MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInMyspaceFlickr
> Letras
PRINCIPAL
MORANGO
BOLA
VACA
COPO
CANÇÕES E ENSINO DA MÚSICA

"Minhas crianças, por que é que não aprendem canções? Elas são capazes de vos dar encorajamento e estímulo; elas podem ensinar-vos a observar e a preservar as coisas; elas podem ensinar-vos a associar, a compreender com profundidade; elas são capazes de apagar a vossa raiva; elas ensinam-vos a ouvir o vosso pai, que conhece todas as regras que regem a vossa longa caminhada; elas ensinam-vos os nomes dos pássaros, dos animais, das árvores".

Confúcio

"Expressão e documento da vida, sentimentos, aspirações e afectos do nosso povo, a canção portuguesa faz parte do património espiritual da nação portuguesa. Mais do que qualquer outra manifestação do nosso temperamento, da nossa cultura, ou das nossas capacidades criadoras, ela nos define e integra na nossa realidade psicológica e social. Amá-la é conhecermo-nos no que em nós existe de mais fundo e enraizado no solo natal; defendê-la, é defender portanto uma parcela de nós mesmos, da nossa individualidade, da nossa história íntima".

Fernando Lopes-Graça

"As canções tradicionais parecem-nos o melhor material para iniciar o ensino da linguagem musical, já que, além do seu contributo para a formação musical, permitem-nos aproveitar o seu valor estético e pedagógico para uma formação global do aluno.

Assim, se o aluno canta correctamente, faz a sua formação vocal; se imita frases musicais com texto, desenvolve a memória auditiva e aumenta o vocabulário da língua materna; se compreende e identifica os conceitos da linguagem musical e os adapta a outras canções, desenvolve o nível intelectual; se memoriza canções com texto e o nome das notas, desenvolve a memória em geral e a leitura musical; se interpreta ou observa várias versões da mesma canção, desenvolve o sentido estético; se pratica música de conjunto coral ou instrumental, desenvolve ainda o sentido social; através dos textos das canções, experimenta várias emoções, proporcionando o desenvolvimento afectivo e o conhecimento do património português (regiões, localidades, plantas, animais, etc.); as canções permitem jogos na sala, individuais ou colectivos, assim como danças regionais, desenvolvendo a coordenação motora e o relacionamento social; finalmente, através das canções de várias regiões, é-lhes facilitada a aquisição de uma cultura geral, uma vez que a criança passa a identificar e valorizar o património musical português, podendo-o comparar com outros estilos da literatura musical."

Rosa Maria Torres

Canta a Escola

BIBLIOGRAFIA

As Canções Tradicionais Portuguesas no Ensino da Música. Contribuição da Metodologia de Zoltán Kodály, por Rosa Maria Torres. Lisboa: Caminho Cadernos O Professor 1998.

TOPO