PRINCIPAL
CARETOS CHOCALHEIROS 2008
MELOTECA
Planificações
PLANIFICAÇÃO MENSAL MÚSICA NAS AEC | FEVEREIRO | 4º ANO
Escola:
Ano letivo:
Ano: 4º
Turma:
Mês: Fevereiro
 
Professor:
SEMANA 1
PREPARATIVOS PARA O CARNAVAL
CITAÇÃO

CitaçõesA participação em projectos pessoais ou de grupo permitirá à criança desenvolver, de forma pessoal, as suas capacidades expressivas e criativas.

Organização Curricular e Programas do 1º Ciclo

SUMÁRIOS

Aula nº 35
Disfarces e curiosidades de Carnaval

Aula nº 36
Oficina de pequenos instrumentos musicais para o Desfile

CONTEÚDOS

Timbre: ambientes sonoros
Dinâmica: organização dos elementos dinâmicos
Altura: agregados sonoros

COMPETÊNCIAS

Construir instrumentos elementares
Adaptar textos a canções
Contactar com formas de representação sonoro/musical em partituras

ESTRATÉGIAS

DiálogoDIÁLOGO
Disfarces de Carnaval >

O professor de Música nas AEC promove o diálogo com a turma sobre o disfarce que as crianças pensam utilizar, sobre o modo como passaram o Carnaval em anos anteriores e sobre o interesse do Carnaval.

CançãoCANÇÃO
Viva os palhaços >

Áudio

1. Viva os palhaços,
viva o Carnaval,
viva a alegria
que a ninguém faz mal. (2v.)

Tá tá tá tá, tá tá tá tá,
>tá tá tá tá tá tá. >(2v)>

Outra versão

2. Viva a nossa escola,
toda enfeitada.
Por ser Carnaval
também 'stá mascarada.

3. Vivam os palhaços
que dão alegria.
Viva o nosso mundo
que é o da fantasia.

4. Viva a flauta mágica,
viva o flautista.
A tocar na flauta
é um grande artista.

5. Vivam lá as bruxas
e as camponesas,
as damas antigas
e belas princesas.

6. Viva a Cinderela,
os reis e rainhas,
damas espanholas
e fadas madrinhas.

7. Viva o Harry Potter
e os feiticeiros.
Viva o D'Artacão
e os mosqueteiros.

8. Viva a Sereia,
viva o Rei Leão,
viva a Carochinha
e o João Ratão.

9. Viva o Gato Azul
viva os 3 Porquinhos.
Viva lá a Cabra
e os cabritinhos.

10. Viva a Cinderela
e o Capuchinho,
Pedro e o Lobo
e o soldadinho.

11. Viva Ali Babá
e os seus ladrões,
a Branca de Neve
e os sete anões.

ExperimentaçãoACOMPANHAMENTO

Se puder utilizar lâminas (xilofones, metalofones), e o professor pode pedir a alunos que acompanhem a canção fazendo acordes: Fá (notas Fá -Lá) e Dó (notas Mi - Dó)

YoutubeAUDIOVISÃO
Estranha música sinfónica >

Os irmãos Marx Brothers são palhaços músicos. No ambiente de Carnaval, que convida ao humor também na Música, é interessante a proposta da Microband, que usa técnicas nada habituais na interpretação de peças do repertório clássico, com resultados originais e interessantes.

ExperimentaçãoCRIATIVIDADE

Depois de professor e alunos terem dialogado sobre os disfarces a utilizar no Carnaval, são apresentadas duas ou três quadras. As crianças devem tentar escrever uma quadra sobre os seus heróis, no que serão ajudadas pelo professor. Este poderá também apresentar quadras incompletas que os alunos completarão à sua maneira.

CuriosidadesCURIOSIDADES
Carnavais de Portugal >

Enraizado na Idade Média e associado à brincadeira, o Carnaval representava antigamente o "Adeus à carne" (Carne vale). No Catolicismo, a Quaresma (40 dias de preparação para a Páscoa), era um tempo de penitência e de rigor, e o próprio consumo de carne era restringido. O Carnaval moderno remonta ao séc. XIX e terá sido exportado para o mundo especialmente a partir da França.

