MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInMyspaceFlickr
> Biblioteca
PRINCIPAL
1º Festival Internacional de Música de Lisboa
Órgão do Mosteiro de Arouca
Joly Braga Santos
Clúdio Carneiro

Teses

EM TORNO DA MÚSICA

Oiça obras primas da música enquanto pesquisa

Aproximando culturas musicais de Língua Portuguesa. Homenageando a investigação. Divulgue aqui a sua tese de mestrado ou doutoramento.

TOPO

A apropriação como homenagem na "Suíte Retratos" de Radamés Gnattali. A citação no processo composicional

Lucas Zangirolami Bonetti

PDF

TOPO

A apropriação dos discursos da New Musicology por três didáticas norte-americanas de ensino da História da Música

Leonardo Salomon Soares Tramontina

PDF

TOPO

A corporalidade musical: as marcas do corpo na música, no músico e no instrumento

Jorge Luiz Schroeder

PDF

TOPO

A educação musical de crianças com síndroma de Down

Anahi Ravagni

PDFPDF

TOPO

A edição crítica e revisada dos noturnos para piano de Almeida Prado

Thiago de Freitas Câmara Costa

PDF

TOPO

A educação musical nas práticas educativas de professores unidocentes: um estudo com egressos da UFSM

Caroline Silveira Spavanello

PDF

TOPO

A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental: olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor

Cláudia Ribeiro Bellochio

PDF

TOPO

A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição

Juliane Cristina Larsen

PDF

TOPO

A guitarra brasileira de Heraldo do Monte

Edu de Lima Visconti

PDF

TOPO

A guitarra cigana de Pepeu Gomes: um estudo estilístico

Affonso Celso de Miranda Neto

PDF

TOPO

A Guitarra Trio inspirada em Johnny Alf e João Donato: Uma abordagem do estilo de interpretação de Johnny Alf e JoãoDonato ao piano, direcionada à performance da Guitarra em contexto instrumental trio (guitarra, contra-baixo e bateria/percussão)

Alexis da Silveira Bittencourt

PDF

TOPO

A importância da Música no desenvolvimento global das crianças com Necessidades Educativas Especiais: perspetiva dos Professores do 1º Ciclo e de Educação Especial

Isabel Maria Campos Ferreira

PDFPDF

TOPO

A Iniciação ao Violino e a Introdução do Método Suzuki em Portugal

Alexandra Sofia Monteiro da Silva Trindade

PDF

TOPO

A invenção da Música Popular Brasieira: de 1930 ao final do Estado Novo

Luiz Otávio Rendeiro Correa Braga

PDF

TOPO

A música como metáfora como metáfora em musicoterapia

Lia Rejane Mendes Barcellos

PDF

TOPO

A música contemporânea portuguesa para guitarra de 1983 a 2008

José Mesquita Lopes

PDF

TOPO

A música e a construção do conhecimento histórico em aula

Milton Duarte

PDF

TOPO

A música experimental de Hermeto Pascoal e grupo (1981-1993): conceção e linguagem

Luiz Costa-Lima Neto

PDF

TOPO

A música na Sé de Castelo Branco. Apontamento histórico e catálogo dos fundos musicais

Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia Castilho

PDF

TOPO

A música tímida de João Gilberto

Enrique Valarelli Menezes

PDF

TOPO

A Presença da Flauta Traversa em Portugal de 1750 a 1850

Alexandre Andrade

HTMLHTML

TOPO

A trajetória musical do compositor brasileiro Djalma de Andrade: "Bola Sete"

Luis Gustavo Carvalho Alonso Rays

PDF

TOPO

A utilização da improvisação como estratégia no ensino da guitarra flamenca

Fabio Sardo

PDF

TOPO

A utilização da música como coadjuvante terapêutico na Saúde Mental e Psiquiatria

Armando Jorge da Silva Cardoso

PDF

TOPO

A utilização de elementos e figuras de retórica nos Ofertórios de André da Silva Gomes

