Benefícios da música

Criança e adulta ao piano

MÚSICA:

10 BENEFÍCIOS

À música, sobretudo a música clássica, são atribuídos vários tipos de benefícios. Entre outras coisas, diz-se que servem para reduzir a tensão, melhorar o ânimo ou que, inclusive, afeta positivamente plantas e animais. Aponta-se uma imensidão de benefícios para as crianças, assumindo grande importância no seu desenhvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, linguístico, motor. As investigações sobre o efeito da música no cérebro infantil coincidem em que esta provoca uma ativação das zonas envolvidas no processamento espacio-temporal.

Nos seus primeiros anos, as crianças são recetores absolutos de todo o tipo de estímulos e, ao sentir a música de uma forma tão intensa, esta pode exercer uma influência muito poderosa e positiva, sempre que saibamos utilizá-la de forma correta, não a encarando como uma obrigação e sabendo escolher a música adequada para cada momento. 

Sublinhamos 10 benefícios da música nas crianças:
  1. Melhora a capacidade de memória, de atenção e concentração das crianças.
  2. Estimula a sua inteligência ao melhorar a habilidade para resolver problemas matemáticos e raciocínios complexos.
  3. É um modo de exprimir-se e, inclusive, com a música a expressão corporal da crianças é mais estimulada.
  4. Introduz as crianças nos sons e significados das palavras, fortalece a aprendizagem e contribui para melhorar a linguagem. As letras das canções, por exemplo, além de favorecerem a discriminação auditiva, enriquecem o seu vocabulário. Comprovam-no as canções para crianças. 
  5. Torna-as mais sociáveis, na medida em que a música cria a oportunidade de as crianças interagirem entre si e com os adultos.
  6. Desenvolve a criatividade e estimula a imaginação infantil, posto que a música estimula o hemisfério direito do cérebro, melhorando a capacidade para realizar qualquer outra atividade artística, como a pintura.
  7. Ao combinar-se com a dança, estimula os sentidos, o equilíbrio, e o desenvolvimento muscular das crianças, ao adaptar o seu movimento corporal aos ritmos, contribuindo também desta forma para potenciar o controle rítmico do seu corpo e melhorar a sua coordenação.
  8. Fomenta a evocação de recordações e imagens com a qual o intelecto se desenvolve.
  9. Estimula o desenvolvimento integral da criança, ao atuar sobre todas as áreas do desenvovimento.
  10. E, finalmente, ajuda a criar rotinas, estabelecendo assim as bases de uma futura disciplina, criando associações entre a música e outras atividades.

Por isso, não se pode ignorar que a música desempenha um papel muito importante no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Os professores, as instituições educativas, os pais e pessoal de saúde devem conhecer os alcances e benefícios da música nas crianças como parte importante da educação. 

0 comentários

Deixe o seu comentário

Dê a sua opinião
O seu contributo torna-nos melhores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *