblia, fala-me da alma e marca-me os salmos a ler. É religiosa e boa, mas excessivamente preocupada com a minha alma. Passa o tempo a dizer-me que o outro mundo é melhor do que este, e tudo isso eu sei de cor. Respondo-lhe com citações da Sagrada Escritura e declaro-lhe que tudo isso me é conhecido.

Fryderyk Chopin
(n. Zelazowa Wola 1810; m. Paris 1849)

TOPO

Citações As artes são o mais seguro meio de se esconder do mundo e são também o meio mais seguro de se unir a ele.

Franz Liszt
(n. Raiding 1811; m. Bayreuth 1886)

TOPO

Citações A música é para as outras artes, no seu conjunto, o que a religião é para a igreja.

Richard Wagner
(n. Leipzig 1813; m. Veneza 1883)

TOPO

Citações Melodia e harmonia devem ser apenas meios nas mãos do artista para criar música - e, se chegasse finalmente o dia em que se deixasse de opor a harmonia à melodia, a escola alemã à escola italiana, o passado ao presente da música, então seria possível dizer-se que tinha começado o reinado verdadeiro da arte.

Giuseppe Verdi
(Le Roncole 1813; m. Milão 1901)

TOPO

Citações No fundo, nasci para o claustro, mas o género de convento que seria necessário para mim não existe.

Johannes Brahms
(n. Hamburgo 1833; m. Viena 1897)

TOPO

Citações Como um homem que ama apaixonadamente a vida (apesar de todas as suas calamidades) e que odeia a morte com a mesma paixão, estremeço sempre que morre uma criatura que eu conhecia e amava. A morte nunca aparece tão abominavelmente insuportável e absusrda como quuando é uma criança que morre, amada, encantadora, saudável.

Piotr Tchaikovsky
(n. Votkinsk 1840; m. Sampetersburgo 1893)

TOPO

Citações A minha ideia é que há música no ar, há música à nossa volta, o mundo está cheio de música e cada um tira para si simplesmente aquela de que precisa.

Edward Elgar
(n. 1857; m. 1934)

TOPO

Citações Quando estou um dia sem estudar, dou logo por isso; dois dias sem trabalhar e os meus amigos apercebem-se do facto; três dias e é o público que nota.

 Arthur Rubinstein
(n. Lodz 1887; m. Genebra 1982)

TOPO

CitaçõesTudo está escrito numa partitura, excepto o essencial.

Gustav Mahler
(n. Kalist 1860; m. Viena 1911)

TOPO

Citações Houve e há, apesar das desordens que a civilização traz, pequenos povos encantadores que aprendem música tão naturalmente como se aprende a respirar. O seu conservatório é o ritmo eterno do mar, o vento nas folhas e mil pequenos ruídos que escutaram com atenção, sem jamais terem lido despóticos tratados.

Claude Débussy
(n. Saint Germain-en-Laye 1862; m. Paris 1918)

TOPO

Citações Resolvemos, de acordo com a nossa consciência e confiando na misericórdia de Deus, edificar na metrópole desta nação franca que, durante tantos séculos, ostentou o título de Filha Dilecta da Igreja, um Templo digno do Salvador, director e redentor dos povos; faremos dele o refúgio onde a catolicidade e as Artes, que lhe estão indissociavelmente ligadas, crescerão e prosperarão resguardadas de toda a profanação e na completa expansão da sua pureza que os esforços do Maligno não conseguiriam manchar.

Erik Satie
(n. Honfleur 1866; m. Paris 1925)

TOPO

Citações A música nasceu livre, o seu destino é libertar-se.

Ferruccio Benvenuto Busoni
(n. Empoli 1866; m. Berlim 1924)

TOPO

CitaçõesO mundo é uma sumptuosa sinfonia
de mil vozes diversas.
As verdades terrestres,
consonantes com as verdades dos céus
soam em acordes cerrados e vibrantes
sobre as cordas dos milagres destruídos

Aleksandr Nikolaïevitch Scriabine
(n. Moscovo 1872; m. Moscovo 1915)

TOPO

Citações A vocação? Agradeço a Deus ter-me dado este presente. Sem ele, nada sou.

Sergei Rachmaninov
(Semionovo 1873; m. Beverly Hills 1943)

TOPO

Citações A música expulsa o ódio dos que vivem sem amor. Dá paz aos que não têm descanso e consola os que choram. Os que se perderam ecnontram novos caminhos, e os que tudo rejeitam reencontram confiança e esperança.

 Pablo Casals
(n. Vendrell 1876; m. Rio Piedras, Porto Rico 1973)

TOPO

Citações A faculdade de criar nunca nos é dada sozinha. Ela anda sempre acompanhada do dom da observação.

Igor Stravinsky
(n. Ornienbaum 1882; n. Nova Iorque 1971)

TOPO

Citações A minha ideia pessoal, de que tenho plena conciência desde que sou compositor, é a fraternização de todos os povos, não obstante todas as guerras e querelas. Tento, conforme as capacidades mo permitem, servir esta ideia na minha música; é por isso que não me fecho a qualquer influência, venha ela de fonte eslovaca, romena, árabe ou outra qualquer.

Bela Bartok
(n. Nagyszentmiklós 1881; m. Nova Iorque 1945)

TOPO

Citações Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade, sem esperar resposta.

Heitor Villa-Lobos
(n. Rio de Janeiro 1887; Rio de Janeiro 1959)

TOPO

Citações O ritmo e a musicalidade de um poema, senão mesmo a vibração etérea da Ideia poética, irradiam da mesma Esfera que a poesia dos sons, a harmónica substância, o Verbo musical.

Cláudio Carneyro
(n. Porto 1895; m. 1963)

TOPO

Citações Hei-de soprar no trompete até o anjo Gabriel dizer "basta!" Depois, junto-me a ele e formamos um duo, pois deve tocar trompete como gente grande.

 Louis Armstrong
(n. Nova Orleães 1901; m. Nova Iorque 1971)

TOPO

Citações É provável que na hierarquia artística, os pássaros sejam os maiores músicos à face da terra. O pássaro é, aliás, um ser maravilhoso sob vários aspectos: o voo é uma maravilha ainda inexplorada, a migração é outra maravilha que já fez correr rios de tinta... Mas a maior de todas as maravilhas, a mais preciosa para um compositor é, evidentemente, o canto dos pássaros.

Olivier Messiaen
(n. Avignon 1908; m. 1992)

TOPO

Citações Um músico é alguém que viveu e que pecou, que recorda sentimentos, fraquezas, cujo arrependimento e sensação de nostalgia e remorso transparecem na música que executa e, por isso, consegue arrebatar a assistência, cujos pontos fracos são também os seus.

Yehudi Menuhin
(n. Nova Iorque 1916)

TOPO

Citações É preciso ter em relação à obra que se interpreta ou se compõem um respeito profundo como diante da própria existência, como se fosse uma questão de vida ou de morte.

 Pierre Boulez
(n. Montbrison 1925-)

TOPO

Citações A surdez de Beethoven não era uma deficiência. Foi uma dádiva dos Céus. Incapaz de escutar as vozes exteriores, estava em condições de ouvir dentro de si próprio a voz de Deus.

 Vitaly Margulis
(n. Charkov, Ucrânia 1928)

TOPO

CitaçõesTive contactos com padres moçambicanos cuja dependência das autoridades e da própria PIDE era notória. E tive contactos com membros da Ordem dos Padres Brancos, mais tarde expulsos de Moçambique, que eram completamente diferentes.

José Afonso
(n. Aveiro 1929; m. Setúbal 1987)

TOPO

CitaçõesHavia um órgão de tubos na minha aldeia. O meu contacto com a música deu-se, portanto, desde que tenho consciência, aos 4-5 anos, nas cerimónias religiosas, a ouvir as pessoas mais velhas que vinham de Braga para tocar órgão. Ficou-me, portanto, o órgão no ouvido e as vozes das pessoas de família a cantar.

Cândido Lima
(n. Viana do Castelo 1939-)

TOPO

Citações O meu avô paterno era moleiro e o meu avô materno era padeiro. Talvez tenha sido o imenso pão que me alimentou intelectualmente.

Emmanuel Nunes
(n. Lisboa 1941 - m. Paris 2012)

TOPO

Citações A relação entre a vida e a morte é a mesma que existe entre o silêncio e a música - o silêncio precede a música e sucede-lhe.

Daniel Baremboim
(n. Buenos Aires 1942-)

TOPO

Citações Se, fazendo canções, eu termino parecendo repórter, gosto. Por exemplo, se eu fosse repórter e me dissessem assim: as suas reportagens parecem canções, eu ficaria feliz também.

Caetano Veloso
(n. Bahia 1942-)

TOPO
Citações A música é uma prova de Deus.

Rão Kyao
(n. Lisboa 1946-)

TOPO

Citações O acto de criação na sua essência, e tal como eu o concebo, não existe por si só, mas é resultado de uma revelação que se processa através do nosso Espírito para a nossa Mente, e cujas origens não podemos determinar. Para o ateu, talvez ele seja considerado como toda uma vivência em termos musicais, todo o conhecimento e compreensão de um passado e presente, ou mesmo um reflexo ou síntese da sua experiência humanamente vivida. Para o crente, essa revelação vem de Deus.

João Pedro Oliveira
(n. Lisboa 1959-)

TOPO

Citações Aristides de Sousa Mendes foi também aquilo que todos nós somos, humano, porém, foi mais um pouco do que isso. Como disse um velho general, não há muito tempo, "nos dias de hoje temos de agir como heróis para podermos comportarmo-nos simplesmente como seres humanos decentes". Aristides foi um desses homens decentes, e como tal, tornou-se um herói do nosso tempo.

Sérgio Azevedo
(n. Coimbra 1968)

TOPO

Emmanuel Nunes

Emanuel Nunes, foto Enric Vives Rubio, Público

TOPO

Citações
TOPO