Eliel Almeida Soares

PDF

TOPO

Américo Jacomino "Canhoto" e o desenvolvimento da arte solística do violão em São Paulo

Gilson Uehara Antunes

PDF

TOPO

Análise dos acompanhamentos de Dino Sete Cordas em Samba e Choro

Remo Tarazona Pellegrini

PDF

TOPO

Anatomia de um improvisador: o estilo de Nailor Azevedo

Manuel Silveira Falleiros

PDF

TOPO

Arquitectura e Música: uma visão estruturalista

Lídia Roque

PDF

TOPO

As obras de Manuel de Tavares e o desenvolvimento da policoralidade na polifonia portuguesa do século XVII

Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia Castilho

PDF

TOPO

As sínteses de Edison Machado: um estudo sobre o desenvolvimento de padrões de samba na bateria

Leandro Barsallini

PDF

TOPO

Aspetos biomecanicos posturais e estratégias em otimização de performance para contrabaixistas

Mauricio da Silva Lago

PDF

TOPO

Autodeterminação para aprender nas aulas de violão a distância online: uma perspectiva contemporânea da motivação

Giann Mendes Ribeiro

PDF

TOPO

Canções de amor de Cláudio Santoro: análise e constextualização da obra

Michele Botelho da Silva Salgado

PDF

TOPO

Catalogação de documentos musicais escritos. Uma abordagem à luz da evolução normativa

Maria Clara Rabanal da Silva Assunção

PDF

TOPO

César Camargo Mariano, Cristóvão Bastos e Gilson Peranzetta: Uma análise musical das técnicas de acompanhamento pianístico da música popular brasileira no final do século XX

Jether Benevides Garotti Júnior

PDF

TOPO

Colagem musical na música eletrónica experimental

Henrique Iwao Jardim da Silveira

PDF

TOPO

Confluências idiomáticass: processos de transterritorialidade em "Roda dos Trinos"

Celso Marques Gonçalves

PDF

TOPO

Compreender a escola de música como uma instituição: um estudo de caso em Porto Alegre RS

Elsa Silva e Cunha

PDF

TOPO

Contribuições do desenvolvimento expressivo-musical multimodal para o processo de formação do professor e sua prática pedagógica

Enny Parejo

PDF

TOPO

Criação e arranjo: modelos de repertório para o canto coral no Brasil

Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo

PDF

TOPO

Custódio Mesquita - O que seu o piano revelou

Hermilson Garcia Nascimento

PDF

TOPO

Da abordagem Orff-Schulwerk ao desenvolvimento do 'Eu Musical'

João Cristiano Cunha

PDF

TOPO

Da Capo al Coda: Manualística da Educação Musical em Portugal (1967-2004): configurações, funções, organização

Fernando José Monteiro da Costa

PDF

TOPO

Dá licença, maestro! A trajetória musical de Cyro Pereira

Luciana Sayure Simabuco

PDF

TOPO

Disciplinarização da música e produção de sentidos sobre educação musical: investigando o papel da ABEM no contexto da lei nº 11.769/2008

Sílvia Garcia Sobreira

PDF

TOPO

Do toque ao som: o ensino da musicografia Braille como caminho para a educação musical inclusiva

Fabiana Fator Gouvêa Bonilha

PDF

TOPO

Efeitos dos Principais Fármacos Utilizados por Professores e Alunos de Canto e Sua Influência na Voz Profissional

Susana Vale

HTMLPDF

TOPO

Elementos para uma poética da música do cinema: ferramentas conceituais e metodológicas aplicadas na análise da música dos filmes "Ajuste final" e "O homem que não estava lá"

Guilherme Maia de Jesus

PDF

TOPO

Escrito com o Corpo: investigações sobre a escuta e o gesto musical

Bernardo Guedes Nogueira Gomes de Barros

PDF

TOPO

"Estamos aí!" Um estudo sobre as influências do Jazz na Bossa Nova

Fábio Saito dos Santos

PDF

TOPO

Fernando Sor e as transcrições Opus 19 para violão de Seis árias escolhidas de A flauta mágica de Mozart: uma abordagem estético analítica

Eusiel Silva do Rego

PDF

TOPO

Festivais de Música e Turismo. Dois estudos de caso: Les Aralunaires e Milhões de Festa

Bárbara Pires Maciel

PDF

TOPO

Goethe e o Pensamento Estético-Musical de Ernst-Mahle: Um Estudo do Conceito de Harmonia

Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros

PDF

TOPO

"Il guarani" de Antônio Carlos Gomes: A História de uma Ópera Nacional

Olga Sofia Freitas Silva

PDF

TOPO

Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspetiva de alunos e professores

Fabiana Fator Gouvêa Bonilha

PDF

TOPO

Magdalena Lébeis e o registro sistemático de um processo pedagógico: resgate histórico e análises iniciais

Emerson Adriano Gomes de Vasconcelos

PDF

TOPO

Metodologia de estudo para trompete

Paulo César Baptista

PDF

TOPO

Missa Caiçara: uma abordagem analítico-interpretativa da obra de Kilza Setti

José Luiz Chamorro Ribalta

PDF

TOPO

Música e bilinguismo: como a identidade cultural das crianças pode se evidenciar em suas composições musicais

Débora Sousa França Affonso

PDF

TOPO

Música e poder. Para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto europeu

António Pinho Vargas

PDF

TOPO

Música Electrônica e Xamanismo: técnicas contemporâneas do êxtase

Pedro Peixoto Ferreira

PDF

TOPO

Nacionalismo, neofolclorismo e neoclassicismo em Villa-Lobos. Uma estética dos conceitos

Lucas Eduardo da Silva [Galon]

PDF

TOPO

O balanço de Chiquinha Gonzaga: Do Carnaval à Opereta

Adriana Fernandes

PDF

TOPO

O cantador: a música e o violão de Dori Caymmi

Júlio César Caliman Smarçaro

PDF

TOPO

O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras

Marcos Flávio de Aguiar Freitas

PDF

TOPO

O discurso sinfônico de Chostakovitch: estudo analítico das sinfonias nºs 4 e 5

Luciano de Freitas Camargo

PDF

TOPO

O Ensino da Música em Regime Articulado no Conservatório do Vale do Sousa: Função vocacional ou genérica?

António José Pacheco Ribeiro

PDF

TOPO

O ensino da música na escola fundamental: um estudo exploratório

Alícia Maria Almeida Loureiro

PDF

TOPO

O estilo interpretativo de Jacob do Bandolim

Almir Côrtes Barreto

PDF

TOPO

O papel da escuta construída culturalmente nos processos de aprendizado e desenvolvimento musical da criança

Marili Macruz Ferreira da Silva

PDF

TOPO

O processo de transcrição para violão de Tempo di Ciaccona e Fuga de Béla Bartók

Gustavo Silveira Costa

PDF

TOPO

O regente de coro infantil de projetos sociais e as demandas por novas competências e habilidades

Mirian Megumi Utsonomiya

PDF

TOPO

O samba na música popular instrumental brasileira de 1978 a 1998

Marcelo Gomes

PDF

TOPO

O saxofone no choro. A introdução do saxofone e as mudanças na prática do choro

Rafael Henrique Soares Velloso

PDF

TOPO

O Sentido na Música: semiotização de estruturas paradigmáticas e sintagmáticas na geração de sentido musical

Ricardo Nogueira de Castro Monteiro

PDF

TOPO

O violão na sociedade carioca (1900-1930): técnicas, estéticas e ideologias

Fernanda Pereira

PDF

TOPO

O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick

Maria Manuela Isaías Afonso da Costa

PDF

TOPO

O zoom nas trilhas da Vera Cruz. A trilha musical na Companhia Cinematográfica Vera Cruz

Cíntia Campolina de Onofre

PDF

TOPO

Os alicerces da folia: a linha do baixo na passagem do maxixe para o samba

José Alexandre Leme Lopes Carvalho

PDF

TOPO

Padrões rítmicos de locomoção de crianças com três, quatro e cinco anos em situação de dança com música gravada

Paulo Jorge Ferreira Rodrigues

PDF

TOPO

Paisagismo musical do Nordeste Brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza: uma abordagem analítico-interpretativa

John Kennedy Pereira de Castro

PDF

TOPO

Palavras sem discurso: estratégias criativas na livre improvisação

Manuel Silveira Falleiros

PDF

TOPO

Pixinguinha e a gênese do arranjo musical brasileiro (1929 a 1935)

Paulo Aragão

PDF

TOPO

Pluralidade e Unidade: Uma Análise dos Processos Composicionais no Balé Agon de Igor Stravinsky

Roberto Votta

PDF

TOPO

Por uma sociologia da produção e reprodução musical do presbiterianismo brasileiro: tendência gospel e a sua influência no culto

Jacqueline Ziroldo Dolghie

PDF

TOPO

Práticas informais no ensino coletivo de sopros: um experimento no Guri

Luís Santiago Malaga Leme

PDF

TOPO

Preparação vocal em coros comunitários: estratégias pedagógicas para construção vocal no Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP

Cati Hauck-Silva

PDF

TOPO

Procedimentos composicionais na música de Edu Lobo de 1960 a 1980

Everson Ribeiro Bastos

PDF

TOPO

Processos de actualização e adaptação na encenação de óperas de Wolfgang Amadeus Mozart em Lisboa, na primeira década do século XXI

Nuno Gonçalo das Neves Fidalgo

PDF

TOPO

Seis canções de Adalberto Nepomuceno: uma análise das relações entre texto e música

Adélia Issa Gloeden

PDF

TOPO

Semelhanças e disparidades no ensino e na execução da viola e do violino

Ana Isabel Ferreira Rebello

PDF

TOPO

Sinfonietta e Psycho, de Bernard Herrmann. Intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica

Marcelo Jose Bellini Dino

PDF

TOPO

"Tarde de chuva" - a contribuição interpretativa de Paulo Moura para o Saxofone no Samba-Choro e na Gafieira, a partir da década de 70

Daniela Spielmann

PDF

TOPO

Tom Jobim e a moderna música popular brasileira

Maria Lúcia Cruz Suzigan

PDF

TOPO

Tom Jobim e a modernidade musical brasileira 1953-1958

Fábio Guilherme Poletto

PDF

TOPO

Três sonatas contemporâneas brsileiras para piano: Estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlo Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victório

Ederson José Úrias Fernandes da Silva

PDF

TOPO

Três usos da citação musical no século XX: Uma análise das peças Dream-Images de Crumb, Phorion de Foss e Prelúdio para piano nº 1 de Willy Corrêa

André de Cillo Rodrigues

PDF

TOPO

Trompa grave e trompa aguda. Um estudo da tessitura da trompa com base nos principais modelos que foram referência para as composições orquestrais

Vagner Rebouças da Silva

PDF

TOPO

Um violinista-compositor brasileiro: Guinga, a presença do idiomatismo em sua música

Thomas Fontes Saboga Cardoso

PDF

TOPO

Levantamento de teses

Universidade Federal do Estado do Maranhão

PDF

TOPO

Juventudes e músicas

Universidade Federal de Uberlândia - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Musical - NEMUS

PDF

TOPO

Teses e dissertações

José Nunes Fernandes, org.

PDF

TOPO
João Cristiano Cunha

João Cristiano Cunha é doutorado (Ph.D.) em Música, pela Universidade de Aveiro e Mestre (M.Sc.) em Educação Musical, pela Universidade do Minho, adquiriu formação científico-pedagógica especializada de elevado prestígio internacional em Orff-Schulwerk na Áustria, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, Holanda, Hungria e Inglaterra, tendo sido bolseiro de entidades com a Fundação Calouste Gulbenkian, a Asociación Orff España ou a AOSA - American Orff-Schulwerk Association. 

TOPO