Em Portugal, grande parte dos carnavais são influenciados pelas tradições e músicas brasileiras. O carnavais de Podence, Macedo de Cavaleiros, e Lazarim, Lamego, são muito peculiares. O Carnaval de Canas de Senhorim tem cerca de 4 séculos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique. As Danças e Bailinhos de Carnaval, na ilha Terceira, Açores, são uma das formas mais peculiares do Carnaval português.

"Em Podence, nos dias de Carnaval, os Caretos surgem em magotes, de todos os sítios, percorrendo a aldeia em correrias desenfreadas, num clima fantástico e fascinante, pleno de sedução e mistério. Ninguém lhes consegue ficar indiferente, aqueles que não se vestirem de Careto abrem as suas adegas aos passantes.

As crianças do sexo masculino, os Facanitos perseguem os  Caretos tentando imitá-los, as raparigas solteiras, são o principal alvo dos mascarados, admiram-nos das janelas ou varandas das suas casas, com certo receio de que o entusiasmo dos Caretos os leve a trepar para as poderem chocalhar." (Grupo de Caretos de Podence)

MATERIAIS

Recipientes de iogurte limpos e secos
Grãos
Canetas adequadas
Partitura

AVALIAÇÃO
Registo da observação directa em sala de aula em grelha própria > Folha de registo
TEMPO
90 min.
SEMANA 2
CANÇÕES DE AMOR
CITAÇÃO

CitaçõesA experimentação e domínio progressivo das possibilidades do corpo e da voz deverão ser feitos através de atividades lúdicas, proporcionando o enriquecimento das vivências sonoro-musicais das crianças.

Organização Curricular e Programas do 1º Ciclo

SUMÁRIOS

Aula nº 37
Pedro e o tambor - uma estória de amor e música

Aula nº 38
Estilos de música e canções de amor

CONTEÚDOS

Ambientes sonoros
Organização dos elementos dinâmicos

COMPETÊNCIAS

Utilizar diferentes maneiras de produzir sons com instrumentos musicais
Reconhecer formas musicais AA, AB e ABA
Utilizar códigos para representar o som da voz.

ESTRATÉGIAS

CançãoCANÇÃO
Na Escola de N. >

Áudio

Na escola de...
param-pam-pam
há canções para cantar,
param-pam-pam
e instrumentos divertidos
que gostamos de tocar,
param-pam-pam.

Na Escola de...
param-pam-pam,
como é bom o Carnaval,
param-pam-pam,
fazem-se algumas partidas
mas ninguém nos leva a mal.
param-pam-pam.

CançãoVersão alternativa
A banda de... >

Áudio

Em vez de "banda", pode dizer-se orquestra, e o nome da Escola.

1. A banda do Lagarteiro,
param-pam-pam,
é alegre e afinada.
param-pam-pam.
No Carnaval sai à rua
para fazer palhaçada.
param-pam-pam.

2. A banda do N.
param-pam-pam,
adora o Carnaval:
param-pam-pam.
Todos fazem brincadeiras
e ninguém nos leva a mal.
param-pam-pam.

3. A banda do N.
param-pam-pam,
é amiga do ambiente.
Com um pau fez umas clavas,
fez um reque com um pente.
param-pam-pam.

CançãoAUDIOVISÃO
Canções de amor >

A propósito do Dia de São Valentim, a 14 de Fevereiro, o professor apresenta canções de amor explorando estilos musicais e conteúdos como a textura, os instrumentos, dinâmica, o andamento.

YoutubeFon fon fon, por Deolinda
YoutubeWest side story, Somewhere
YoutubeBalada para Adelina, por Richard Claydermann
YoutubeAnel de rubi, por Rui Veloso
YoutubeCon te partiro, por Andrea Bocelli

CançãoCANÇÃO
Fui colher a flor mais bela >

Áudio

Fui colher a flor mais bela
que havia no meu jardim.
Quero agora oferecê-la,
por ser o São Valentim.

REFRÃO
Olha para os meus olhos:
tenho os teus olhos sempre em mim
. (bis)

CartãoCARTÃO
Dia de São Valentim >

As crianças elaboram um cartão musical destinado a uma amiga ou amigo da escola ou da vizinhança, cartão alusivo ao Dia dos Namorados.

ExperimentaçãoEXPERIMENTAÇÃO
O professor convida as crianças a levarem para a aula um pequeno objecto (plástico de rebuçados, por exemplo) capaz de produzir som interessante. O aluno que levar o objecto sonoro produz som e os colegas, sem o ver, deverão descobrir qual é. Se a adesão for boa, o professor pode organizar um jogo de audição.

ExperimentaçãoOFICINA
A construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis pode ser importante para a valorização do cortejo de Carnaval e das suas canções. Conforme as possibilidades o professor promove a construção e ornamentação de um instrumento como maraca a partir de recipiente de iogurte, dando preferência ao que já tiver tampa e seja ergonómico, isto é, adaptado à mão da criança e, por isso, fácil de tocar. Mandar uma mensagem aos encarregados de educação (extensiva a avós ou tios), e convidá-los a colaborar é um modo de estabelecer proximidade, mesmo que as pessoas não adiram em grande número.

OuvidoAUDIÇÃO
Carnaval, op. 92, de Antonin Dvorák >

MATERIAIS

Partitura
Instrumentos
Cartão
Lápis de cores

AVALIAÇÃO
Registo da observação directa em sala de aula em grelha própria > Folha de registo
TEMPO
90 min.
SEMANA 3
FOLIA DE CARNAVAL
CITAÇÃO

CitaçõesA audição ao vivo ou de gravação, o contacto com as atividades musicais existentes na região e a constituição de um reportório de canções do património regional e nacional, são referências culturais que a escola deve proporcionar.

Organização Curricular e Programas do 1º Ciclo

SUMÁRIOS

Aula nº 39
Canção de Entrudo

Aula nº 40
Carnavais e músicas do mundo

CONTEÚDOS
Ambientes sonoros
Organização dos elementos dinâmicos
COMPETÊNCIAS
Cantar canções
Acompanhar canções com percussão corporal
Associar movimento à pulsação e andamento
ESTRATÉGIAS

VisãoIMAGEM E SOM
Carnavais do mundo >

PDF

Se possível, o professor mostra imagens de carnavais do mundo, associando-as a músicas representativas (Portugal, Itália, Canadá, Brasil).

ILUSTRAÇÃO
Carnaval de Veneza >

PDF

Depois de uma introdução sobre carnavais famosos como o do Rio de Janeiro ou o de Veneza, o professor pede ajuda a uma criança para distribuir as folhas que serão ilustradas. (Enquanto pintam com lápis de cores, as crianças ouvem músicas tradicionais de Carnaval, ou partes da obra Carnaval dos Animais, de C. Saint-Saëns).

OuvidoAUDIÇÃO
Carnaval dos animais >

O Carnaval dos animais, de Camille Saint-Saëns (Paris, 9 de outubro de 1835 - Argel, 16 de dezembro de 1921).

Após uma introdução do professor ao compositor e à obra, as crianças ouvem partes de O Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns, enquanto fazem a ilustração.

A obra pode ser explorada de outras formas, sendo de realçar neste contexto a Marcha do Rei Leão, Galinhas e galos, Tartarugas, Cangurús, Cuco, Cisne, O Aquário.

Youtube> X > Os pássaros
Youtube> VII > O Aquário

Com orquestra

YoutubeI > Introdução e Leão
YoutubeII > Galos e galinhas
YoutubeIV > Tartarugas
YoutubeV > O Elefante
YoutubeVI > Cangurus
YoutubeIX > Cuco nos bosques
YoutubeX > Os pássaros
YoutubeXIII > O Cisne

ContosESTÓRIA
Era uma vez no Inverno >
Amor e entreajuda

Pedro e o tambor >
Animação sobre estória de amor e música, baseada no conto homónimo de H. C. Andersen.

O professor pode apresentar outra estória conforme os recursos de que disponha.

MATERIAIS
Desenho
Lápis de cores
Leitor de áudio
Música de Carnaval
AVALIAÇÃO
Registo da observação directa em sala de aula em grelha própria > Folha de registo
TEMPO
90 min.
SEMANA 4 FLAUTA DE BISEL
CITAÇÃO

CitaçõesSentir, no corpo em movimento, o som e a música é, na criança, uma forma privilegiada e natural de expressar e comunicar cineticamente o que ouve. Todos os matizes sonoros podem assim ser vivenciados, sendo, para a maioria das crianças, a melhor forma de sentir e conhecer a música. O movimento, a dança, a percussão corporal são meios de que o professor dispõe para, com pleno agrado das crianças, desenvolver a sua musicalidade.

Organização Curricular e Programas do 1º Ciclo

SUMÁRIOS

Aula nº 41
Notas musicais

Aula nº 42
Notas musicais na flauta de bisel

CONTEÚDOS
Timbre: ambientes sonoros
Ritmo: som organizado com a pulsação; dois sons iguais na pulsação; três sons iguais na pulsação
Altura: notas sol, lá, mi, ré
Forma: ABA
COMPETÊNCIAS
Associar movimentos à pulsação, andamento e dinâmica
Utilizar gestos, sinais e palavras para expressar/comunicar altura e duração
ESTRATÉGIAS

Música românticaAUDIÇÃO
Clássicos >

Peer Gynt, No palácio do rei da montanha >

Youtube

Edvard Grieg é mais célebre compositor norueguês (Bergen, 15 Junho de 1843 - Bergen, 04 Setembro 1907). Adaptando-se ao espaço disponível, as crianças andarão livremente pela sala procurando respeitar o ritmo, andamento, registo dos instrumentos, articulação e dinâmica da peça.

FichasFICHA
Notas sol, lá, mi, ré >

PDF

Tomando contacto com partituras simples, as crianças terão nesta ficha a preocupação que conhecer a nota SOL, na segunda linha. Nas folhas que o professor guardará para explorar outros conteúdos em outras aulas, cada criança contornará a amarelo a nota SOL. Com outra cor contornará a nota Lá, depois o Mi e depois o Ré. As crianças poderão dividir os compassos de uma pauta ou duas pautas, ficando os restantes pentagramas para outra aula.

RitmoPROSÓDIA
Nomes ritmados >

Jogo com nomes de duas sílabas (divisão da pulsação) e uma sílaba (pulsação): Paulo > Rui > Lara > Zé > Pedro > Lara > Bárbara > Zé

CriatividadeCRIATIVIDADE
Music for pieces of wood >

Clapping MusicA repetição e a entrada de novos músicos e novos timbres nesta obra de Steve Reich pode ser inspiradora no contexto da Música nas AEC, tanto na sala de aula como em apresentações públicas.

AdivinhaADIVINHA

Qual o mês em que as pessoas cantam menos?

(Fevereiro)

Provérbios PROVÉRBIO

Em Fevereiro, chuva,
em Agosto, uva.

MATERIAIS
Ficha
No palácio do rei da montanha, de Edvard Grieg
Leitor de áudio
AVALIAÇÃO
Registo da observação directa em sala de aula em grelha própria > Folha de registo
TEMPO
45 min.
SUGESTÕES
 
CARETO

CURRÍCULO
Verbos a ter em conta
1. Escutar; 2. Estimular; 3. Motivar; 4. Desenvolver; 5. Incluir; 6. Imitar; 7. Percutir; 8. Dançar; 9. Tocar; 10. Jogar; 11. Identificar; 12. Explorar; 13. Expressar; 14. Rimar; 15. Associar; 16. Organizar; 17. Executar; 18. Representar; 19. Improvisar; 20. Criar; 21. Interpretar; 22. Adaptar; 23. Construir; 24. Dialogar; 25. Respeitar

CarnavalCARNAVAL
O Carnaval, ou Entrudo, tem características que o tornam um momento importante na Comunidade e na Música como AEC. A música é um elemento essencial na festa, ligada às expressões visuais. O Carnaval é hoje marcado pela universalidade, mas pode ser explorado no sentido das tradições genuinamente portuguesas, como os caretos de Lazarim e Podence. A Música pode ser também um espaço de criatividade e de diálogo, na medida em que o Professor pergunte às crianças qual o disfarce que vão utilizar. O Carnaval deve ser preparado com antecedência em articulação com eventual cortejo a realizar pela Escola.

Flauta de biselFLAUTA DE BISEL
Para enriquecimento das aulas e utilização em canções, jogos e testes, o professor de Música nas AEC terá vantagens em fazer formação nesta área. Como as colocações são, muitas vezes, instáveis, os professores terão o bom senso de verificar se o ensino da Flauta de Bisel é viável na Escola - no que terá de contar com os colegas da Escola e os encarregados de educação.

A parte superior da flauta de bisel deve apoiar-se no lábio inferior, sem que os dentes toquem na embocadura. O lábio superior do executante rodeia a parte superior da flauta com naturalidade. A embocadura não deve entrar excessivamente na boca. O polegar da mão direita sustenta a flauta. O corpo deve estar direito, os dedos devem manter-se curvos a uma pequena distância dos orifícios respectivos. As crianças beneficiarão se, com os olhos fechados, sentirem os dedos nos orifícios. Se tiverem a certeza de que os buracos estão correctamente tapados e o sopro for adequado, o som será bom (a não ser que a flauta seja fraca).

ProvérbiosPROVÉRBIOS
Os provérbios populares são património cultural de um país. Com o professor da turma, o professor de Música nas AEC pode fomentar o gosto por esta forma de literatura, relacionando criativamente a Música com o Estudo do Meio.

AdivinhaADIVINHAS
Na perspectiva de interagir com a família, o professor de Música nas AEC pode propor crianças uma adivinha musical. Os alunos dos 2º, 3º e 4º anos, que já não terão dificuldade em copiar a adivinha, devem pedir ajuda aos encarregados de educação para descobrir a solução.

COMEMORAÇÕES
 
14 Fevereiro
São Valentim, Dia dos Namorados
CARNAVAL EM VENEZA
 
16 Fevereiro
Carnaval
 
BIBLIOGRAFIA EXISTENTE
 

BibliografiaAs minhas expressões Musical e Dramática 1º e 2º anos, de José Menezes, Rogério Duarte e Fernando Coutinho. Gaia: Gailivro 2000. ISBN 972-8473-49-4.

BibliografiaCanta a Escola. Partitura e texto. Coletânea de 100 canções para o Ensino Básico. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaCanta a Escola I. CD com versão instrumental de canções para o 1º Ciclo do Ensino Básico acompanhada de caderno com os textos. Meloteca 2010.

BibliografiaCanta o mundo. Partitura e texto. Coletânea de 100 canções para o Ensino Básico. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaCanta o Natal. Partitura e texto. Coletânea de 100 canções para o Ensino Básico. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaCanta Portugal. Partitura e texto. Coletânea de 100 canções para o Ensino Básico. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaDa escola ao palco 1. Expressão Musical e Dramática. 1º Ciclo do Ensino Básico. Livro do Professor. Foco Musical; Secretaria Regional de Educação e Cultura; Direcção Regional de Educação; Gabinete Coordenador de Educação Artística Madeira 2007. ISBN 978-989-95218-4-1.

BibliografiaDanças coloridas. Desenhos para colorir. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaDestrava a língua. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaEstórias de Música. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaFábulas cantadas. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaInstrumentos a pintar. Desenhos para colorir. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaJogos musicais. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaLengalengas e parlendas. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaMúsica a pintar. Desenhos musicais para colorir. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaMúsica 1. Educação Artística / 1º Ciclo do Ensino Básico, de António Amaral e Albino Martins. Porto: Porto Editora 2006. ISBN 978-972-0-01301-9.

BibliografiaPequenos músicos. 1 º e 2 º Anos do Ensino Básico, de Paulo Henriques, Nuno Castanheira, Luís Batalha. Gaia: Gailivro 2009. ISBN 978-989-557-666-1.

BibliografiaPequenos poemas, grandes poetas. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaRitmos e melodias. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaSing a song. Partitura e texto. Avintes. Coletânea de 100 canções para o Ensino Básico. Avintes: Meloteca 2010.

BibliografiaVozes de animais. Desenhos para colorir. Avintes: Meloteca 2010.

 
 
TOPO
 

Meloteca | Rua da Corredoura 113, 2º D | 4430-792 Avintes VNG | meloteca@meloteca.com